O que é Crônica

Crônica: o que é? Como cai na prova?

Saber o que é a crônica é essencial não só para quem quer fazer uma redação nota mil como também para entender muitas questões. Esse é um gênero textual muito comum. Quem nunca fez uma prova com perguntas que utilizavam crônicas de Clarice Lispector, Luís Fernando Veríssimo ou Millôr Fernandes? Conheça as principais características de uma crônica e saiba identificar esse gênero textual nesse conteúdo da REG Zica.

A crônica é um gênero textual que está dentro do tipo narrativo. O termo vem do grego khroniká, algo relativo ao tempo, ou seja, eventos de ordem temporal. A crônica traz acontecimentos do dia a dia de uma forma diferenciada e crítica levando o leitor à reflexão. Geralmente, ela pode ser encontrada em jornais, blogs, rádios e revistas. Quem se propõe a escrever uma crônica deve ser um observador social!

Algumas características da crônica são:

  • Mistura de narrativa com texto reflexivo (opinativo);
  • Linguagem coloquial e leve (pode ter humor);
  • Temas cotidianos (atualidades);
  • Textos curtos;
  • Podem ter diálogos e personagens interagindo dentro dela.

Há ainda alguns diferentes tipos de crônicas que costumam aparecer nas provas:

Narrativa: narra evento cotidiano com a sua percepção dos fatos e com elementos narrativos (personagem, tempo, espaço e ambiente);

Argumentativa: ela éopinativa. Apresenta o assunto, desenvolve as interpretações sobre ele e termina com as opiniões do cronista. Esse é o tipo que mais cai nas provas;

Literária:conta uma história para demonstrar o seu ponto de vista. Os autores Clarisse Lispector e Luís Fernando Veríssimo são alguns dos expoentes da crônica literária;

Humorística: esse tipo de crônica tem um estilo diferenciado com tom mais leve e um toque de humor. Os autores Millôr Fernandes e José Simão fazem muitas crônicas humorísticas.

A crônica pode cair nas provas em questões que peçam para que o aluno identifique os gêneros textuais, como insumo para responder alguma pergunta ou até na própria redação. Quando for pedido que seja feita uma crônica, você deve sempre escrever uma crônica argumentativa. E claro, preste atenção na estrutura da crônica.

  • Exposição do assunto ao leitor;
  • Detalhe seu ponto de vista em relação ao assunto;
  • Encerra-se ressaltando seu ponto de vista e com um fechamento que produza reflexão.

_

Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta