exercícios sobre preposição nas provas de vestibular, Enem e concursos

Exercícios sobre preposição

Sempre surgem exercícios sobre preposição nas provas de vestibular, Enem e concursos.

Antes de partir para o exercício prático sobre preposição, saiba que:

* É fundamental você entender o que é uma preposição e para que ela serve

* Conhecer a classificação das preposições e ainda como funciona a combinação e contração delas.

Tem aula bacana sobre isso tudo. Arrume um tempinho aí no seu planejamento de estudos para deixar esse conteúdo em destaque.

O que você não pode esquecer sobre a preposição?

A preposição é um conectivo, é invariável e tem a função de ligar duas outras palavras, estabelecendo entre elas determinadas relações de sentido e dependência. Nesse aspecto, lembre-se também das conjunções. Qual é a função delas mesmo? Ah, isso mesmo: elas unem frases e orações.

Vamos dar uma desenferrujada antes de partir para o exercício prático sobre preposição, ok?

Observe a frase:

“Paixão pela vida de campo”

Nesse caso, temos uma locução prepositiva, ou seja, grupos de palavras que juntas têm a função de preposição – “de campo”. Poderia ser, por exemplo, “vida campestre” ou “vida rural”, assumindo, nessas situações, o papel de adjetivo. Compreenderam?

Vamos agora a um exercício prático sobre preposição:

1. (Vunesp – 2019) Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas da frase a seguir, no que se refere à ocorrência da crase, conforme a norma padrão da língua:

O operador de câmera quis confirmar se estava correta _______ informação de que o número de pessoas dispostas _______ dedicar-se _______ aulas de Matemática havia aumentado.

A. a, a, às

B. à, à, as

C. a, à, à

D. à, a, a

E. a, à, as

Agora, vamos preencher os espaços com os “as” e avaliar o que é só preposição, apenas um artigo ou um “a” que exige o acento grave. Bora?

* No primeiro espaço, temos “a informação”. Ocorre simplesmente uma preposição essencial, sem acento. Aliás, não esqueça dessa definição: preposições essenciais e acidentais. Depois, confira novamente a aula para deixar tudo bem claro aí na sua cabecinha.

* Na segunda lacuna, temos “disposta a”. Como está diante de um verbo, não tem acento. Se esqueceu as regras da crase, depois trate de rever as aulas sobre esse tema também.

* Para fechar, temos “dedicar-se a”. Quem se dedica, se dedica a alguma coisa. Temos aqui o “a” da preposição e o “a” do artigo: “dedicar-se às” aulas de Matemática.

Dessa forma, temos “a”, “a” e “às”, ou seja, a ALTERNATIVA A é a resposta correta.

Para fechar essa rodada de exercícios, você lembra da aula sobre o valor semântico das preposições? Vamos agora praticar para recordar esse assunto que não apenas cai, mas despenca nas provas. Pode apostar!

Valor semântico das preposições: observe as frases e marque o sentido que a preposição SOBRE assume dependendo do contexto. Vamos lá:

1. Fala-se muito sobre independência financeira.

Esse “sobre” nos traz a ideia de ASSUNTO! Fala-se muito “sobre algo”.

2. Deixei a mochila sobre a mesa.

Tenho novamente a preposição “sobre”, mas o contexto é completamente diferente: estou falando agora a respeito do LUGAR.

Fácil né, pupilinhos? Esse assunto sempre é cobrado nas provas e, por mais que pareça fácil, ainda causa muita confusão.

Tem mais um exercício prático para fixar o uso das preposições de acordo com o valor semântico:

2. Valor semântico das preposições: observe as frases e correlacione corretamente com o sentido que elas assumem dependendo do contexto.

Confira:

(  ) Com muito estudo, conseguiu uma vaga

(  ) Ele irá com você de ônibus

(  ) Estudo a poucas quadras da delegacia

(  ) Com o que você se machucou?

( a ) Distância ( b ) Instrumento ( c ) Causa ( d) Companhia

Vamos lá?!

* Na primeira frase, temos a preposição “com” indicando causa. A vaga foi conquistada com muito estudo.

* Na segunda alternativa, temos novamente a preposição “com”. Dessa vez, ela assume o papel de companhia.

* Vamos ao terceiro caso. Agora, a preposição “a” incorpora a ideia de distância.

* Para fechar, a preposição “com” está de volta e ganha a função de instrumento.

Dessa forma, a sequência correta das respostas é: c, d, a, e b. Tenho certeza que agora vocês não erram de jeito nenhum esse assunto nas provas.

Se ainda surgir alguma dúvida, confira novamente a aula sobre o valor semântico das preposições!

Espero que este conteúdo com exercícios sobre preposição tenha ajudado você. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS:

Preposição: definição e exemplos

Cronograma de estudos para dominar o Português até o ENEM

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta