Quem vai prestar vestibular ou fazer o Enem sabe da importância da redação para sua aprovação. E uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos candidatos é organizar as ideias para produzir um texto bem-estruturado, coeso e coerente. Nesse sentido, o tópico frasal é um elemento importantíssimo. O primeiro ponto que devemos ter em mente é que todo texto tem tópico frasal. Todos eles! E isso torna o tópico frasal importante não apenas para ajudar a escrever a redação, mas também para interpretação e compreensão de textos.

Tópico Frasal: o que é e como fazer

Quem vai prestar vestibular ou fazer o Enem sabe da importância da redação para sua aprovação. E uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos candidatos é organizar as ideias para produzir um texto bem-estruturado, coeso e coerente. Nesse sentido, o tópico frasal é um elemento importantíssimo.

O primeiro ponto que devemos ter em mente é que todo texto tem tópico frasal. Todos eles! E isso torna o tópico frasal importante não apenas para ajudar a escrever a redação, mas também para interpretação e compreensão de textos.

Não à toa, sempre sugiro a meus alunos que busquem circular o tópico frasal de todos os textos que leem, pois isso vai contribuir para que eles entendam o que estão fazendo, qual é o objetivo do autor e/ou o que está sendo pedido e sigam adiante mais facilmente.

Neste post, vamos ver o que é tópico frasal, como fazê-lo e como localizá-lo em um texto. Acompanhe!

Tópico frasal: o que é, como fazer e identificar

Tópico frasal é a ideia principal de cada parágrafo de um texto. Como vimos na aula sobre a estrutura dos parágrafos, eles sempre são elaborados em torno de um tópico frasal e uma série de ideias secundárias que remetem a essa ideia central.

Na introdução de uma redação, por exemplo, o tópico frasal nada mais é do que a tese, que é onde o candidato apresenta ao leitor o seu ponto de vista sobre um determinado tema.

Acompanhe o parágrafo a seguir:

O trânsito nas grandes capitais é um problema que vem se agravando e poucas medidas são tomadas, pela sociedade, que sejam realmente eficientes na solução dessa deficiência. O prefeito da cidade de São Paulo, por exemplo, em uma tentativa de amenizar esse caos urbano, restringiu a circulação de caminhões nas principais vias e marginais nos horários de pico, porém, segundo balanço apresentado pela C.E.T. (Companhia de Engenharia de Tráfego), houve um aumento no número de carros nas vias, o que acabou por piorar o problema. Sendo assim, o trânsito nas grandes cidades merece atenção de todos os envolvidos, pois, apesar da aparente dificuldade, ele pode ser solucionado com exigências mais rigorosas na concessão de contratos para empresários do ramo de transporte público.

Veja que o parágrafo está dividido em cores, para que deixemos bem claras quais são as ideias do tópico frasal (em vermelho) e quais são as ideias secundárias relacionadas a eles.

Quando lemos o tópico frasal de qualquer parágrafo, entendemos logo de cara qual é o assunto que está sendo desenvolvido. Repare nos grifos em amarelo, que destacam apenas as palavras principais. Se lêssemos apenas elas, já conseguiríamos definir o tema desse parágrafo, sem sequer lê-lo por inteiro.

Veja como o tópico frasal é importante para apresentar a ideia completa do tema. Aliás, vale destacar que, nesse exemplo, estamos tratando de um parágrafo escrito para uma redação. Então, nesse caso, o tópico frasal apresenta a tese do candidato.

A seguir, em azul, temos as ideias secundárias, que dizem respeito à ideia central apresentada nas primeiras linhas, trazendo novas informações. Em verde, temos outra ideia secundária, que é o fechamento do nosso parágrafo. Ou seja, tudo o que vem após o tópico frasal no parágrafo faz – e sempre deve fazer – referência a ele.


Espero que este post tenha ajudado você a compreender mais sobre o tópico frasal. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

E para entender mais sobre essa dicas, confira meu vídeo abaixo:

SAIBA MAIS:

👉 Exercícios Resolvidos de Formação das Palavras

👉 Quando usar “A”, “À” OU “HÁ”?

👉 Substantivos: Teorias e Exemplos

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:

1 Comentário

  1. Adoro as suas aulas!

Deixe uma resposta