Neste post, vamos resolver juntos alguns exercícios sobre conjunção, um assunto que cai em muitos vestibulares e também no Enem e em concursos públicos. São questões de diferentes níveis.

Conjunção: Exercícios Resolvidos

Neste post, vamos resolver juntos alguns exercícios sobre conjunção, um assunto que cai em muitos vestibulares e também no Enem e em concursos públicos. São questões de diferentes níveis.

Se preferir revisar o conteúdo, assista às aulas:

Exercícios sobre conjunção para você praticar

Questão 1

(FCC) Preços mais altos proporcionam aos agricultores incentivos para produzir mais, o que torna mais fácil a tarefa de alimentar o mundo. Mas eles também impõem custos aos consumidores, aumentando a pobreza e o descontentamento.

A 2ª afirmativa introduz, em relação à 1ª , noção de

a) condição.

b) temporalidade.

c) consequência.

d) finalidade.

e) restrição.

RESOLUÇÃO:

Veja que a 2ª afirmativa começa com a conjunção ‘mas’. De modo geral, quando encontramos essa conjunção sozinha (ou seja, sem ser seguida de palavras como ‘também’), ela é uma conjunção adversativa, que dá uma ideia de conflito, de oposição.

a) Errada. Não é uma conjunção condicional.

b) Errada. ‘Mas’ não é uma conjunção temporal.

c) Errada. Não há ideia de consequência.

d) Errada. Não indica finalidade.

e) Correta, pois o ‘mas’ está sozinho.

RESPOSTA: E


Questão 2

(Fuvest-SP) “Que não pedes um diálogo de amor, é claro, desde que impões a cláusula da meia-idade.”

O segmento destacado poderia ser substituído, sem alteração do sentido da frase, por:

a) desde que imponhas.

b) se bem que impões.

c) contanto que imponhas.

d) conquanto imponhas.

e) porquanto impões.

RESOLUÇÃO:

Repare que temos a conjunção ‘desde que’, que é conjuntiva condicional, ou seja, ela indica uma condição para que algo aconteça. Ela tem o mesmo sentido de ‘se’, ‘caso’ ou ‘quando’, por exemplo.

Veja, também, que temos o verbo ‘impões’, que está na 2º pessoa do presente do indicativo e traz uma ideia de certeza.

a) Errada. A alternativa mantém o ‘desde que’, isto é, não substitui a expressão destacada. Além disso, o verbo pode estar tanto no subjuntivo, que traz uma noção de incerteza, quanto no imperativo, que passa uma ideia de ordem.

b) Errada. ‘Se bem que’ traz uma ideia de concessividade. É o mesmo sentido de ‘embora que’ ou ‘ainda que’. O sentido não foi mantido.

c) Errada; A conjunção ‘contato’ é uma condição, porém novamente o sentido do verbo foi alterado.

d) Errada. A conjunção ‘conquanto’ também traz noção de concessividade.

e) Certa. ‘Porquanto’ pode ser tanto uma conjunção explicativa ou causal, como o mesmo sentido de ‘porque’. E o verbo foi mantido.

RESPOSTA: E


Questão 3

(CESGRANRIO) Considere a sentença: Mariza saiu de casa atrasada e perdeu o ônibus. As duas orações do período estão unidas pela conjunção “e”, que, além de indicar adição, introduz a ideia de:

a) Comparação

b) Condição

c) Consequência

d) Oposição

e) União

RESOLUÇÃO:

a) Errada. Oposição geralmente vem com conjunções como ‘mas’, ‘porém’ e ‘todavia’.

b) Errada. Condição geralmente vem com conjunções como ‘se’ e ‘caso….’.

c) Certa. Se substituirmos o ‘e’ por outras conjunções como ‘de modo que’ ou ‘de maneira que’, mantemos o sentido.

d) Errada. Comparação geralmente vem com conjunções como ‘como’.

e) Errada. Se substituirmos o ‘e’ por outras condições aditivas como ‘mas ainda’ ou ‘mas também’ perdemos a ideia de consequência que a oração nos traz.

RESPOSTA: C


Questão 4

(PUC-SP) Assinale a alternativa correspondente à frase em que ocorre uso incorreto da conjunção.

a) O homem criou a máquina para facilitar sua vida, e contudo ela correspondeu essa expectativa.

b) Diga-lhe que venha logo, que eu estou com pressa.

c) Ele tinha todas as condições para representar bem os colegas; nem todos o respeitavam, porém.

d) O problema é que ainda não se sabe se ele agiu conforme as normas da empresa.

e) Ao perceber o que tinha feito com seus livros, gritou que parecia um louco.

RESOLUÇÃO:

Repare que o exercício pede a alternativa incorreta. pois bem:

a) Errada. A conjunção ‘contudo’ é adversativa, ou seja, introduz um conflito de ideias entre uma oração e outra. A oração não traz esse sentido.

b) Certa. No caso desta oração, ‘que’ tenha uma função explicativa, semelhante a ‘pois’.

c) Certa. Veja que a conjunção ‘porém’ está deslocada para o final do período. Mas isso não significa que seu uso esteja errado. Isso posto, ‘porém’ é uma conjunção adversativa. O sentido está correto.

d) Certa. A conjunção ‘conforme’ é conformativa, assim como ‘segundo’. O sentido está correto.

e) Certa. A conjunção nesse caso é ‘que’. Ela pode assumir diferentes funções. Nesse caso, é comparativa, assim como ‘como’. Ou seja, o sentido está adequado.

RESPOSTA: A


Questão 5

(UFPB) No fragmento “A vida ganhou em qualidade, prorrogando a juventude, sem com isso perder os benefícios da longevidade bem-vinda […]”, a oração destacada expressa ideia de:

a) Condição

b) Consequência

c) Concessão

d) Comparação

e) Causa

RESOLUÇÃO:

Quando falamos de conjunções subordinativas, temos sempre uma oração principal e uma oração subordinada, que depende da primeira.

No exercício, a oração principal é “A vida ganhou em qualidade”, quanto a subordinada é a que está sublinhada. O trecho entre vírgulas não altera o sentido do trecho. Está ali para confundir o aluno.

A frase emprega uma ideia de contradição. Como a oração subordinada expressa essa contradição, é só buscar nas alternativas o grupo de conjunções que indicam a mesma noção que ‘sem com isso’. E, nesse caso, são as conjunções de concessão, como ‘ainda que’ ou ‘embora’

RESPOSTA: C


Espero que esses exercícios tenham ajudado você a entender melhor as questões sobre conjunção. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

E para assistir à aula com a resolução detalhadas dessas e de outras questões, confira o vídeo abaixo:

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