A primeira coisa que temos que ressaltar são alguns elementos essenciais para interpretar e compreender bem um texto. São eles:

Interpretação x Compreensão textual: Teoria e Exercício

Hoje, vamos entender melhor as diferenças e a relação entre interpretação e compreensão de texto. Ao final do conteúdo, vamos resolver juntos o exercício para fixar o conteúdo. Bora aprender?  Então vem comigo! 

Interpretrar e compreender: coisas diferentes

A primeira coisa que temos que ressaltar são alguns elementos essenciais para interpretar e compreender bem um texto. São eles:

  • Conjunções;
  • Preposições;
  • Sinais de pontuação;
  • Palavras negativas.

Esses tipos de palavras nos dizem muito sobre o texto e as intenções do autor.

Dito isso, é importante entendermos as diferenças entre compreensão e interpretação.

Compreensão

A resposta está no texto, isto é, basta lê-lo para entender o que foi dito.

O enunciado de questões de tratamde compreensão geralmente vão trazer construções como:

  • Segundo o texto…
  • O autor do texto quis dizer…
  • O texto informa que…
  • No texto…

Interpretação

A resposta está fora (além) do texto. Ou seja, depende do conhecimento de mundo do leitor.

Exercícios sobre interpretação trarão, em seus enunciados, frases como:

  • Depreende-se / infere-se do texto…
  • Conclui-se do texto que…
  • O texto permite deduzir que…
  • É possível subentender a partir do texto que…
  • Qual a intenção do autor quando afirma que…

Veja o exemplo:

Ana Júlia andava cabisbaixa.

O que você compreende desta oração? E o que você interpreta?

A palavra ‘cabisbaixa’ traz um sentido de tristeza, não é mesmo? Porém, para chegarmos a essa percepção, nós tivemos que interpretar ou compreender o texto?

Repare que trata-se de interpretação. Nós entendemos, em nosso contexto social, que uma pessoa cabisbaixa está triste.

Mas, então, o que podemos compreender desta oração? Objetivamente, temos que Ana Júlia, uma pessoa do sexo feminino, andava de cabeça baixa (que é o significa de cabisbaixa).

Então, note como a interpretação, como vimos, depende da nossa visão de mundo. Deduzimos que ela estava triste não pelo significado da palavra, ali no dicionário, mas pelo modo como costumamos utilizá-la no nosso contexto social.

Como ler um texto?

Alguns pontos devem ser considerados antes de iniciar a leitura de um texto:

  • Comece sempre pelos enunciados: muitas vezes, as questões trazem textos muito grandes. No entanto, muitas delas sequer tratam do texto em si ou abordam apenas um trecho dele. Então, leia os enunciados antes de ler o texto inteiro.
  • Destaque as palavras-chave do enunciado: são as palavras que vimos há pouco, como conjunções, palavras negativas, verbos no imperativo etc.
  • Destaque os tópicos frasais de cada parágrafo: é uma oração que traz a ideia central de cada parágrafo.
  • Trechos que geram dúvidas: quando você não entender uma parte do texto, faça uma interrogação ao lado e siga adiante. Não perca tempo.
  • Cuidado com extrapolações: não interpretar além do que o texto traz. Esse é um erro muito comum e que leva muitos alunos a perderem pontos valiosos nas provas. Geralmente, as provas são bastante objetivas e não exigem grandes divagações.

Isso posto, vamos entender os diferentes níveis de leitura.

1. Primeira leitura

É uma leitura rápida, em que você não vai destacar nenhum elemento do texto. O objetivo é realizar uma leitura para identificar a ideia central/temática do texto.

2. Segunda leitura

Agora sim, você deve sublinhar e marcar as ideias principais, identificar os tópicos frasais, destacar as palavras-chave etc.

3. Fluxograma

Trata-se de montar um esquema que mostra as relações de dependência, coordenação e as relações entre as partes do texto. Seja prático: ligue as ideias com setinhas.

Importante: faça o fluxograma apenas se você tiver tempo!


Exercício de fixação sobre interpretação e compreensão textual

(FGV) Democracia refém

Desde 2008, o Ibope pergunta à população em idade de votar quão satisfeita ela está com o funcionamento da democracia no Brasil. Os resultados nunca foram brilhantes ainda menos se comparados com países latino-americanos como Uruguai e Argentina, mas jamais haviam sido tão chocantes quanto agora. Só 15% dos brasileiros se dizem “satisfeitos” (14%) ou “muito satisfeitos” (1%) com o jeito que o regime democrático funciona no país. (Estado de São Paulo, 04/09/2015)

O jornalista autor do texto informa que os resultados da pesquisa foram muito chocantes, isso porque:

a) deixaram de ser brilhantes pela primeira vez.

b) mostraram concentração de respostas positivas.

c) indicaram reprovação do governo.

d) apontavam mais de 80% de reprovação.

e) destacaram insatisfação da população.

RESOLUÇÃO:

Seguindo o que vimos, não vamos ler o texto ainda. Vamos direto para o enunciado entender o que é pedido.

Pelo enunciado sabemos que temos um texto que foi escrito por um jornalista, ou seja, deve ser uma notícia, um texto informativo. Já o trecho do enunciado “o autor do texto informa” nos indica que a resposta está no texto. Portanto, trata-se de um exercício de compreensão textual.

Note que o enunciado diz que o autor fala de resultados de alguma pesquisa e que eles foram chocantes. Então, é isso que temos que buscar no texto: os resultados.

Com a primeira leitura, identificamos o tema central do texto: a satisfação do brasileiro em relação à democracia.

Em seguida, já temos uma palavra-chave: ‘nunca’, que é uma palavra negativa, um dos elementos mais importantes para interpretação e compreensão. Depois, temos ‘mas’ e ‘jamais’, isto é, uma conjunção é uma palavra negativa lado a lado. Vamos destacá-las.

Logo em seguida, já temos o que buscamos: a palavra ‘chocantes’. Repare que, antes de ‘só 15%’, temos um ponto. Ali, temos uma conjunção ‘porque’ subentendida, que introduz o motivo de os resultados da pesquisa serem surpreendentes.

Voltando às alternativas:

a) ERRADA. Destacamos que os resultados nunca foram brilhantes.

b) ERRADA. O texto diz que apenas 15% estão satisfeitos.

c) ERRADA. Esta alternativa extrapola o que o texto nos traz. Se 15% estão satisfeitos, o governo não foi totalmente reprovado.

d) CORRETA. Se 15% estão satisfeitos, o restante não está.

e) ERRADA. Outro caso de extrapolação. Há uma parcela da sociedade que está satisfeita com o governo.


Para aprender mais

Se quiser saber mais sobre o conteúdo, assista ao vídeo do meu canal:

Espero que esses exercícios tenham ajudado você a entender melhor sobre interpretação e compreensão textual. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

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