Nesta aula vamos falar sobre articulares textuais, também chamados de operadores argumentativos. O objetivo deste post é entendermos o que são esses articuladores e conhecer os principais - além das conjunções, que são muito faladas. Ao final do conteúdo, trago alguns exercícios para você praticar.

Operadores Argumentativos e Articuladores Textuais

Nesta aula, vamos falar sobre articulares textuais, também chamados de operadores argumentativos.

O objetivo deste post é entendermos o que são esses articuladores e conhecer os principais – além das conjunções, que são muito faladas.

Ao final do conteúdo, trago alguns exercícios para você praticar. Acompanhe!

O que são articuladores textuais?

São expressões ou palavras usadas para fazer o encadeamento entre as partes do texto e construir o seu significado. Em outras palavras, servem para estabelecer relações entre orações e parágrafos. Dessa forma, esses elementos são fundamentais para a coesão e coerência textual.

Exemplos:

Ele não compareceu no horário. Além disso, nem se preocupou em dar satisfação. (aditiva)

Veja que o ‘além disso’, nesse caso, tem sentido equivalente a ‘e’.

Eu iria à festa, mas meu pai comparecerá. (adversativa)

A conjunção ‘mas’, nesse exemplo, traz uma ideia de oposição de ideias.

Principais articuladores textuais

  • Certeza: sem dúvida, certamente, é sabido que, evidentemente, realmente etc.
  • Necessidade: convém, é necessário, urge, necessariamente, é preciso etc.
  • Dúvida: talvez, é provável, quiçá, provavelemnte, não é certo etc.
  • Ilustração/esclarecimento: por exemplo, isto é, em outras palavras, ou seja etc.
  • Apresentar uma ideia: de início, primeiramente, em primeiro lugar, por um lado etc.
  • Dar continuidade a um mesmo assunto: de fato, da mesma forma, do mesmo modo, com efeito etc.
  • Mudança de assunto: por outro lado, no que diz respeito, acerca de, no que se refere a, quanto a etc.
  • Apresentar opinião: é possível afirmar, é inegável que, é relevante ressaltar que etc.
  • Discordar ou refutar: é importante ressaltar, porém, não é conveniente afirmar, tal julgamento não me parece etc.
  • Fornecer detalhes: em suma, em resumo, sucintamente, em poucas palavras etc.

Conjunção integrante

Esta é a única conjunção que veremos nesta aula. Trata-se da conjunção integrante ‘que’ (o ‘se’ também possui essa função). Esse tipo de conjunção é o que inicia orações subordinadas substantivas.

Exemplo:

O sindicato anunciou que fará greve no próximo mês.

Nessa oração, o ‘que’, tem a função de conjunção subordinativa integrante, pois, na sequência dele, não um objeto, mas uma oração exercendo esse papel (nesse caso, uma oração subordinada substantiva objetiva direta).


Exercícios sobre Articuladores Textuais

QUESTÃO 1

(ENEM)

Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas também de problemas como morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável.

(ATALIA, M. Nossa vida. Época. 23 mar. 2009)

As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que

a) a expressão “Além disso” marca uma sequenciação de ideias.

b) o conectivo “mas também” inicia oração que exprime ideia de contraste.

c) o termo “como”, em “como morte súbita e derrame”, introduz uma generalização.

d) o termo “Também” exprime uma justificativa.

e) o termo “fatores” retoma coesivamente “níveis de colesterol e de glicose no sangue”.

QUESTÃO 2

(UEPB)

O AQUECIMENTO CLIMÁTICO AMEAÇA AS GELEIRAS DO HIMALAIA

Por Julien Bouissou

O aquecimento climático está acelerando o derretimento das geleiras do Himalaia. Quarenta e nove postos de observação do clima, espalhados pela cadeia montanhosa, registraram desde meados dos anos 1970 um aumento da temperatura média de 1,2 ºC, ou seja, o dobro do aumento que havia sido registrado anteriormente, ao longo de um período equivalente, nesta latitude.

Em relação ao termo “ou seja” pode-se afirmar que é um operador discursivo que

a) nega o que foi apresentado anteriormente, indicando uma não contradição no decorrer do texto.

b) marca uma relação de retificação, distorcendo o enunciado anterior.

c) estabelece a progressão textual, ampliando o conteúdo semântico do enunciado.

d) delimita a relação entre os enunciados do texto, ocasionando uma redução de sentido à informação posterior.

e) introduz um argumento que produz efeitos de sentidos contrários, alterando a informação anterior.

QUESTÃO 3

(UEPB)

AMAZÔNIA: A FLORESTA SEM FIM

Antes apontada como o ‘pulmão do mundo’, sabe-se hoje que a importância da floresta amazônica é muito maior. De celeiro da biodiversidade a elemento controlador do clima do planeta, a região AINDA guarda muitos mistérios sob as copas das árvores. […]

Entre o solo rico em agentes decompositores e a copa das árvores, a 40 metros há um hiato envolto pela penumbra. […]

GIASSETTI, Ricardo. Amazônia: a floresta sem fim. Revista Amazônia: conhecer fantástico. São Paulo: Arte Antiga Editora, ano 3, n. 37, 2007, p. 5.

Em “[…] a região AINDA guarda muitos mistérios […]” (l. 3-4), o termo em destaque funciona como

a) operador discursivo responsável pela organização das ideias que revelam a importância da floresta amazônica como controladora do clima do planeta.

b) introdutor de um argumento a mais, que estabelece uma relação sequencial, indicando a Amazônia, também, como guardiã de mistérios.

c) conector que estabelece, ao mesmo tempo, uma relação de contradição e de concessão, tendo em vista a Amazônia ser o “pulmão do mundo” e guardar muitos mistérios.

d) elo coesivo que marca uma relação conclusiva, pois a relevância da floresta amazônica é maior do que se pensava.

e) organizador textual que remete a um discurso anterior, mostrando a Amazônia como uma floresta sem fim, muito mais do que “pulmão do mundo”.

QUESTÃO 4

(UEPB) A ausência de conectivos no texto abaixo acarreta problemas de coesão sequencial.

“O futuro da Varig poderá ser decidido nesta semana ________ o governo pague a conta. O Brasil que pode dar certo mostrou sua face na semana passada. ________ toda a comoção que cercou o leilão da venda da Varig, o governo manteve prudente distância da confusão. (…) O destino da maior empresa aérea brasileira está entregue à lei de Recuperação judicial, o mecanismo institucional adequado. Longe,________, do discurso nacionalista que durante muito tempo premiou a incompetência local com favores desmedidos. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) avisou que, ________ venha a financiar parte da aquisição, não abrirá mão de suas normas. Não se poderá, ________ aconteceu no passado, lançar mão do dinheiro público para fazer mais largo o sorriso privado”.

(Veja, 14/06/06)

Indique a alternativa na qual estão listados os conectivos que preenchem, respectivamente, as lacunas do texto.

a) embora, Devido a, então, assim que, já que

b) a menos que, Embora, logo, caso, conforme

c) sem que, Devido a, pois, desde que, porque

d) sem que, Apesar de, portanto, caso, como

e) embora, Apesar de, portanto, uma vez que, visto que

QUESTÃO 5

(UEPB)

Em “DESQUE QUE eram pequenininhos” a expressão em destaque, nesse contexto, é um operador discursivo com valor semântico que:

a) Estabelece o sentido de simultaneidade em relação a origem da amizade.

b) Introduz uma relação de condicionalidade que indica a permanência da amizade.

c) Acrescenta uma relação de eventualidade que remete ao encontro dos dois amigos.

d) Indica uma relação de temporalidade que remete a uma determinada época da amizade.

e) Faz referência ao modo como a amizade acontecia.


Gabarito

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Para aprender mais

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