estética-da-redação

Estética da Redação

Você que vai fazer Enem e vestibular: já pensou na estética da redação, em como deixá-la apresentável e legível? Embora o conteúdo seja o que mais importa, a forma como o candidato apresenta seu texto ao corretor também é fundamental.

Neste blog, separei algumas dicas para ajudar você a melhorar a apresentação da sua redação, evitando que você perca pontos desnecessariamente. Acompanhe!

Estética da redação: 6 dicas essenciais

1. Evite rabiscar a folha

O primeiro passo para uma redação bem apresentada é evitar colocar qualquer tipo de símbolo, pois eles podem ser interpretados como tentativa de fraude. Muitos candidatos, seja por tédio ou insegurança, acabam passando o tempo rabiscando nas folhas da prova.

O problema é que, se isso for feito na página da redação, ela pode ser anulada – e sem direito a recurso! Por isso, a folha da sua redação deve ser entregue limpa, com nada além do texto.

2. Capriche na caligrafia

A caligrafia na redação tem que ser legível. Se o corretor tentar ler seu texto uma, duas vezes e não entender o que está escrito, sua redação será anulada por ilegibilidade. Se você tem a letra feia, é importante prestar atenção. Saiba que não há vergonha alguma em utilizar um caderno de caligrafia na sua rotina de estudos para o Enem e para o vestibular.

Outra opção é partir para a letra de forma. No entanto, há dois pontos que você tem que se atentar: na hora de passar a redação a limpo, a letra de forma pode dar mais trabalho, pois ela é mais desenhada. Além disso, é preciso diferenciar bem as letras minúsculas e maiúsculas.

3. Não faça rasuras

Pode acontecer com todo mundo: quando você estiver passando sua redação a limpo e escrever uma palavra errado, mantenha a calma. Em primeiro lugar, não tente “arrumar” o erro. Passe um traço sobre a palavra errada e a escreva corretamente na sequência. Caso contrário, você perderá pontos. Não há necessidade de colocar a palavra errada entre parênteses ou qualquer outro tipo de sinalização para o corretor. Um traço basta!

4. Lembre-se das margens

Você se lembra das aulas do primário, quando a professora dizia para colocar dois dedinhos de distância no início dos parágrafos? Pois bem, nos vestibulares e no Enem essa margem é obrigatória, pois o corretor tem que enxergar claramente onde se inicia um novo parágrafo.

Recorde que o texto pedido é uma redação dissertativa-argumentativa, que tem que ter pelo menos três parágrafos claros. Caso o corretor, ao pegar a prova, não enxergue três parágrafos claros, você pode perder pontos por falha na estrutura do texto.

5. Estruture bem os parágrafos

Da mesma forma que você deve se lembrar de indicar claramente o início dos parágrafos, é preciso evitar desalinhamentos ao longo do texto, isto é, escreva até o final de cada linha, mas cuide para não passar da margem. Lembre-se das regras de separação de sílabas para quebrar as palavras quando necessário.

6. Evite texto fraco ou forte demais

A hora de passar a limpo exige paciência. Se a caneta começar a falhar, por exemplo, não force para ver se sai mais tinta. Você pode acabar cometendo rasuras ou até mesmo ferindo a sua folha, o que resulta na anulação da redação. O mesmo vale para quem tem o hábito de escrever forte demais.

O contrário também deve ser evitado: tome cuidado para não escrever fraco demais, para que todas as letras e sinais gráficos, como pontuação e acentuação, fiquem bastante claros.


Espero que este post tenha ajudado você a compreender mais sobre a estética da redação. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

E para entender mais sobre essas dicas, confira meu vídeo abaixo:

SAIBA MAIS:

• 9 erros que você não deve praticar em uma redação

• Como organizar as suas ideias para escrever uma redação

• Como ter uma redação nota mil no ENEM

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta