Interpretação e compreensão de textos

Interpretação e Compreensão de texto: como melhorar?

Saber corretamente a interpretação e compreensão de texto é fundamental para ter sucesso em qualquer esfera da vida, principalmente quando precisamos disso para uma prova. Inclusive, o mau entendimento de um enunciado é o que mais influencia equívocos e acarreta o insucesso de muitos estudantes.

O que é Interpretação e Compreensão de texto?

Apesar de sempre ouvirmos falar, poucos sabem o que realmente significa interpretação e compreensão de texto e que, sim, são coisas diferentes. Abaixo você encontra as definições de cada capacidade:

  • Interpretação: refere-se a tudo o que podemos deduzir do texto, organizando as ligações entre o que se lê e a vida. A análise deve ser feita de maneira subjetiva e considerando as ideias do autor;
     
  • Compreensão:refere-se a tudo o que podemos realmente extrair do texto, organizando todas as informações apresentadas com o que se pede. A análise deve ser feita de maneira objetiva e considerando somente o que o trecho deseja exprimir.

Como melhorar a interpretação e a comreensão textual?

  • Interpretação: para interpretar melhor um conteúdo, é necessário ter um entendimento prévio sobre o assunto abordado, além disso, para incorporar a sua interpretação, é necessário ter conhecimento sobre diferentes assuntos, por isso, ler é o exercício mais recomendado para quem quer melhorar suas habilidades críticas;
     
  • Compreensão: para compreender melhor um conteúdo, diferente da interpretação, não é necessário ter conhecimento sobre o assunto, embora isso ajude, o foco é conseguir analisar as informações extraídas do texto e saber o que pode ser usado ou descartado.

Dicas para desenvolver a sua interpretação e compreensão de texto

  1. Esteja atento: a primeira leitura deve ser feita com maior atenção sobre o conteúdo e as informações apresentadas;
     
  2. Releia: ler ao menos 3 vezes ajuda a fixar os dados e assimilar melhor as referências em conjunto;
     
  3. Sublinhe: sublinhar todas as palavras e frases pertinentes para o entendimento do texto é um exercício fundamental tanto para a interpretação quanto para a compreensão;
     
  4. Percepção: é importante distinguir fatos de opiniões, muitas vezes eles estão interligados e saber diferenciá-los é um passo necessário. Os fatos fazem parte da análise objetiva, ou seja, compreensão. Já a opinião, principalmente sobre os fatos, faz parte da análise subjetiva, ou seja, interpretação.

Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta