Neste post, trago para vocês 10 exercícios sobre numerais. São questões de diferentes níveis. Ao final do conteúdo, você pode conferir o gabarito com as respostas.

Exercícios sobre Numeral

Neste post, trago para vocês 10 exercícios sobre numerais. São questões de diferentes níveis. Ao final do conteúdo, você pode conferir o gabarito com as respostas.

Se preferir, revise o conteúdo antes de começar: Definição e classificação dos numerais. Bons estudos!

Exercícios sobre numeral para você praticar

Questão 1

(UFPI) Aponte a alternativa em que os numerais estão bem empregados.

a) Ao papa Paulo Seis sucedeu João Paulo Primeiro.

b) Após o parágrafo nono virá o parágrafo décimo.

c) Depois do capítulo sexto, li o capítulo décimo primeiro.

d) Antes do artigo dez vem o artigo nono.

e) O artigo vigésimo segundo foi revogado.


Questão 2

(UFAM) Assinale o item em que não é correto Ier o numeral como vem indicado entre parênteses:

a) Pode-se dizer que no século IX (nono) o português já existia como língua falada.

b) Pigmalião reside na casa 22 (vinte e duas) do antigo Beco do Saco do Alferes, em Aparecida.

c) Abram o livro, por favor, na página 201 (duzentos e um).

d) O que procuras está no art. 10 (dez) do código que tens aí à mão.

e) O Papa Pio X (décimo), cuja morte teria sido apressada com o advento da Primeira Guerra Mundial, foi canonizado em 1954.


Questão 3

(UNESP)

Há muitos anos que a política em Portugal apresenta este singular estado:

Doze ou quinze homens, sempre os mesmos, alternadamente possuem o Poder, perdem o Poder, reconquistam o Poder, trocam o Poder… O Poder não sai duns certos grupos, como uma pela* que quatro crianças, aos quatro cantos de uma sala, atiram umas às outras, pelo ar, num rumor de risos.

Quando quatro ou cinco daqueles homens estão no Poder, esses homens são, segundo a opinião, e os dizeres de todos os outros que lá não estão — os corruptos, os esbanjadores da Fazenda, a ruína do País!

Os outros, os que não estão no Poder, são, segundo a sua própria opinião e os seus jornais — os verdadeiros liberais, os salvadores da causa pública, os amigos do povo, e os interesses do País.

Mas, coisa notável! — os cinco que estão no Poder fazem tudo o que podem para continuar a ser os esbanjadores da Fazenda e a ruína do País, durante o maior tempo possível! E os que não estão no Poder movem-se, conspiram, cansam-se, para deixar de ser o mais depressa que puderem — os verdadeiros liberais, e os interesses do País!

Até que enfim caem os cinco do Poder, e os outros, os verdadeiros liberais, entram triunfantemente na designação herdada de esbanjadores da Fazenda e ruína do País; em tanto que os que caíram do Poder se resignam, cheios de fel e de tédio — a vir a ser os verdadeiros liberais e os interesses do País.

Ora como todos os ministros são tirados deste grupo de doze ou quinze indivíduos, não há nenhum deles que não tenha sido por seu turno esbanjador da Fazenda e ruína do País…

Não há nenhum que não tenha sido demitido, ou obrigado a pedir a demissão, pelas acusações mais graves e pelas votações mais hostis…

há nenhum que não tenha sido julgado incapaz de dirigir as coisas públicas — pela Imprensa, pela palavra dos oradores, pelas incriminações da opinião, pela afirmativa constitucional do poder moderador…

E todavia serão estes doze ou quinze indivíduos os que continuarão dirigindo o País, neste caminho em que ele vai, feliz, abundante, rico, forte, coroado de rosas, e num chouto** tão triunfante!

(*) Pela: bola.

(**) Chouto: trote miúdo.

(Eça de Queirós. Obras. Porto: Lello 8. Irmão-Editores, [s.d.].)

Assinale a alternativa cuja frase contém um numeral cardinal empregado como substantivo:

a) Há muitos anos que a política em Portugal apresenta…

b) Doze ou quinze homens, sempre os mesmos, alternadamente possuem o Poder…

c) os cinco que estão no Poder fazem tudo o que podem para continuar…

d) são tirados deste grupo de doze ou quinze indivíduos…

e) aos quatro cantos de uma sala…


Questão 4

(Funrio) No trecho “E já no seu primeiro jogo depois do pacto com o Diabo, Tinho assombrou. Fez cinco gols, dois com cada perna e o quinto com uma cabeceada perfeita.”, os vocábulos em destaque são, respectivamente, numerais:

a) ordinal, cardinal, cardinal e ordinal

b) cardinal, cardinal, ordinal e ordinal

c) cardinal, ordinal, ordinal e cardinal

d) cardinal, cardinal, cardinal e cardinal

e) ordinal, ordinal, ordinal e ordinal


Questão 5

(UFJF) Marque o emprego incorreto do numeral:

a) século III (três)

b) página 102 (cento e dois)

c) 80º (octogésimo)

d) capítulo XI (onze)

e) X tomo (décimo)


Questão 6

(UNITAU)

“Vivemos numa época de tamanha insegurança externa e interna, e de tamanha carência de objetivos firmes, que a simples confissão de nossas convicções pode ser importante, mesmo que essas convicções, como todo julgamento de valor, não possam ser provadas por deduções lógicas.

Surge imediatamente a pergunta: podemos considerar a busca da verdade – ou, para dizer mais modestamente, nossos esforços para compreender o universo cognoscível através do pensamento lógico construtivo – como um objeto autônomo de nosso trabalho? Ou nossa busca da verdade deve ser subordinada a algum outro objetivo, de caráter prático, por exemplo? Essa questão não pode ser resolvida em bases lógicas. A decisão, contudo, terá considerável influência sobre nosso pensamento e nosso julgamento moral, desde que se origine numa convicção profunda e inabalável. Permitam-me fazer uma confissão: para mim, o esforço no sentido de obter maior percepção e compreensão é um dos objetivos independentes sem os quais nenhum ser pensante é capaz de adotar uma atitude consciente e positiva ante a vida.

Na própria essência de nosso esforço para compreender o fato de, por um lado, tentar englobar a grande e complexa variedade das experiências humanas, e de, por outro lado, procurar a simplicidade e a economia nas hipóteses básicas. A crença de que esses dois objetivos podem existir paralelamente é, devido ao estágio primitivo de nosso conhecimento científico, uma questão de fé’. Sem essa fé eu não poderia ter uma convicção firme e inabalável acerca do valor independente do conhecimento.

Essa atitude de certo modo religiosa de um homem engajado no trabalho científico tem influência sobre toda sua personalidade. Além do conhecimento proveniente da experiência acumulada, e além das regras do pensamento lógico, não existe, em princípio, nenhuma autoridade cujas confissões e declarações possam ser consideradas ‘Verdade ‘ pelo cientista. Isso leva a uma situação paradoxal: uma pessoa que devota todo seu esforço a objetivos materiais se tornará, do ponto de vista social, alguém extremamente individualista, que, a princípio, só tem fé em seu próprio julgamento, e em nada mais. É possível afirmar que o individualismo intelectual e a sede de conhecimento científico apareceram simultaneamente na história e permaneceram inseparáveis desde então. “

(Einstein, In: O Pensamento Vivo de Einstein, p. 13 e 14, 5a. edição, Martin Claret Editores)

Observe:

I. “Essa atitude de certo modo religiosa de ‘um’ homem engajado no trabalho…”

II. “Pedro comprou ‘um’ jornal”

III. “Maria mora no apartamento ‘um’.”

IV. “Quantos namorados você tem?” ‘Um’.

A palavra “um” nas frases acima é, no plano morfológico, respectivamente:

a) artigo indefinido em I e numeral em Il, IIl e IV.

b) artigo indefinido em I e II e numeral em III e IV.

c) artigo indefinido em I e III e numeral em II e IV.

d) artigo indefinido em I, II, III e IV.

e) artigo indefinido em III e IV e numeral em I e II.>


Questão 7

(UFAM) Assinale a opção em que há erro na indicação por extenso do numeral ordinal:

a) 700° – septingentésimo

b) 300° – tricentésimo

c) 70° – septuagésimo

d) 80° – octagésimo

e) 900º – nongentésimo


Questão 8

(CRECI) Analise os dados a seguir:

I – O artigo, definido ou indefinido, exerce na oração a função sintática de adjunto adnominal.

II – O numeral tem mais de uma função sintática. Para saber qual é ela, precisamos observar se na oração, seu papel é de adjetivo ou substantivo. No primeiro caso, o numeral assume a função sintática de adjunto adnominal; no segundo caso, ele desempenha uma função sintática própria do substantivo, ou seja, de núcleo de um sujeito, de um objeto direto, de um objeto indireto, etc.

III – O numeral pode referir-se a um substantivo ou substituí-lo; no primeiro caso, é numeral adjetivo; no segundo, numeral substantivo.

IV – Os numerais classificam-se em: cardinais: (indicam série, ordem, posição); ordinais: (designam uma quantidade de seres); multiplicativos: (expressam aumento proporcional a um múltiplo da unidade); fracionários: (denotam diminuição proporcional a divisões da unidade).

Estão corretas as afirmações feitas em:

a) Apenas II, III e IV.

b) Apenas I, III e IV.

c) Apenas I, II e III.

d) I, II, III e IV


Questão 9

(VUNESP)

Bom exemplo na saúde

Os bons resultados que estão sendo obtidos por programa de parceria entre hospitais privados de ponta e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) para reduzir a infecção hospitalar nestes últimos, como mostra reportagem do Estado, são um exemplo de que é possível melhorar o atendimento na rede pública com medidas simples e de custo relativamente baixo.

Em um ano, o treinamento que profissionais de 119 unidades da rede pública de 25 Estados recebem em cinco hospitais privados de ponta já levou a uma redução de 23% das ocorrências de infecção hospitalar em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de três tipos principais: na corrente sanguínea, no trato urinário e na pneumonia associada à ventilação mecânica. Participam do treinamento não apenas médicos e enfermeiros, mas também – e este é um ponto importante – integrantes das diretorias dos hospitais para facilitar a adoção dos procedimentos como rotina.

Os bons resultados do programa, observados em todas as regiões, levaram o Ministério da Saúde a fixar a meta ambiciosa de redução de 50% da infecção hospitalar na rede do SUS até 2020. Isso significará salvar 8500 vidas de pacientes de UTI. O programa também permitirá, segundo estimativa do Ministério, reduzir R$ 1,2 bilhão nos gastos com internação.

Tudo isso sem fazer reformas e obras na rede pública, apenas redesenhando “o processo assistencial com os recursos disponíveis”, como diz a coordenadora-geral da iniciativa, Cláudia Garcia, do Hospital Albert Einstein. Além de fazer muito com poucos recursos, o alvo do programa foi bem escolhido, porque as infecções hospitalares estão entre as principais causas de mortes em serviços de saúde do mundo inteiro, segundo a Organização Mundial da Saúde.

É preciso ter em mente, porém, que não se pode esperar demais de iniciativas desse tipo. Elas são importantes em qualquer circunstância – porque o bom emprego do dinheiro público, para dele sempre tirar o máximo, deve ser uma regra –, mas têm alcance limitado. Constituem um avanço, não mais do que isso.

(Editorial de 09.09.2018. https://opiniao.estadao.com.br. Adaptado)

Analisando-se os numerais empregados no texto, conclui-se que eles

a) constituem dados relevantes e fundamentam a argumentação favorável à iniciativa de parceria entre os sistemas de saúde.

b) são pouco expressivos na argumentação apresentada, considerando-se que não sinalizam para resultados auspiciosos.

c) orientam a argumentação para a ideia de se gastar menos com a saúde, devendo-se usar o dinheiro de forma menos criteriosa.

d) contrariam a ideia de que o país passa por uma crise econômica, já que se gasta muito em uma parceria entre os sistemas de saúde.

e) sinalizam informações da iniciativa sem, contudo, agregar elementos que mostrem se haverá uma redução de custo que a justifique.


Questão 10

(ITA-SP) Assinale o que estiver correto:

a) Seiscentismo se refere ao século XVI.

b) O algarismo romano da frase anterior se lê: décimo sexto.

c) Duodécuplo significa duas vezes, dodécuplo, doze vezes.

d) Ambos os dois é forma enfática correta.

e) Quadragésimo, quarentena, quadragésima, quaresma só aparentemente se refere a quarenta.


Gabarito

12345678910
dbcaabdcad

SAIBA MAIS
➡️ Quais são as classes gramaticais?
➡️ Tudo sobre artigo
➡️ Como usar os porquês

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:

1 Comentário

  1. muito bom gostei demais as atividades

Deixe uma resposta