Nesta aula, vamos entender as 9 competências cobradas em Linguagens pelo Enem. Lembrando que todas elas são avaliadas nas questões da prova.
Vale notar também que cada competência abrange um conjunto de habilidades, e é isso que vamos conhecer. Acompanhe!
Competência 1: quem não se comunica, se trumbica
Trata da comunicação no mundo. Dentre os conteúdos cobrados estão:
- Funções da linguagem: referencial, emotiva, poética, fática, conativa e metalinguística.
- Propagandas impressas em que é necessário relacionar imagem e texto para entender a mensagem.
- Variações linguísticas e níveis de linguagem, entendendo que são condicionadas pelas circunstâncias e valem tanto para a língua falada quanto escrita, com o objetivo de cumprir sua finalidade: estabelecer comunicação.
Competência 2: língua estrangeira
Refere-se às questões de inglês e espanhol.
Competência 3: linguagem corporal
Exige que saibamos reconhecer a linguagem corporal como:
- Atividade expressiva;
- Maneira de manifestação artística;
- Como manifestação de sentido;
- Como integradora da sociedade.
Nas questões que envolvem essa competência, é fundamental eliminar as alternativas que trataem da parte estética. O que o Enem busca é o reconhecimento da linguagem corporal como uma das manifestações que citamos acima, além da questão do movimento e da saúde.
Competência 4: a arte expressando ideias e emoções
São questões que envolvem, por exemplo, a interpretação de uma obra de arte e seu significado para que o candidato faça uma análise.
Essa competência busca:
- Desenvolver a imaginação e criação humana;
- Ensinar a conviver com os semelhantes, respeitar as diferenças e modificar realidade;
- Ajudar a compreender o que somos, onde estamos e o que fazemos no mundo.
- Respeitar e valorizar a diversidade cultural entre os povos e suas expressões artísticas.
Competência 5: literatura
Os assuntos mais cobrados nesta competência são:
- Modernismo;
- Romantismo;
- Barroco;
- Quinhetismo;
- Realismo;
- Arcadismo;
- Naturalismo;
- Parnasianismo;
- Simbolismo;
- Concretismo.
Competência 6: o texto, seu contexto e sua função
Trata de compreender que o texto depende do seu contexto. É preciso ter em mente que o texto não é só uma produção verbal/escrita e que existem vários tipos de símbolos que servem para comunicação e que são caracterizados como textos.
Também envolve identificar as marcas textuais a funções específicas (persuasão, informação etc.) e os tipos de texto (narrativo, descritivo, expositivo, documental, dissertativo, injunção).
Saber reconhecer o tipo textual é importante para identificar sua função. Para isso, precisamos conhecer os diferentes gêneros.
Competência 7: opiniões e pontos de vista
Todos nós queremos convencer alguém da nossa opinião. É preciso considerar que existem diversas opiniões e pontos de vista, e não existe certo ou errado (a não ser em casos que envolvem, por exemplo, desrespeito aos direitos humanos).
Vale lembrar que:
- Um ponto de vista nunca é neutro;
- Destaca-se em argumentos.
Nesta competência, é muito comum encontrar questões com enunciado “o que o autor quis dizer?”.
Competência 8: diversidade linguística
A linguagem é diversidade para o Enem. É necessário compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna e como geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.
Exemplo: identificação de grupos e a adequação da comunicação escrita e falada ao meio (adolescentes, cientistas, no ambiente de trabalho etc.).
O exame nos traz que a variação linguística não é erro e nós mudamos a linguagem conforme o contexto. Porém, devemos saber o momento certo de usar a linguagem informal e formal.
Esta competência abrange os níveis da linguagem: coloquial, padrão, regional, gíria, vulgar, jargões etc.).
Competência 9: tecnologia da informação
Trata-se de entender o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento, nos processos de produção e na solução de problemas.
Fala também das tecnologias utilizadas na:
- Indústria (automação);
- Comércio (gerenciamento);
- Setor de investimentos (informação simultânea, comunicação imediata);
- Educação (aprendizagem, EAD).
Por fim, refere-se à quebra de barreiras e fronteiras proporcionada pela tecnologia, os problemas (como ficar muito tempo no celular) e seu impacto na autonomia da aprendizagem (incluindo sair da passividade no processo de aprendizado).
Para aprender mais
Se quiser saber mais sobre o conteúdo, assista ao vídeo do meu canal:
Espero que esses exercícios tenham ajudado você a entender melhor sobre as competências cobradas na prova de Linguagens do Enem. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!
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