No dia a dia, muitas vezes, inúmeros fatores nos dispersam dos nossos objetivos e nos fazem postergar as atividades que envolvem a rotina de estudos.
Estudar não é fácil, ainda mais quando temos milhares de redes sociais e diversas atividades que nos tiram a concentração. Quando o assunto é estudar em casa então, a coisa fica pior.
Por que não começar 2014 organizando seus estudos? Seguindo as próximas dicas tenho certeza que você vai conseguir se organizar e atingir seus objetivos este ano.

1. Crie o hábito de escrever.
Segundo especialistas, quem apenas lê perde a concentração e acaba esquecendo o que leu em curto prazo. Crie o hábito de explicar apara si o que acabou de ler e depois escreva, fazendo os famosos “fichamentos”. Outra dica importante: nada de digitar, escreva. O ideal é que você coloque no papel com a sua mão o que você acabou de estudar.

2. Como saberei o que colocar no papel?
Fazer resumos, fichamentos e esquemas da matéria são bons caminhos. Mas lembre-se: resumo não é a cópia do livro, este, sempre tem que ser menor do que o texto original. Uma dica legal para saber o que escrever é fingir que você está preparando uma cola para a prova, assim você aprende a selecionar as informações que são primordiais.

3. Revise a matéria no mesmo dia que aprendeu em aula.
Além de evitar que você acumule matéria para estudar, ativa a memória recente no seu cérebro, fazendo com que você fixe e entenda melhor o conteúdo visto.

4. Estude sozinho.
Por mais divertido que seja estudar com os amigos, há uma tendência que o foco sempre se desvirtue e vocês acabem não estudando para falar de outros assuntos, infelizmente a solidão neste momento é necessária.

5. Fique longe de todos os aparelhos eletrônicos.
O momento reservado aos estudos deve ser usado somente com ele. Nada de deixar o celular do lado para ver as notificações das redes sociais, isto acaba com a sua concentração. Reserve um momento do seu dia para interagir na internet e outro apenas para estudar.

6. Estudar requer tranquilidade e organização.
Sabemos como é difícil estudar em casa, mas caso você só tenha esta opção, o ideal é que você crie um ambiente e uma rotina de estudos. Tente sempre ficar em algum lugar mais isolado onde não haja circulação de pessoas a todo o momento porque isto tira a concentração. Caso você viva em uma grande e expressiva família, é interessante que você procure bibliotecas públicas próximas à sua casa. O uso destes locais é gratuito e a tranquilidade, garantida.

7. Encontre seu melhor momento.
Você tem que descobrir qual é o melhor momento do dia para estudar. Muitas pessoas rendem mais na parte da manhã, outras, preferem à tarde, e também existem aquelas que estão totalmente dispostas à noite. O mais importante é estabelecer um limite para o seu próprio corpo, nunca estude 5 horas seguidas sem parar, isto não rende, o seu cérebro cansa e não assimila mais informação. Estipule pausas entre os períodos de estudo.

O mais importante é que você sempre respeite os limites do seu corpo. Separe um tempo para sair, ir ao cinema, ver os amigos. Faça dos estudos um trabalho que você tem uma meta a cumprir todos os dias, só assim você obterá êxito e conseguirá cumprir com todos os seus objetivos neste novo ano.