Hoje, vamos falar sobre coerência textual. Importante dizer que este tema relaciona-se diretamente com a coesão textual, então vamos acabar tratando dos dois conceitos em muitos momentos, combinado?

Coerência Textual: Revisão e exercícios com gabarito

Hoje, vamos falar sobre coerência textual. Importante dizer que este tema relaciona-se diretamente com a coesão textual, então vamos acabar tratando dos dois conceitos em muitos momentos, combinado? Ao final da revisão, teremos alguns exercícios para praticar. Bons estudos!

O que é coerência textual?

A coerência textual é a relação lógica entre as ideias, pois essas devem se complementar, sendo o resultado da não contradição entre as partes do texto.

A coerência de um texto está diretamente relacionada com a sua significação e não com os elementos estruturais que podemos encontrar nele (ao contrário da coesão). Este conceito diz respeito à propriedade do texto que permite a construção do sentido a partir dele mesmo.

Lembrando que quando as partes do texto não estão corretamente ligadas, trata-se da coesão. Quando não há sentido lógico, trata-se de coerência.

Exemplo:

Eu estou morrendo de fome por causa do excesso de comida na minha despensa.

Veja que não faz sentido; as ideias apresentadas não são coerentes. E repare como não há problemas estruturais, apenas de sentido.

Princípios básicos da coerência

Princípio da não-contradição

Um texto deve apresentar ideias lógicas que nunca se contradizem.

Exemplo:

Eu viajo muito para o exterior, mas nunca fui para fora do país.

Princípio da não-tautologia

Tautologia é o emprego de palavras diferentes para expressar uma mesma ideia. Quando há o vício de linguagem que consiste na repetição excessiva de palavras ou termos a informação pode ser prejudicada.

Exemplo:

Eu viajo muito para o exterior e no exterior acabei fazendo muitas descobertas, já que no exterior tem-se mais liberdade para se expressar.

Princípio da não-relevância

Um texto fragmentado que aborda assuntos diferentes que não se relacionam entre si, corre o risco de tornar o texto incoerente. É o que acontece com uma redação que trata de temas diferentes em cada parágrafo, por exemplo.

Lembrete: a coerência é um princípio de interpretabilidade, logo, cabe a você inferir/gerar os sentidos ao texto. A coerência trabalha com a significação, e não com o erro gramatical – esse é o papel da coesão. Aqui, a ideia é a interpretação e o sentido.


Exercícios sobre coerência textual

QUESTÃO 1

(FCC) O emprego do elemento sublinhado compromete a coerência da frase:

a) Cada época tem os adolescentes que merece, pois estes são influenciados pelos valores socialmente dominantes.

b) Os jovens perderam a capacidade de sonhar alto, por conseguinte alguns ainda resistem ao pragmatismo moderno.

c) Nos tempos modernos, sonhar faz muita falta ao adolescente, bem como alimentar a confiança em sua própria capacidade criativa.

d) A menos que se mudem alguns paradigmas culturais, as gerações seguintes serão tão conformistas quanto a atual.

e) Há quem fique desanimado com os jovens de hoje, porquanto parece faltar-lhes a capacidade de sonhar mais alto.

QUESTÃO 2

(UFPR) Entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA. Assinale a alternativa cujo texto pode ser concluído coerentemente com essa afirmação.

a) Sara Mendes deu início a um processo na justiça, para que Tiago Costa assuma a paternidade de seu filho Cássio. Tiago não fez o exame de DNA, mas assume como muito provável ser ele o pai do menino. Cássio alega que o exame não é conclusivo, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.

b) Adriano é um rapaz muito presunçoso e não admite que lhe cobrem nada. A namorada lhe pediu um exame de DNA, para esclarecer a paternidade de Amanda, sua filha. Adriano disse que não faria o exame. A namorada disse que toda essa presunção serviria para o juiz atestar a paternidade, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.

c) Carlos de Almeida responde processo na justiça por não querer reconhecer como seu o filho de Diana Santos, sua ex-namorada. Carlos se recusou a fazer o exame de DNA, o que permite ao juiz lavrar a sentença que o indica como pai da criança, porque entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.

d) Alessandro presume que Caio seja seu filho. Sugeriu a Telma um exame de DNA. Telma disse não ser necessário, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.

e) Mário e Felipe são primos. Mário é extremamente vaidoso, pretensioso. Felipe é um rapaz calmo e muito simples. Os dois namoraram Teresa na mesma época. Teresa teve uma filha e entrou na justiça para exigir dos dois primos um exame de DNA. O juiz disse que não era necessário, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.

QUESTÃO 3

(UFPR) Considere as seguintes sentenças.

1. Ainda que os salários estejam cada vez mais defasados, o aumento de preços diminui consideravelmente seu poder de compra.

2. O Governo resolveu não se comprometer com nenhuma das facções formadas no congresso. Desse modo, todos ficarão à vontade para negociar as possíveis saídas.

3. Embora o Brasil possua muito solo fértil com vocação para o plantio, isso conseguiu atenuar rapidamente o problema da fome.

4. Choveu muito no inverno deste ano. Entretanto, novos projetos de irrigação foram necessários.

As expressões grifadas NÃO estabelecem as relações de significado adequadas, criando problemas de coerência, em:

a) 2 apenas.

b) 1 e 3 apenas.

c) 1 e 4 apenas.

d) 2, 3 e 4 apenas

e) 2 e 4 apenas.

QUESTÃO 4

(UDESC) Identifique a ordem em que os períodos devem aparecer, para que constituam um texto coeso e coerente. (Texto de Marcelo Marthe: Tatuagem com bobagem. Veja, 05 mar. 2008, p. 86.)

I. Elas não são mais feitas em locais precários, e sim em grandes estúdios onde há cuidado com a higiene.

II. As técnicas se refinaram: há mais cores disponíveis, os pigmentos são de melhor qualidade e ferramentas como o laser tornaram bem mais simples apagar uma tatuagem que já não se quer mais. III. Vão longe, enfim, os tempos em que o conceito de tatuagem se resumia à velha âncora de marinheiro.

IV. Nos últimos dez ou quinze anos, fazer uma tatuagem deixou de ser símbolo de rebeldia de um estilo de vida marginal.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, em que os períodos devem aparecer.

a) II, I, III, IV

b) IV, II, III, I

c) IV, I, II, III

d) III, I, IV, II

e) I, III, II, IV

QUESTÃO 5

(ACAFE) Assinale a frase correta quanto às normas gramaticais do português padrão, à coesão textual e à coerência.

a) Em Florianópolis, os salários são, em média, 50% menores do que os de Brasília, mas, apesar do custo de vida ser menor.

b) O Chico Oliveira foi o único namorado que tive; eu conheci ele através da internet e logo fiquei loucamente apaixonada.

c) “O Estatuto da Cidade avançou com relação à CF, ao prever a obrigatoriedade do Plano Diretor não-só para cidades com mais de vinte mil habitantes (art. 182, parágrafo 2º), como também em outras hipóteses […]”

d) O MPE encaminhou um ofício à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano solicitando informações sobre estágio que está o projeto e a execução do projeto, se foram feitos EIA/RIMA, EIV e GDU da obra e se esta possui Licença Ambiental de Operação e se foi realizada audiência pública para esclarecer à população sobre a obra.

e) A taxa de desemprego subiu para 9,4% em maio, a maior desde 1983, mas a perda de postos de trabalho ficou em 345 mil, bem inferior ao esperado, de 520 mil vagas.


Gabarito

12345
bcbce

Para aprender mais

Se quiser saber mais sobre o conteúdo, assista ao vídeo do meu canal:

Espero que esses exercícios tenham ajudado você a entender melhor sobre coerência textual. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS

📚 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS
📚 TÓPICO FRASAL: O QUE É E COMO FAZER
📚 EXERCÍCIOS SOBRE CONCORDÂNCIA VERBAL

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta