Instrumento de comunicação composto por regras. Quanto mais dominamos essas regras, mais eficaz é nossa comunicação (escrita ou verbal).

Semântica: Língua falada e língua escrita

O estudo da semântica é fundamental para compreender a língua portuguesa. Nesse sentido, é necessário que entendamos melhor a linguagem falada e escrita e suas diferenças.

Língua

Instrumento de comunicação composto por regras. Quanto mais dominamos essas regras, mais eficaz é nossa comunicação (escrita ou verbal).

A língua permite que exista a comunicação entre os indivíduos que dominam esse mesmo código (alfabeto, vocabulário, etc.). Isso significa que, ao conhecer as regras da língua, conseguimos decodificá-la (ler, escrever e entender o significado das mensagens).

Exemplo:

Ele é careca/calvo.

Homem grande/homenzarrão.

Veja que a escolha das palavras nos exemplos acima depende da situação e das preferências de quem está falando. Todas estão certas.

Fatores de uso da língua

  • Fatores regionais: trata-se das diferenças do uso da língua em diferentes partes do país ou até mesmo de uma mesma região (bairro, cidade, estado). Em cada uma delas, existem palavras específicas que compõem o vocabulário dessas pessoas;
  • Fatores culturais: escolarização e formação cultural. Geralmente, pessoas mais escolarizadas têm um maior domínio da língua;
  • Fatores contextuais: modo de fala muda de acordo com a situação;
  • Fatores profissionais: linguagem técnica de uma profissão;
  • Fatores naturais: dependem de gênero, idade, etc.

Fala

É, inicialmente, condicionada pelas regras da língua, mas permite a criatividade em seu uso. A língua é o código em comum a todos de uma mesma língua materna, e a fala é a forma como cada indivíduo a utiliza.

Atenção: escolha vocabular x regras gerais da língua (leis combinatórias). Não é porque a fala permite a criatividade que não há a necessidade de se seguir as regras estabelecidas.

Exemplo:

“Passado dos casa pais da meus saí eu ano”.

Incompreensível, não? Isso porque não utilizamos as regras combinatórias que regem nossa língua e, consequentemente, nossa fala.

Com elas, a frase ficaria inteligível:

Ano passado eu saí da casa dos meus pais.

Níveis da fala

  • Nível formal-culto: língua padrão ou norma culta. 

Utilizada em situações formais (que exigem cuidado vocabular); obediência às regras e para ter maior prestígio social;

  • Nível coloquial-popular: uso no dia a dia, de caráter informal e espontâneo. 

Há pouca preocupação com as regras formais e possui variantes, como gírias, jargões e linguagens regionais.

Escrita

Não é apenas a representação da língua falada. Trata-se de um sistema mais disciplinado e rígido, que não tem mímica (gestos), tom de voz ou fisionomia. Além disso, a escrita usa a gramática como base.


Para aprender mais

Se quiser saber mais sobre o conteúdo, assista ao vídeo do meu canal:

Espero que esses exercícios tenham ajudado você a entender melhor sobre semântica e a língua falada e escrita. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

Semi Extensivo de Português Prof. Pamba

SAIBA MAIS
📚 Termos Acessórios da Oração: Quais são e Exercícios
📚 Sintaxe: saiba sobre os termos integrantes da oração
📚 Exercícios de Predicado

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta