qual-é-a-estrutura-de-um-texto-dissertativo

Qual é a estrutura de um texto dissertativo?

A dissertação é o tipo de texto mais cobrado no Enem e nos vestibulares. Mas, ao contrário do que muitos alunos pensam, não existe só uma forma de fazer dissertação: ela pode ser subjetiva, expositiva ou argumentativa.

Isso quer dizer que você pode fazer qualquer um dos três tipos no Enem e nos vestibulares? Não. O texto pedido nessas provas costuma ser o texto dissertativo argumentativo, e é sobre ele que vamos falar neste blog. Acompanhe e boa leitura!

A estrutura de um texto dissertativo

A base de um bom texto é a organização. Ela é essencial para que você tenha sucesso no seu texto dissertativo – na verdade, ela é fundamental para qualquer texto, mas aqui vamos focar na dissertação argumentativa.

Como comentei antes, existem três tipos de texto dissertativo: subjetiva, expositiva ou argumentativa. E é importante que você não confunda os três. O primeiro tipo, a dissertação subjetiva, é um texto em que você vai expressar somente sua opinião em primeira pessoa – e não é isso que os exames querem.

O segundo tipo, a dissertação expositiva, é um texto em que dados são apresentados de forma expositiva, sem opinião explícita – por exemplo, uma notícia de jornal. Algumas pessoas confundem a dissertação expositiva com a argumentativa – mas veremos que elas não são a mesma coisa. Já a dissertação argumentativa é aquela em que, por meio dos argumentos que você apresentar, vai discutir uma ideia. É esse tipo que os exames querem.

A dissertação argumentativa deve ter, no mínimo, três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. É importante que essas três partes estejam claramente divididas em pelo menos três parágrafos: um para a introdução, (no mínimo) um para o desenvolvimento e um para a conclusão.

A seguir, vamos ver o que você deve apresentar em cada uma dessas partes.

Introdução

Na introdução, o autor – ou seja, você – vai chamar a atenção do leitor – os corretores da prova – para o assunto que você está abordando. É na introdução que a linha de argumentação que você está propondo é apresentada.

Como eu disse, a introdução deve ser apresentada em um parágrafo, que deve ter, no máximo, sete linhas. Ou seja, você precisa ser sucinto e direto. Alguns exemplos de informações para você colocar na introdução:

  • Apresentação geral do tema proposto;
  • Citações;
  • Comparações;
  • Contextualização filosófica e histórica;
  • Informações que serão desenvolvidas;
  • Questionamento e/ou refutação sobre o tema.

Desenvolvimento

Na dissertação argumentativa, você deverá tentar persuadir o seu leitor de forma explícita, expondo e explicando seus argumentos no desenvolvimento. É nesta parte que você desenvolverá o assunto, seja por meio de argumentação por citação, comprovação ou raciocínio lógico. Aqui, você vai tomar sua posição a respeito do que está sendo debatido – mas lembre-se: nunca na primeira pessoa.

O conteúdo do desenvolvimento tem várias formas de ser organizado; isso vai variar conforme as propostas do texto e das informações que você tem ao seu dispor. Não se esqueça de que o desenvolvimento precisa ter, no mínimo, um parágrafo, mas o ideal é que tenha dois (mais comum) ou até três. Em geral, cada parágrafo aborda um argumento diferente. Geralmente, cada parágrafo tem entre seis e sete linhas.

O que deve conter o desenvolvimento:

  • Argumentos para convencimento do leitor;
  • Dados estatísticos, fatos, repertório e exemplos para defender a tese.

Conclusão

Como o próprio nome já sugere, a conclusão é o fechamento do seu texto argumentativo. Ou seja: é preciso concluí-lo. É a hora em que fechará as ideias apresentadas ao longo do texto, e apresentará a sua tese para a resolução do problema (no caso do ENEM).

Tenha em mente que a conclusão não é hora de trazer questionamentos que ainda não tenham aparecido nos parágrafos de argumentação. Em outras palavras, não é o momento de trazer frases interrogativas e pensamentos que ficarão sem uma sugestão de resolução.

Em geral, a conclusão tem cerca de cinco até oito linhas. É bom que não passe muito disso, para não “roubar” espaço dos parágrafos de desenvolvimento. Na conclusão deve aparecer:

  • Fechamento das ideias;
  • Retomada da tese;
  • Solução concreta para o problema.

Com base no que expus acima, é preciso que fique claro para você que um dos pontos mais importantes para a estrutura de um texto dissertativo é saber exatamente o que você vai abordar em cada parágrafo antes de começar o texto.

Além disso, tenha sempre em mente que você precisa desenvolver os parágrafos em número limitado de linhas, então nada de “encher linguiça”: você precisa ser sucinto na hora de expor as ideias. Afinal, seu texto final deve ser uma redação de até 30 linhas.


Se quiser entender ainda melhor qual é a estrutura de um texto dissertativo, veja meu vídeo abaixo:


Espero que este blog tenha ajudado você a compreender qual é a estrutura de um texto dissertativo. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS:

• Como ter uma redação nota mil

• Exemplo de uma Redação Pronta

• Como as redações do ENEM são corrigidas?

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta