Hoje vamos resolver juntos alguns exercícios sobre concordância verbal, dando prioridade às questões que costumam ser mais cobradas no Enem e nos vestibulares. Então vamos lá e bons estudos!

Exercícios sobre Concordância Verbal

Hoje vamos resolver juntos alguns exercícios sobre concordância verbal, dando prioridade às questões que costumam ser mais cobradas no Enem e nos vestibulares. Então vamos lá e bons estudos!

Exercícios sobre concordância verbal para você praticar

Questão 1

(CESCEM–SP) Já ___ anos, ___ neste local árvores e flores. Hoje, só ___ ervas daninhas.

a) fazem, havia, existe

b) fazem, havia, existe

c) fazem, haviam, existem

d) faz, havia, existem

e) faz, havia, existe

RESOLUÇÃO:

Veja que as alternativas já nos mostram qual é o verbo que devemos utilizar em cada lacuna: fazer, haver, existir, respectivamente.

Primeira lacuna: repare que há uma indicação de tempo corrido. Quando isso acontece, o verbo ‘fazer’ deve ficar na terceira pessoa do singular. Portanto, o correto é ‘faz’.

Segunda lacuna: veja que ‘árvores e flores’ não são o sujeito da frase, mas o objeto, e que o verbo ‘haver’ possui sentido de ‘existir’. Dessa forma, o verbo deve ser escrito no singular: ‘havia’.

Terceira lacuna: o verbo ‘existir’ não é impessoal. Isso significa que ele deve concordar em gênero e número com ‘ervas daninhas’. Com isso, o correto é ‘existem’.

RESPOSTA: D


Questão 2

(Cesgranrio) Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que a forma verbal está errada:

a) Existem na atualidade diferentes tipos de inseticidas prejudiciais à saúde do homem.

b) Podem provocar sérias lesões hepáticas, os defensivos agrícolas à base de DDT.

c) Faltam aos países subdesenvolvidos uma legislação mais rigorosa sobre os agrotóxicos.

d) Persistem por muito tempo no meio ambiente os efeitos nocivos dos inseticidas clorados.

e) Possuem elevado grau de toxidade os defensivos do tipo fosforado.

RESOLUÇÃO:

O primeiro ponto que temos que prestar atenção é que o enunciado pede a questão em que a concordância verbal está incorreta.

a) Correta. Sempre recomendo aos meus alunos colocar as frases apresentadas na ordem correta. Nessa oração, o verbo está no início, portanto fica mais fácil de invertemos. Veja: Diferentes tipos de inseticidas prejudiciais à saúde do homem existem na atualidade.

Como vimos, o verbo ‘existir’ não é impessoal e deve flexionar. Nesse caso, ele está fazendo referência a ‘tipos de inseticidas’. Então, o verbo deve ser grafado no plural.

b) Correta. Vamos inverter: Os defensivos agrícolas à base de DDT podem provocar sérias lesões hepáticas. Fica mais fácil analisar a concordância assim, não é? Se nosso sujeito está no plural, então o verbo ‘poder’ está flexionado corretamente. Note, ainda, que ele é o verbo auxiliar da frase, que é sempre o tipo de verbo que faz a concordância.

c) Errada. Veja que o sujeito do verbo ‘faltar’ é ‘uma legislação mais rigorosa’, que está no singular. Sendo assim, a concordância está incorreta.

d) Correta. Assim como a anterior, este tipo de alternativa também pode ser resolvida com uma simples pergunta ao verbo: o que persistem por muito tempo no meio ambiente? Os efeitos nocivos dos inseticidas. Sujeito no plural, verbo no plural: a concordância está certa.

e) Correta. Mesma coisa: faça a pergunta para o verbo e veja que o verbo concorda com o sujeito: os defensivos do tipo fosforado possuem.

RESPOSTA: C


Questão 3

(Fuvest) Indique a alternativa correta:

a) Tratavam-se de questões fundamentais.

b) Comprou-se terrenos no subúrbio.

c) Precisam-se de datilógrafas.

d) Reformam-se ternos.

e) Obedeceram-se aos severos regulamentos.

RESOLUÇÃO:

Atenção: veja que todas as alternativas têm a partícula ‘se’. O que devemos desvendar em cada frase é se a partícula em questão exerce papel de apassivadora ou índice de indeterminação do sujeito.

No primeiro caso, o verbo é transitivo direto e, como consequência, concorda com o sujeito. Já no segundo caso, o verbo é transitivo indireto, intransitivo ou de ligação; logo, ele deve ficar na terceira pessoa do singular.

Vamos lá:

a) Errada. Note que o verbo ‘tratar’ nessa oração é transitivo indireto. Portanto, a partícula ‘se’ funciona aqui como índice de indeterminação do sujeito. O correto, então, seria ‘tratava-se’.

b) Errada. Aqui, o verbo ‘comprar’ é transitivo direto. Logo, temos um caso de partícula apassivadora. Nesse caso, o verbo deve concordar com o sujeito, que está no plural. Assim, a grafia adequada seria ‘compraram-se’.

c) Errada. ‘Precisar’ é um verbo transitivo indireto. Novamente, índice de indeterminação do sujeito. O verbo deveria ser ‘precisa-se’.

d) Correta. Temos um verbo transitivo direto e uma partícula apassivadora. Como o sujeito está no plural (‘ternos’), então o verbo flexiona.

e) Errada. Alternativa com verbo transitivo indireto, ou seja, verbo fica na terceira pessoa do singular. O correto seria ‘obedecera-se’.

RESPOSTA: D


E para assistir à aula com a resolução detalhadas dessas questões, confira meu vídeo abaixo:

Espero que esses exercícios tenham ajudado você a entender melhor as questões sobre Concordância Verbal. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS

👉 Exercícios sobre preposição

👉 Fábrica de aprovados com a Professora Pamba

👉 Estuda x Estadia: Como usar corretamente cada um

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta