A primeira coisa que você precisa saber é que ele usa a base do texto dissertativo-argumentativo. O foco: transmitir a opinião do autor, seu posicionamento a respeito de um assunto.

Quais são as características de um artigo de opinião?

Pupilinhos, vamos falar hoje sobre um gênero textual muito pedido em vestibulares e até mesmo em concursos públicos: o artigo de opinião. Antes de falar das características e apresentar outras informações importantes, vale a pena lembrar que ele pode surgir na prova de Redação ou nos exercícios de interpretação e compreensão textual.

Qual é a finalidade do artigo de opinião?

A primeira coisa que você precisa saber é que ele usa a base do texto dissertativo-argumentativo. O foco: transmitir a opinião do autor, seu posicionamento a respeito de um assunto.

Daí vem a pergunta: “Professora Pamba, onde eu encontro o artigo de opinião?”. Fácil: nos meios de comunicação, principalmente em rádio, tevê, jornal, revista e na internet (portais de notícias).

Ué, no rádio? Sim, o artigo de opinião não é só escrito. Ele pode ser apresentado no telejornal, em um programa jornalístico radiofônico e até mesmo nos podcasts. Chique, né?

As características de um artigo de opinião

Para identificar um artigo de opinião, observe:

* O artigo de opinião apresenta a defesa de um ponto de vista (persuasão).

O que isso significa: o autor tem o objetivo de convencer quem está lendo. Ele quer persuadir (levar alguém a acreditar) o leitor.

* Argumentos

Eles são essenciais para a construção de um artigo de opinião. São eles que vão sustentar o ponto de vista do autor.

* Pode ser escrito na 1ª ou na 3ª pessoa

Esse é outro diferencial em relação ao texto dissertativo-argumentativo. No caso de uma prova, é fundamental analisar se há alguma orientação sobre isso antes de escrever.

* A linguagem é simples e objetiva

O artigo de opinião tem a proposta de atingir o maior número possível de pessoas, ou seja, deve ser direto e de fácil compreensão.

* Estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão

Novamente, remete à forma do texto dissertativo-argumentativo. Você apresenta o tema, defende e fecha seu pensamento sobre o ponto de vista apresentado.

* Tem título

Quanto mais criativo e chamativo, melhor. Ele deve atrair a atenção de quem vai ler.

* Traz a assinatura do autor

Pode ser o nome completo ou apenas as iniciais. Por isso, é aconselhável prestar atenção ao que pede a banca de provas. Ok?

Se você curte acompanhar as tretas nos comentários das redes sociais, preste atenção que sempre surge um “textão”. Muitos deles têm todas as características de um artigo de opinião. Eu fico na minha, mas sempre dou uma olhada, né? Faz parte do processo de aprendizado.

Outro caminho legal para conhecer as características de um artigo de opinião é procurar o espaço dos colunistas nos jornais. Tem autores que falam sobre os mais diversos assuntos e ainda há uma seção para os leitores, que também podem compartilhar impressões e ideias.

Dicas da professora Pamba

Para escrever um bom artigo de opinião, além de conhecer as principais características, também é necessário:

* Buscar fontes para comprovar o seu ponto de vista.

Tenha exemplos, dados estatísticos, citações e outras informações que considerar pertinentes para o desenvolvimento do seu texto.

* Antecipe-se: tente prever os argumentos de quem não concorda com sua ideia. 

Como o artigo de opinião tem a característica de convencer outra pessoa sobre um determinado ponto de vista, tente imaginar como ela rebateria seus pensamentos.

Tenho uma aula bem bacana sobre artigo de opinião e suas características, com download gratuito de material de apoio. Vou trabalhar um texto do jornal El País (“Violência obstétrica, uma forma de desumanização das mulheres”), escrito pela antropóloga brasileira Débora Diniz e a cientista política argentina Giselle Carino.

Somos pessoas críticas, certo? Tenho certeza que você vai ler tudo com calma e identificar as principais características do artigo de opinião. Bora praticar?

Não deixe de assistir a essa superaula sobre artigo de opinião!

Espero que este conteúdo sobre as características do artigo de opinião tenha ajudado você. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS

Como organizar suas ideias para escrever uma redação?
Cronograma de estudos para dominar o Português até o ENEM

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.


Compartilhar:

1 Comentário

  1. Muito bom, li esses comentários e tirei 9.8 na orova de redação

Deixe uma resposta