Exercícios de Predicado

Nesta aula, vamos resolver alguns exercícios sobre predicado, mas para que ninguém fique perdido, vamos revisar um pouco da teoria.

Predicado é o elemento que traz alguma informação a respeito do sujeito da oração. No entanto, o que as provas não costumam cobrar são as classificações do predicado. Isso você precisa dominar!

Classificação do predicado

Os predicados são classificados de três formas:

Verbal

O predicado traz uma ação do sujeito.

Exemplo: Os alunos gostam das aulas.

Vamos lembrar que, para encontrar o predicado de uma oração, podemos usar a tática ensinada por todos os professores do primário: “perguntar” para o verbo.

Veja o exemplo novamente: quem “gostam das aulas”? Os alunos – esse é o nosso sujeito (simples e determinado). O predicado é justamente “gostam da aulas”.

Este é um predicado verbal, pois a ação do sujeito (“alunos”) é gostar das aulas.

Fazendo uma análise sintática do verbo, podemos usar aquela outra tática conhecida: quem gosta gosta de algo ou de alguém. Note que o verbo “gostar” demanda um complemento e que temos a presença da preposição “de”. Portanto, temos um objeto indireto.

Por toda essa explicação, concluímos que o verbo “gostar” é transitivo indireto. Ou seja, exige uma preposição e indica uma ação. Ou seja, predicado verbal. 

Nominal

O predicado indica um estado/modo em que o sujeito se encontra.

Exemplo: Os alunos estavam preparados.

Quem “estavam preparados”? Os alunos; novamente nosso sujeito. Agora, vamos observar o predicado (“estavam preparados”). Não há ação, apenas uma indicação do estado em que esses alunos se encontram (“preparados”).

Toda vez que temos um predicado nominal, temos um verbo de ligação, isto é, um verbo que não indica ação. Ele serve, neste caso, para ligar o sujeito a uma característica.

Outra análise importante: a palavra “preparados” é, nesta oração, predicativo do sujeito. Isso quer dizer que se trata de uma característica desse sujeito.

Dica: toda vez que tivermos um verbo de ligação, teremos um predicado nominal e um predicativo do sujeito. Esses três elementos andam juntos.

Verbo-nominal

Apresenta dois núcleos, um verbo e um nome. Em outras palavras, combina as características do predicado verbal e o predicado nominal

Exemplo: Os alunos estudaram cautelosos para a prova.

Novamente, “alunos” é o nosso sujeito. A oração “estudaram cautelosos para a prova” é o predicado. Mas veja que ele pode ser dividido em dois:

  1. Os alunos estudam para a prova. (predicado verbal)
  2. Os alunos estudaram cautelosos. (predicado nominal)

Dica: se você ficar na dúvida de que se trata de um predicado verbo-nominal, tente colocar um verbo de ligação na oração.

Exemplo: Os alunos estavam estudando cautelosos.

Fez sentido e nos entregou que há um predicado nominal.

Caso para prestar atenção: predicativo do objeto

Em alguns casos, a presença de uma característica na oração, que é a marca do predicado nominal, pode, na verdade, fazer referência ao objeto do verbo.

Exemplo: Eu deixo as pessoas felizes.

Note: quem deixa deixa algo ou alguma coisa. Ou seja, o verbo “deixar” precisa de um complemento (que é nosso objeto; neste caso, direto). Nesta oração, o objeto é “pessoas”.

Observe que temos aqui um predicado verbal: “deixo as pessoas felizes”. No entanto, há uma característica (“felizes”) que se refere ao objeto da oração (“pessoas”).

Portanto, esse predicativo do objeto fará com que, na verdade, essa oração tenha um predicado verbo-nominal. Afinal, temos o núcleo verbal (o verbo “deixar”) e uma característica (que não é do sujeito, mas do objeto).

Ufa! Depois de toda essa explicação, bora praticar?

Exercícios resolvidos sobre predicado

Questão 1

Qual das frases abaixo temos um predicado nominal?

a) Sofia chegou cansada ao trabalho.

b) Joana e Felipe caminharam muito hoje.

c) Luísa e Paula estão fazendo torta de maracujá.

d) Maria Vitória chegou ofegante à aula.

e) Alan continua atencioso comigo.

RESOLUÇÃO:

No predicado nominal temos um verbo de ligação e uma característica do sujeito (predicativo do sujeito).

a) Quem chegou cansada ao trabalho? Sofia, portanto, é o sujeito. Repare que temos o modo como ela chegou (‘cansada’), mas também temos uma indicação de ação, pois ela chegou ao trabalho. Portanto, trata-se de um predicado verbo-nominal

b) Temos um sujeito composto: Joana e Felipe. O verbo ‘caminhar’ indica uma ação. Então, predicado verbal.

c) Novamente um sujeito composto e novamente uma ação. Predicado verbal.

d) Maria Vitória é o sujeito. Temos o modo que ela chegou à aula (‘ofegante’), mas, assim como na primeira alternativa, temos uma ação: chegar à aula. Então, predicado verbo-nominal.

e) O verbo de ligação ‘continuar’ indica o estado do sujeito: atencioso. Portanto, temos um predicado nominal.

RESPOSTA: E

Questão 2

Todas as orações a seguir apresentam predicado verbo-nominal, exceto:

a) O menino voltou machucado.

b) Cansados, os jogadores deixaram o campo.

c) Chamavam-lhe de covarde.

d) Assistiram ao espetáculo, felizes, Clarissa e Carolina.

e) Era medrosa aquela criança.

RESOLUÇÃO:

a) ‘O menino’ é o sujeito, ‘voltou machucado’ é o núcleo verbal e ‘machucado’ é o modo como ele voltou. Então, sim, temos um predicado verbo-nominal.

b) ‘Os jogadores’ é o sujeito e ‘deixaram o campo’ é predicado verbal, mas temos o modo como eles deixaram o campo, que é ‘cansados’. Portanto, predicado verbo-nominal.

c) O sujeito é ‘lhe’, o núcleo verbal é formado pelo verbo ‘chamar’ e ‘covarde’ forma o núcleo nominal. Mais um predicado verbo-nominal.

d) O sujeito composto é ‘Clarissa e Carolina’. O verbo ‘assistir’ forma o núcleo verbal e ‘felizes’ forma o núcleo nominal. Então, verbo-nominal nesta também.

e) O sujeito é ‘aquela criança’. O predicado ‘era medrosa’, no caso, indica uma característica da criança, sem indicativo de ação. Portanto, temos predicado nominal apenas.

RESPOSTA: E

Questão 3

O tipo de predicado e o predicativo do sujeito presentes na frase “A modelo é desastrada” são respectivamente:

a) predicado verbal; modelo.

b) predicado verbal; desastrada.

c) predicado nominal; desastrada.

d) predicado verbo-nominal; modelo.

e) predicado verbo-nominal; desastrada.

RESOLUÇÃO:

Vamos analisar: ‘A modelo’ é o sujeito. Temos o verbo de ligação ‘ser’ e ‘desastrada’ é o predicativo do sujeito. Como não temos ação, temos predicado nominal.

RESPOSTA: C

Questão 4

O predicado verbal está presente em:

a) Lúcia está adoentada.

b) O empregado da loja foi atencioso.

c) Os candidatos aguardavam o resultado da prova ansiosos.

d) Os atletas terminaram a prova exaustos.

e) Ponha a mão na consciência.

RESOLUÇÃO:

a) ‘Lúcia’ é o sujeito e ‘está adoentada’ é composto por um verbo de ligação e uma característica do sujeito (predicativo). Portanto, predicado nominal.

b) ‘O empregado da loja’ é o sujeito e ‘foi atencioso’ também tem um verbo de ligação mais um característica. Predicado nominal.

c) ‘Os candidatos’ é o sujeito. Em seguida, temos o verbo ‘aguardar’ compondo o núcleo verbal, mas também temos o modo como os alunos aguardavam a prova (‘ansiosos’). Então temos um predicado verbo-nominal.

d) ‘Os atletas’ é o sujeito. ‘Terminaram a prova’ é o núcleo verbal, mas também temos um núcleo nominal em ‘exaustos’. Mais um predicado verbo-nominal.

e) Temos um núcleo verbal no verbo ‘pôr’ e não temos nenhuma característica. Portanto, temos um predicado verbal.

RESPOSTA: E

Questão 5

Na frase “As meninas do coral cantaram lindamente”, os núcleos do sujeito e predicado são respectivamente:

a) meninas (núcleo do sujeito); lindamente (núcleo do predicado)

b) meninas (núcleo do sujeito); cantaram (núcleo do predicado)

c) coral (núcleo do sujeito); cantaram lindamente (núcleo do predicado)

d) coral (núcleo do sujeito); as meninas (núcleo do predicado)

e) lindamente (núcleo do sujeito); cantaram (núcleo do predicado)

RESOLUÇÃO:

Vamos analisar: ‘As meninas do coral’ é o sujeito, cujo núcleo é ‘meninas’. Já ‘cantaram lindamente’ é o predicado. Veja que temos o verbo ‘cantar’ que indica ação e é o núcleo do predicado.

RESPOSTA: B

Para aprender mais

Para fixar o conteúdo de vez, assista às aulas:

Espero que esse post ajude você a conhecer mais sobre predicado. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS
📚 CURSO ONLINE OU PRESENCIAL? QUAL DEVO ESCOLHER?
📚 DICAS DE PALAVRAS PARA USAR NA REDAÇÃO
📚 ACENTUAÇÃO GRÁFICA: REGRAS E EXERCÍCIOS

Acompanhe meu trabalho nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga meu perfil no Instagram, inscreva-se no meu canal no Youtube e participe do meu grupo oficial no Telegram.

Compartilhar:

1 Comentário

Deixe uma resposta