como-organizar-as-ideias-para-escrever-redação

Como organizar suas ideias para escrever uma redação?

Seja no ENEM, no vestibular ou em um concurso público, a redação é, para muitos estudantes, um momento de tensão. E não porque o aluno não é capaz de elaborar um bom texto, mas simplesmente porque ele não consegue organizar as ideias que vêm à cabeça após a leitura da proposta da redação em uma estrutura coesa e coerente para colocar no papel. Entretanto, essa organização é fundamental para conseguir uma boa nota.

Pensando nisso, separei algumas dicas para ajudar você a organizar previamente as ideias que você tem na hora da redação para criar uma estrutura que permita desenvolver um texto bem organizado e que faça sentido. Acompanhe!

Como organizar as ideias na redação?

Geralmente, as provas têm a mesma estrutura: são fornecidos alguns textos motivadores ou propostas sobre as quais você deve desenvolver sua argumentação. O problema é que muitos estudantes ficam preocupados com a duração da prova e não tiram o tempo necessário para pensar e organizar sua redação. E isso é essencial para a coesão e a coerência do texto.

É fato: quem tenta escrever a redação logo de cara, sem parar para estruturar suas ideias num cantinho do papel, certamente vai gastar muita borracha. Tenha em mente: a redação não começa quando você inicia seu rascunho; é necessário planejamento.

O primeiro passo da produção textual no Enem, nos vestibulares e também nos concursos públicos é a análise reflexiva das propostas e na organização dos seus pensamentos sobre esses temas.

Para você ter uma ideia, existem estudos científicos que provam que uma das formas mais eficazes de organização do pensamento se dá por meio de tópicos.

Mas como fazer isso? Vamos ver alguns passos:

Anote suas ideias

O primeiro passo é olhar para suas ideias. Ou seja, você deve listar os pensamentos e argumentos que vêm à sua mente sobre o tema proposto. Lembre-se de que, normalmente, estamos falando de dissertações argumentativas. Por isso, tente separar suas ideias em dois grandes grupos: problemas e possíveis soluções.

Nesse ponto, vale lembrar que, no contexto da redação, não existe solução considerada certa ou errada. O objetivo é que você saiba argumentar a favor da solução que você considera ideal para o problema exposto; não tente adivinhar o que a banca corretora quer ler.

Essa organização por tópico é imprescindível para que você consiga manter a coesão e a coerência ao longo do texto (olha elas aí de novo!). Afinal, você vai ter tirado suas ideias da cabeça e passado para o papel, tornando muito mais fácil estruturar seu texto.

Caso contrário, como comentei, você iria gastar muita borracha, porque, quando escrevemos sem refletir, tendemos a colocar as ideias no papel conforme elas surgem. E isso é um prato cheio para uma redação confusa e cheia de idas e vindas na argumentação.

Identifique os temas que você tem mais confiança para abordar

Listados os problemas e as soluções, o passo seguinte é escolher aqueles que você tem mais confiança para desenvolver ao longo do texto. Afinal, é normal que não saibamos falar sobre todos os problemas que listamos ou defender todas as possíveis soluções que surgiram no brainstorming.

Então pense: qual problema você consegue desenvolver melhor? Qual deles você conhece mais ou até mesmo domina? Há algum deles sobre o qual você viu estudos ou leu mais reportagens? Lembre-se de que você só tem 30 linhas para a redação, não é possível abraçar o mundo.

E importante: se você escolher abordar mais de um problema, não se esqueça: problemas diferentes, parágrafos diferentes. Não misture os argumentos. Parte dos esforços para um texto coeso e coerente é justamente sua estruturação. É preciso saber separar os parágrafos, inclusive utilizando os conectivos mais adequados para cada situação.

E aqui entra uma outra dica bacana: tente fugir dos assuntos que, provavelmente, todo mundo vai abordar. Normalmente, por uma questão lógica, as soluções que você listou primeiro são as mais óbvias e conhecidas.

Conforme você reflete e tenta pensar em mais argumentos, mais criativo você se torna. Então, busque focar nesses pontos. É uma maneira de se diferenciar do senso comum dos outros candidatos.

Organize o tópico frasal de cada parágrafo

O tópico frasal nada mais é do que a ideia central que você vai abordar em cada parágrafo do seu texto, definindo-o antes de começar a escrever a redação. Então, no seu rascunho, separe um espacinho para definir qual é o tema central que você vai abordar na sua conclusão, em cada parágrafo do desenvolvimento e na sua conclusão.

Além de ser importante para manter as já famosas coesão e coerência, essa prática vai evitar que você fuja do tema, que é outro dos pecados capitais de uma redação.


Se quiser entender mais como organizar suas ideias para escrever uma redação, confira meu vídeo abaixo:


Espero que este blog tenha ajudado você a compreender como organizar melhor sua redação, evitando fugir do tema e mantendo seu texto coeso e coerente. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS:

• Como ter uma redação nota mil

• Qual é a estrutura de um texto dissertativo?

• Como as redações do ENEM são corrigidas?

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta