9-erros-que-você-não-deve-praticar-numa-redação

9 erros que você não deve praticar em uma redação

Uma coisa nós temos que deixar de lado: o medo da redação do ENEM, dos vestibulares e dos concursos públicos. Não há por que este ser um momento de tensão. Afinal, a produção do texto não depende de dom ou algo parecido, mas de técnica e prática.

Pensando nisso, neste post eu elenquei os erros mais comuns praticados pelos candidatos na redação e que prejudicam sua nota. Para se sair bem, além de saber o que você tem que fazer, é importante saber o que você não deve fazer. Assim, sempre que estiver prestes a cometer um desses deslizes, já estará mais atento para corrigi-los.

Boa leitura e bons estudos!

Os 9 erros que você não deve praticar em uma redação

1. Ambiguidade

Ambiguidade nada mais é do que aquelas frases que podem gerar dupla interpretação por parte do leitor (nesse caso, o corretor).

Exemplo:

O aluno disse ao professor que era carioca.

Repare na confusão: afinal, quem era carioca? O professor ou o aluno? Este é um caso clássico de ambiguidade textual, isto é, quando a oração pode ser interpretada de formas diferentes.

Para evitar esse tipo de erro, é preciso reescrever a sentença de modo a deixar mais claro que é o referente do qual você está falando. Veja:

O aluno carioca disse ao professor…

O aluno disse ao professor carioca…

2. Cacofonia

Acontece quando a sequência de palavras gera um som desagradável e, em muitos casos, soa como outro termo.

Exemplo:

Já que não posso amar ela, vou estudar para passar em medicina.

Note: quando lemos a sentença, a junção das palavras ‘amar’ e ‘ela’ gera a cacofonia que acaba formando uma terceira palavra: ‘amarela’.

3. Pleonasmo vicioso

Trata-se da repetição desnecessária de uma informação. Importante notar que o pleonasmo pode ser aceito na língua portuguesa, uma vez que se trata de uma forma de expressão comum. No entanto, aqui, estamos nos referindo a outro tipo de pleonasmo: o pleonasmo vicioso. E esse sim é considerado um erro.

Exemplos:

Subir para cima.

Entrar para dentro.

Baseados em fatos reais.

4. Plebeísmo

É a utilização de expressões informais ou populares em excesso. Veja que o uso desses termos não é, por si só, um erro; isso vai depender do contexto em que eles são empregados, se o estilo e o momento do texto os aceitam. No caso de uma dissertação argumentativa, como é o caso das provs, essas expressões não são bem-vindas e serão consideradas um erro.

Exemplos:

Tipo assim…

Né?

Daí…

E aqui vale o recado: muitos alunos confundem escrever bem com escrever de uma maneira difícil ou rebuscada (conhecida como preciosismo). Não é isso. Um bom texto é aquele que é claro, objetivo, coerente e coeso na apresentação das suas ideias, evitando utilizar esse tipo de expressão popular.

5. Queísmo

Refere-se ao uso excessivo do “que”. É bastante difícil evitar este erro, uma vez que a partícula “que” é muito utilizada na nossa fala, servindo como um conectivo entre ideias e orações.

Exemplo:

A professora que gravou a aula sobre o conteúdo, que era muito difícil, também quer que os alunos façam exercícios.

Correção:

A professora gravou a aula sobre um conteúdo difícil e deseja que os alunos façam exercícios.

6. Coesão e coerência

Relaciona-se diretamente ao uso correto dos pronomes, advérbios, preposições e conjunções. O uso dessas palavras pode mudar completamente o sentido do que você expressa no texto. Por isso, é importante tomar muito cuidado com seu uso.

Resumidamente, a coesão é quando há um erro na ligação entre as palavras dentro de um parágrafo. Quando isso leva à perda do sentido da ideia expressa nesse parágrafo, configura-se, então, a falta de coerência.

Assista à aula: Coesão e coerência: aprenda agora.

7. Redundância

Acontece quando há uma insistência desnecessária nas mesmas ideias, geralmente com prolixidade e/ou com repetição de palavras e/ou contexto já apresentado, de modo que prejudique a progressão do texto.

Exemplo:

Um dos candidatos apresentou seus projetos para o futuro e um deles era a criação de novos projetos e empregos enquanto estivesse à frente da Prefeitura Municipal.

Repare que há uma repetição na frase, quando repete-se a informação sobre os projetos.

Para evitar esse erro, preste muita atenção à progressão das ideias na sua redação. Repare para ver se você está tratando de problemas diferentes em cada parágrafo ou falando a mesma coisa com palavras diferentes.

8. Barbarismo

Consiste no emprego incorreto de palavras ou expressões.

Exemplos:

Sombrancelha – sobrancelha.

Iorgurte – iogurte.

Conzinha – cozinha.

A dica é: quando você não souber a grafia de uma palavra, tente procurar sinônimos para utilizar no texto. Não arrisque!

9. Eco

Trata-se da repetição constante de uma mesma expressão no período ou de expressões com terminações semelhantes. Isso é considerado um erro, pois mostra para a banca corretora um empobrecimento vocabular, ou seja, dá a impressão de que você não conhece a língua profundamente.

Exemplo:

Atualmente, as pessoas são influenciadas por pessoas mal intencionadas diariamente.

Observe os ecos que existem nessa oração: a repetição da palavra ‘pessoas’, a mesma terminação em ‘influenciadas’ e ‘intencionadas’ e também em ‘atualmente’ e ‘diariamente’.


Se quiser entender mais sobre os principais erros que devem ser evitados em uma redação, confira meu vídeo abaixo:


Espero que este blog tenha ajudado você a entender os principais erros que devem ser evitados em uma redação. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS:

• Como organizar suas ideias para escrever uma redação

• Qual é a estrutura de um texto dissertativo?

• Como as redações do ENEM são corrigidas?

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta