Neste post, vamos resolver juntos alguns exercícios sobre interpretação e compreensão de texto, dando prioridade às questões que costumam ser mais cobradas no Enem e nos principais vestibulares. Então vamos lá e bons estudos!

Exercícios resolvidos sobre Interpretação e Compreensão de texto

Neste post, vamos resolver juntos alguns exercícios sobre interpretação e compreensão de texto, dando prioridade às questões que costumam ser mais cobradas no Enem e nos principais vestibulares. Então vamos lá e bons estudos!

Questão 1

(VUNESP)

DA DISCRIÇÃO

Mário Quintana

Não te abras com teu amigo

Que ele um outro amigo tem.

E o amigo do teu amigo

Possui amigos também…

(http://pensador.uol.com.br/poemas_de_amizade)

De acordo com o poema, é correto afirmar que

a) não se deve ter amigos, pois criar laços de amizade é algo ruim.

b) amigo que não guarda segredos não merece respeito.

c) o melhor amigo é aquele que não possui outros amigos.

d) revelar segredos para o amigo pode ser arriscado.

e) entre amigos, não devem existir segredos.

RESOLUÇÃO:

a) Incorreta. Existe alguma evidência no texto que dá a entender para não ter amigos? Não.

b) Incorreta. Veja: se se tratasse de uma questão de interpretação textual, essa alternativa até poderia estar correta. No entanto, trata-se de um exercício de compreensão de texto, uma vez que o enunciado nos diz “de acordo com o poema”. Então, não devemos deduzir nenhuma informação; a resposta está no texto de apoio. E, pelo poema, não podemos concluir que a afirmação da alternativa está correta.

c) Incorreta. O poema não afirma isso.

d) Correta.

e) Pelo contrário: há segredos entre amigos, mas é preciso saber guardá-los.

RESPOSTA: D


Questão 2

Reduzir a poluição causada pelos aerossóis – partículas em suspensão na atmosfera, compostas principalmente por fuligem e enxofre – pode virar um enorme tiro pela culatra. Estudo de pesquisadores britânicos e alemães revelou que os aerossóis, na verdade, seguravam o aquecimento global. Isso porque eles rebatem a luz solar para o espaço, estimulando a formação de nuvens ( que também funcionam como barreiras para a energia do sol ). Ainda é difícil quantificar a influência exata dos aerossóis nesse processo todo, mas as estimativas mais otimistas indicam que, sem eles, os pessimistas falam em um aumento de até 10ºC, o que nos colocaria “dentro” de uma churrasqueira. Como os aerossóis podem causar doenças respiratórias, o único jeito de lutar contra a alta dos termômetros é diminuir as emissões de gás carbônico, o verdadeiro vilão da história.

(Superinteressante, dez.2005, p. 16)

Segundo o texto, “o verdadeiro vilão da história” é(são):

a) o aquecimento global.

b) as emissões de gás carbônico.

c) a formação de nuvens.

d) as doenças respiratórias.

e) as barreiras para a energia do sol.

RESOLUÇÃO:

Repare novamente: o enunciado nos diz “segundo o texto”, ou seja, não precisamos interpretar nada, a resposta está no texto de apoio.

E uma dica: veja que o enunciado traz um trecho entre aspas, ou seja, é extraído diretamente do texto. Então, para ganhar tempo, faça uma leitura dinâmica e já procure diretamente a parte do texto que faz referência a “vilão”. Veja que a expressão está na última linha. Então, é esse parágrafo que nos interessa.

RESPOSTA: B


Questão 3

(UERJ)

A última fala da tirinha causa um estranhamento, porque assinala a ausência de um elemento fundamental para a instalação de um tribunal: a existência de alguém que esteja sendo acusado.

Essa fala sugere o seguinte ponto de vista do autor em relação aos usuários da internet:

a) proferem vereditos fictícios sem que haja legitimidade do processo

b) configuram julgamentos vazios ainda que existam crimes comprovados

c) emitem juízos sobre os outros mas não se veem na posição de acusados

d) apressam-se em opiniões superficiais mesmo que possuam dados concretos

RESOLUÇÃO:

Veja que o enunciado fala em “sugerir”, isto é, temos que interpretar o ponto d e vista do autor.

a) Incorreta. Trata-se de uma metáfora, não existe um processo no julgamento da internet.

b) Incorreta. Novamente, é uma metáfora; não se trata de crimes, mas da falta de réu.

c) Correta.

d) Incorreta. A tirinha trata justamente do julgamento vazio da internet.


Questão 4

(ENEM) “Ele era o inimigo do rei”, nas palavras de seu biógrafo, Lira Neto. Ou, ainda, “um romancista que colecionava desafetos, azucrinava D. Pedro II e acabou inventando o Brasil”. Assim era José de Alencar (1829-1877), o conhecido autor de O guarani e Iracema, tido como o pai do romance no Brasil. Além de criar clássicos da literatura brasileira com temas nativistas, indianistas e históricos, ele foi também folhetinista, diretor de jornal, autor de peças de teatro, advogado, deputado federal e até ministro da Justiça. Para ajudar na descoberta das múltiplas facetas desse personagem do século XIX, parte de seu acervo inédito será digitalizada.

História Viva, n. 99, 2011.

Com base no texto, que trata do papel do escritor José de Alencar e da futura digitalização de sua obra, depreende-se que

a) a digitalização dos textos é importante para que os leitores possam compreender seus romances.

b) o conhecido autor de O guarani e Iracema foi importante porque deixou uma vasta obra literária com temática atemporal.

c) a divulgação das obras de José de Alencar, por meio da digitalização, demonstra sua importância para a história do Brasil Imperial.

d) a digitalização dos textos de José de Alencar terá importante papel na preservação da memória linguística e da identidade nacional.

e) o grande romancista José de Alencar é importante porque se destacou por sua temática indianista.

RESOLUÇÃO:

De olho no enunciado: “depreende-se que”. Isso significa que temos que interpretar as informações do texto de apoio.

a) Incorreta. O texto não afirma isso.

b) Incorreta.

c) Incorreta. Não estamos tratando do Brasil Imperial.

d) Correta. Entenda: para o Enem temas como memória linguística e identidade nacional são importantíssimos. Então, é isso que estamos buscando.

e) Incorreta. O texto não se resume à temática indianista, vai muito além disso.

Importante: repare que a alternativa ‘b’ também não está de todo incorreta. No entanto, de acordo com o que o texto nos diz, a opção mais adequada é mesmo a alternativa ‘d’.

RESPOSTA: D


Espero que esses exercícios tenham ajudado você a entender melhor as questões sobre interpretação e compreensão de texto. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

E para assistir à aula com a resolução detalhadas dessas e de outras questões, confira o vídeo abaixo:

SAIBA MAIS
➡️ 10 exercícios sobre interjeição
➡️ Exemplo de uma Redação Pronta
➡️ Como as redações do Enem são corrigidas

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.LEIA MAIS

Compartilhar:

Deixe uma resposta