Exercícios sobre Frases, Oração e Período

Neste post, vou disponibilizar 10 exercícios com gabarito sobre frase, oração e período para vocês. Antes, porém, vamos revisar esses conceitos. Acompanhe!

Frase

É todo enunciado que consegue transmitir ideias e traduzir sentidos completos em um contexto de comunicação e interação verbal.

Dentre suas características mais importantes estão:

  • A primeira letra da frase deve ser sempre maiúscula;
  • O começo e o fim da frase são marcados por pontuação;
  • As frases podem ter verbo ou não.

As frases podem ser:

  • Declarativas: não são marcadas por entonação expressiva ou intencional.
  • Exclamativas: em geral, terminam com ponto de exclamação (!)
  • Imperativas: enunciado que traz um verbo no modo imperativo. Normalmente, sugerem uma ordem.
  • Interrogativas: geralmente, terminam com um ponto de interrogação (?).

Oração

Unidade sintática que se organiza em torno de um verbo ou de uma locução verbal. Quase toda oração tem um sujeito, mas é essencial que tenha um predicado. Uma frase pode ser composta por uma ou mais orações.

As orações podem ser:

  • Coordenadas: quando as orações da mesma frase não têm uma conexão direta. Não possuem função sintática uma sobre a outra, pois uma ação não precisa da outra para acontecer.
  • Subordinada: tem função sintática em relação à oração principal. Depende da principal e é complementar ao seu sentido. Há quatro tipos de oração subordinada: adjetiva, adverbial, reduzida e substantiva.

Período

Enunciado linguístico que se forma de uma ou mais orações, com sentido completo.

Os períodos podem ser:

  • Simples: formados por apenas uma oração.
  • Compostos: formados por duas ou mais orações.

Exercícios com gabarito sobre Frases, Oração e Período

Questão 1

(Puccamp) Se o relógio da História marca tempos sinistros, o tempo construído pela arte abre-se para a poesia: o tempo do sonho e da fantasia arrebatou multidões no filme O mágico de Oz estrelado por Judy Garland e eternizado pelo tema da canção Além do arco-íris. Aliás, a arte da música é, sempre, uma habitação especial do tempo: as notas combinam-se, ritmam e produzem melodias, adensando as horas com seu envolvimento.

Se o relógio da História marca tempos sinistros, o tempo construído pela arte abre-se para a poesia.

Comenta-se corretamente sobre o que o segmento acima expressa, em seu contexto:

a) O que se afirma na segunda oração será verdadeiro sempre que certas condições forem cumpridas.

b) Os dois fatos mencionados nas orações são tidos, ambos, como possibilidades, mas difíceis de se cumprirem.

c) A primeira oração contém a hipótese que legitimaria o que se afirma na segunda, ainda que o conteúdo desta seja considerado altamente improvável.

d) A substituição do Se por “Caso” não exigiria nenhuma alteração na frase e manteria fidelidade ao sentido original.

e) O segmento exibe paralelismo entre fatos cuja ocorrência não é posta em dúvida.


Questão 2

(Unesp) Quando entrava no cinema era reconhecido.

A língua portuguesa aceita muitas variações na ordem dos termos na oração e no período, desde que não causem a desestruturação sintática e a perturbação ou quebra do sentido. Assinale a alternativa em que a reordenação dos elementos não altera a estrutura do período em destaque e mantém o mesmo sentido.

a) Quando era no reconhecido cinema entrava.

b) Era reconhecido quando entrava no cinema.

c) Entrava quando no cinema era reconhecido.

d) Quando era reconhecido entrava no cinema.

e) Entrava reconhecido quando era no cinema.


Questão 3

(Fundação Carlos Chagas) O período seguinte foi pontuado de cinco formas diferentes. Leia-o e selecione a letra que corresponde ao período de pontuação correta, justificando sua escolha:

a) Prezados colegas deixemos agora a boa conversa, de lado!

b) Prezados colegas deixemos agora, a boa conversa de lado!

c) Prezados, colegas, deixemos agora, a boa conversa de lado!

d) Prezados colegas deixemos agora a boa conversa de lado!

e) Prezados colegas, deixemos agora a boa conversa de lado!


Questão 4

(Unesp) […] à frente dele voam os vaga-lumes, seus batedores, alumiando o caminho.

Eliminando-se o aposto, a frase em destaque apresentará, de acordo com a norma-padrão, a seguinte forma:

a) à frente voam os vaga-lumes, seus batedores, alumiando o caminho.

b) à frente dele voam os vaga-lumes batedores, alumiando o caminho.

c) A frente dele voam seus batedores, alumiando o caminho.

d) à frente dele voam os vaga-lumes, alumiando o caminho.

d) à frente dele voam os vaga-lumes, seus batedores, alumiando.


Questão 5

(UNIRIO) No período “Ah, arrulhou de repente a pomba, quando distinguiu, indignada, o pombo que chegava (…)”, as duas orações subordinadas são respectivamente:

a) adjetiva e adverbial temporal

b) substantiva predicativa e adjetiva

c) adverbial temporal e adverbial temporal

d) adverbial temporal e adverbial consecutiva

e) adverbial temporal e adjetiva


Questão 6

(FGV) Leia atentamente: “O vigilante guarda-noturno e o seu valente auxiliar, nunca esmoreceram no cumprimento do dever.” No período acima, a vírgula está mal colocada, pois separa:

a) o sujeito e o objeto direto

b) o sujeito e o predicado

c) a oração principal e a oração subordinada

d) o sujeito e o seu adjunto adnominal

e) o predicado e o objeto direto


Questão 7

(FUVEST) No período: “Era tal a serenidade da tarde, que se percebia o sino de uma freguesia distante, dobrando a finados.”, a segunda oração é:

a) subordinada adverbial causal

b) subordinada adverbial consecutiva

c) subordinada adverbial concessiva

d) subordinada adverbial comparativa

e) subordinada adverbial subjetiva


Questão 8

(FAETEC) “Verá pessoas destrinchando pequenos pássaros fritos com os dentes, pessoas comendo pernas de sapos e – o que contará com mais horror quando voltar para casa – pessoas usando alfinetes para catar o repugnante recheio de lesmas e levá-lo à boca”.

No período há:

a) quatro orações.

b) cinco orações.

c) oito orações.

d) sete orações.

e) nove orações.


Questão 9

(FCC Pará) “A maioria das pessoas usa o Facebook diariamente, mas poucos estão conscientes das consequências”

Disponível em: http://veja.abril.com.br/brasil/tire-umas-ferias-das-redes-sociais-para-ser-feliz-dizestudo/ 

É possível verificar a ocorrência de quantas frases, orações e períodos no fragmento acima?

a) Uma frase, uma oração e um período.

c) Duas frases, duas orações e dois períodos.

c) Duas frases, uma oração e dois períodos.

d) Uma frase, duas orações e um período.

e) Uma frase, uma oração e dois períodos.


Questão 10

(Sigma) Em relação ao conceito de frase, oração e período, julgue os itens a seguir em C (certo) e E (errado) e, em seguida, marque a opção com a sequência correta.

I. A frase é todo enunciado linguístico (com ou sem verbo)

por meio da qual transmitimos nossas ideias.

II. O enunciado “Bom dia” é classificado como oração.

III. O período pode ser simples (se formado por só uma oração) ou composto (se formado por mais de uma oração).

IV. O enunciado “Aquele cachorro mordeu o carteiro” é classificado como período composto.

a) E, C, E, C

b) C, E, C, E

c) C, E, E, C

d) E, C, C, E

e) C, C, E, E


Gabarito

12345678910
ebedebbcbb

Para aprender mais:


Espero que esses exercícios tenham ajudado você a entender melhor as questões sobre frase, oração e período. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS
📚 Exercícios sobre substantivos
📚 Frase, oração e período: Aprenda a diferença de uma vez
📚 Regras da regência verbal e nominal

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta