10 motivos para estudar português-min

10 motivos para estudar português

A língua portuguesa é uma das primeiras coisas que começamos a aprender quando criança. Afinal, começamos a falar quando temos ainda poucos anos de idade. Mas o fato de aprendermos nosso idioma fora da sala de aula não significa que não precisamos estudá-lo também na educação formal.

Muito pelo contrário: não basta apenas saber falar português; precisamos escrever, ler e interpretar textos. Assim, saber as regras gramaticais é bastante importante para nossa vida, desde quando entramos na escola até em nossa vida profissional.

Por isso, neste post vamos abordar alguns motivos pelos quais você deve investir em aprender sua língua mãe. Acompanhe e boa leitura!

10 motivos para estudar português

1. Ajuda a ampliar seu repertório

Quem sabe bem português é capaz de ler e interpretar conteúdos que, de outra forma, seriam de difícil acesso. Afinal, muitos dos textos que lemos hoje, sejam referências literárias, filosóficas, políticas etc., são conteúdos escritos há muito tempo e, por isso, exigem um nível mais complexo de compreensão, muitas vezes impossível se não conhecemos bem a nossa língua.

2. Auxilia você a alcançar seus objetivos educacionais e de carreira 

Saber sua língua é um dos conhecimentos básicos exigidos ao longo de nossa vida escolar, e também em muitas profissões exercidas na vida adulta. Por exemplo, não é possível passar de ano no colégio sem saber pelo menos o básico da matéria de português que é ensinado a cada série.

Mas, mesmo que você conseguisse passar o Ensino Fundamental sem saber a gramática da língua portuguesa, teria que aprendê-la no Ensino Médio; afinal, esse conteúdo é cobrado dos alunos em todos os vestibulares do país.

E, por fim, mesmo que você consiga passar nos exames com pouco conhecimento na língua, enfrentará dificuldades no mercado de trabalho. Afinal, para muitas profissões, exige-se que se saiba pelo menos o fundamental de português – e outras precisam que você tenha um conhecimento aprofundado do idioma. Já pensou ser um jornalista, escritor ou professor sem saber bem a nossa língua?

3. É a base para entender outras matérias

Conhecer bem nosso idioma é fundamental para aprender Biologia. Não acredita? Pois pense bem: como você vai compreender as explicações do livro da disciplina se não for alfabetizado? O mesmo vale para outros conteúdos. Assim, a língua portuguesa é o fundamento de toda a nossa vida escolar.

4. Estimula a imaginação

Pessoas que leem, sobretudo quem lê ficção, acabam por usar a imaginação pois não é possível ler a descrição de uma cena, por exemplo, sem imaginá-la. Contudo, só pode ler quem, obviamente, estuda português.

5. Desenvolve a expressão escrita

É praticamente obrigatório estudar a língua portuguesa e praticar a leitura e a escrita para aprender a utilizar nosso idioma da maneira correta. E, como você deve imaginar, saber escrever e falar corretamente são características imprescindíveis para quem quer passar no Enem e nos vestibulares e conseguir bons empregos.

6. Mantém você bem informado

Saber o que está acontecendo em nossa cidade, em nosso país e até no mundo é indispensável para entendermos nossa realidade, ainda mais para quem busca se destacar no mercado. E, embora seja possível se informar por áudio e vídeo, muitas vezes a compreensão mais aprofundada de muitos assuntos só é possível por meio da leitura.

7. Incentiva o gosto pela leitura

Além de ajudar você a se expressar melhor escrevendo, estudar nossa língua é uma forma de estimular seu gosto pela leitura. Afinal, se for mais fácil interpretar o que você lê, você se sentirá incentivado a ler cada vez mais.

Isso, por sua vez, levará você a adquirir mais cultura, além de ser um excelente passatempo. Só quem já leu um bom livro sabe como pode ser prazeroso ficar em uma leitura que você não consegue largar antes do fim.

8. Faz com que você detecte os erros da linguagem virtual

É muito difícil usar a internet e não se deparar com erros de gramática. E, se você não conhecer bem o idioma, poderá acabar absorvendo esses erros na sua escrita. Não há problema em manter o “internetês” nas mídias sociais, ambiente onde essa linguagem é aceitável. Mas usá-lo na norma culta não é aceitável. Por isso, é preciso estudar a língua para saber escrevê-la de modo correto.

9. Ajuda na interpretação de texto

Como é que você vai entender um texto integralmente se não conseguir interpretá-lo. Aliás, essa é uma das grandes causas de erros em muitos exames do ensino superior: muita gente não consegue compreender as nuances de um texto escrito em tom de ironia, uma piada com duplo sentido, palavras usadas como trocadilhos, por não saber muito bem português. Ou seja: não há como interpretar um texto de forma plena sem saber bem nosso idioma.

10. Auxilia no aprendizado de outros idiomas

Como você deve saber, o português tem muitas línguas “irmãs”, todas elas derivadas do latim: espanhol, italiano, francês e até romeno. E esses idiomas possuem alguns pontos em comum, como palavras similares, estrutura gramatical parecida etc.

Assim, se você souber bem nosso idioma, terá mais facilidade em identificar esses pontos em comum com outras línguas. Além disso, mesmo idiomas que não possuem tanto em comum, como o inglês, ficam mais fáceis de entender quando se sabe bem português. Afinal, fica mais complicado compreender o que é past simple em inglês se você não souber bem como conjugar os verbos no passado em sua própria língua.

Espero que este conteúdo tenha ajudado você a entender por que é importante estudar português.

Espero que este conteúdo tenha ajudado você compreender o uso da vírgula. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta