Quais as melhores técnicas para estudar Português para o Enem?

Quais as melhores técnicas para estudar Português para o Enem?

Uma das dúvidas mais frequentes dos meus alunos é: qual é a melhor forma de estudar Português para o Enem?

Felizmente, existem algumas técnicas que você pode aplicar para se organizar e otimizar seus estudos. Sim, técnicas! Porque ir bem em uma prova não é uma questão de dom ou inspiração, mas de prática. E é disso que vamos falar neste post. Acompanhe!

5 técnicas para estudar Língua Portuguesa para o Enem

1. Entenda o que é estudar

Quando falamos de estudar, muita gente acha que basta simplesmente se afundar nos livros ou passar horas e horas assistindo a vídeos no YouTube. Mas não é isso. Estudar tem a ver com organização. É necessário saber como sistematizar os estudos.

E, para isso, você precisa mudar sua postura em relação ao ato de estudar. Entenda que não se trata de algo chato ou maçante; encare isso como uma oportunidade que vai lhe abrir portas para o seu futuro.

2. A ordem correta para estudar

Agora com uma nova mentalidade, você senta para estudar e… por onde começar? A primeira coisa que devemos ter em mente é que a aula sozinha não ensina tudo o que você precisa saber. Ou seja, não basta ir à escola ou acessar sua plataforma de estudos on-line e prestar atenção à aula. É necessário estudar o conteúdo que o professor passou.

Então, assista à aula do dia, utilize materiais de apoio para revisar o conteúdo e – muito importante! – faça exercícios. Resolver questões é fundamental para fixar o que você estudou.

E não adianta apenas praticar e se resignar com os erros. Utilize o erro como uma oportunidade de aprendizado. Preste atenção nas questões que você errou, identifique o conteúdo de cada uma delas, verifique o que você errou e volte para os estudos.

3. Na dificuldade, busque recursos e faça cursos específicos

Muitas vezes, estudamos e revisamos o conteúdo, mas temos a impressão de que não avançamos. Se isso já aconteceu com você, utilize a tecnologia a seu favor. 

Na internet, você encontra uma infinidade de canais e plataformas de ensino, muitas delas de disciplinas específicas, como a Redação e Gramática Zica. Elas permitem que você se aprofunde nos estudos de cada disciplina, indo além do que é oferecido nas escolas. Ou seja, você sai na frente dos demais candidatos.

4. Faça resumos e mapas mentais para revisar

Todos nós passamos por um fenômeno chamado curva de esquecimento. Isso significa que tudo o que estudamos será esquecido com o passar dos dias. E tem até dados que comprovam isso: pesquisas mostram que esquecemos em torno de 40% das coisas novas que aprendemos se passamos um mês sem ter contato com elas novamente.

Por isso, é fundamental revisar os conteúdos de tempos em tempos. Mapas mentais e resumos são ótimos recursos para otimizar essa revisão – e praticar com exercícios também, é claro.

5. Anote todas as suas dúvidas e revise os conteúdos mais difíceis de tempos em tempos

Não se acanhe diante das suas dificuldades. Temos a tendência de nos apegarmos aos conteúdos que dominamos e dar de ombros para aqueles que consideramos mais difíceis.

Sempre que tiver uma dúvida, pergunte ao professor, seja na sala de aula, na plataforma on-line ou até mesmo nos comentários do vídeo no YouTube. Identifique os conteúdos que você tem mais dificuldade, anote e vá atrás de novos materiais para estudar. E não se esqueça dos resumos, mapas mentais e exercícios!

Bônus: em que ordem estudar Português?

Esta é a dica matadora. Atenção à sequência:

  • Fonologia: fonema, morfema, ortografia, acentuação gráfica, separação silábica.
  • Morfologia: classes de palavras (substantivo, adjetivo, artigo, advérbio, interjeição, conjunção) e como são formadas.
  • Sintaxe: entender a função das palavras (sujeito, predicado, objeto, complemento, termos acessórios), concordância nominal e verbal, crase.

Esta é a base fundamental da Língua Portuguesa. Mas tem mais! Estude também:

  • Semântica: significação das palavras em diferentes contextos.
  • Estilística: vícios e figuras de linguagem, denotação, conotação.

Para aprender mais

Espero que esses exercícios tenham ajudado você a entender mais sobre as melhores técnicas para estudar Português para o Enem. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS

📚ENEM: 9 COMPETÊNCIAS COBRADAS EM LINGUAGENS
📚COMO AS REDAÇÕES DO ENEM SÃO CORRIGIDAS?
📚CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA DOMINAR O PORTUGUÊS ATÉ O ENEM

Acompanhe meu trabalho nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga meu perfil no Instagram, inscreva-se no meu canal no Youtube e participe do meu grupo oficial no Telegram.

Compartilhar:

4 comentários

  1. Eu amo muito a professora Pamba. Ela é muito animada. E deixa eu muito feliz

  2. Ótimas dicas!

Deixe uma resposta