Coesão e Coerência

Coesão e coerência: tudo o que você precisa saber

Na hora de construir um texto é fundamental que sejam observadas a coesão e a coerência dele. São esses dois elementos que conferem a clareza que o seu texto precisa para ser entendido pelo leitor. Saiba a diferença entre esses dois termos e como eles são determinantes para a nota da sua redação nesse conteúdo da Redação e Gramática Zica.

Para escrever um bom texto não basta que seja utilizada a norma culta e que você tenha argumentos consistentes. É essencial que todas as ideias estejam concatenadas de uma forma que o leitor entenda as ideias que estão expostas ali. O texto deve ter coesão e coerência!

A coesão se refere à maneira como os termos são retomados dentro de um parágrafo do texto, como as palavras são unidas. Já a coerência é algo mais amplo e diz respeito ao texto como um todo. Ela se refere ao modo como as ideias do texto estão conectadas e como os parágrafos estão encadeados.

A coesão e a coerência relacionam-se diretamente ao uso correto dos pronomes, advérbios, preposições e conjunções. Veja só esse exemplo!

“Na época, não conseguimos desvendar os mistérios que compunham o caso dos jovens condenados. Entretanto, a justiça se mostrou falha ao não realizar uma investigação mais efetiva acerca da conduta desses jovens.”

A conjunção, por exemplo, serve para unir frases e orações estabelecendo relações de sentido entre elas. No texto acima é a palavra “entretanto” que faz esse papel. Ela é uma conjunção adversativa.

Observe só mais esses exemplos e veja como uma palavra muda completamente o sentido da frase. “Eu vou à festa porque meu pai estará na festa”, aqui a conjunção “porque” dá a ideia de causa. Já em “Eu vou à festa e meu pai vai na festa”, o “e” é uma conjunção aditiva que está ali para acrescentar uma informação.

Alerta dica extra! Aqui vai uma super dica para quem quer escrever uma redação nota mil e não pecar na coesão e coerência. Tente sempre escrever as suas frase e orações na ordem direta: sujeito + verbo + complemento. Dessa maneira, o seu texto fica mais direto e objetivo para o leitor.

_

Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta