8 dicas para uma boa redação para Concurso

Muitos concursos públicos não possuem apenas a prova objetiva, mas também uma redação. E assim como no vestibular ou no Enem, mandar bem na redação é fundamental para aumentar suas chances de aprovação.

Cada prova tem sua particularidade, que depende da banca. No entanto, existem alguns elementos que permeiam qualquer redação e nos quais os corretores ficarão de olho.

É o caso da coesão e da coerência textual, do domínio da língua e da capacidade de reflexão do candidato sobre o tema proposto.

Dito isso, separei algumas dicas que podem ajudar você na hora de fazer sua redação no concurso público. Me acompanhe!

(mais…)

Barroco e Maneirismo: Resumo completo e exercícios

Barroco e Maneirismo são importantes movimentos artísticos que abrangeram a pintura, a literatura, entre outras artes. Conhecê-los é importantíssimo para as provas, pois eles permeiam diversas disciplinas, da História à Língua Portuguesa e Literatura.

Sendo assim, preparei um resumo sobre esses dois movimentos e alguns exercícios para praticar. Acompanhe!

(mais…)

Com certeza ou concerteza? Qual é o correto

A língua portuguesa pode pregar algumas peças de vez em quando, principalmente porque a forma como muitas palavras ou expressões são ditas não nos dizem exatamente como elas devem ser escritas.

E uma das expressões que mais causam deslizes na redação é: com certeza ou concerteza? Na dúvida, o melhor é sempre não escrever. Mas melhor ainda é aprender a maneira certa. Por isso, vem comigo!

(mais…)

Renascimento: Características, Contexto Histórico e Exercícios

Conhecer os principais movimentos culturais e artísticos da história é fundamental para quem vai prestar vestibular, concurso público ou Enem. Eles não só permeiam o conteúdo de História, como também impactam uma série de outras matérias e podem aparecer em diferentes questões.

E é por isso que, neste post, vamos falar sobre o Renascimento. Acompanhe!

(mais…)

Qual usar: ‘Ao Invés de’ ou ‘Em Vez de’? Dicas de Português!

Na linguagem falada coloquial, muitas vezes não nos atentamos para o uso errado de certos termos. Porém, nas provas e na redação, esses erros podem custar pontos precisos.

E uma das confusões mais comuns é o uso de ‘ao invés de’ e do ‘em vez de’. Neste post, vamos ver as diferenças e os empregos dessas expressões. Me acompanhe!

(mais…)

Seção, Sessão, Cessão: Qual a Forma Certa?

Sessão, seção ou cessão? Você sabe quais delas estão certas e onde e como utilizá-las da maneira adequada?

Esses três termos são mais um exemplo das pegadinhas da língua portuguesa. Juntos, eles fazem parte do grupo de palavras conhecidas como homófonas heterográficas, isto é, elas possuem o mesmo som, mas grafias diferentes.

Assim como outras palavras homófonas, conhecer bem o significado de cada uma é fundamental para você não perder pontos bobos na redação e não errar questões fáceis.

Por isso, neste post, separei um guia rápido para tirarmos quaisquer dúvidas de uma vez por todas. Vamos lá?

(mais…)

Etimologia: entenda a origem e evolução das palavras

A etimologia é um tema que perpassa todo o estudo da língua portuguesa. Isso porque ela trata da origem das palavras e como elas foram se alterando ao longo do tempo até chegar a sua forma atual.

A própria palavra – “etimologia” – é um exemplo disso. Ela tem origem na junção de dois termos do grego antigo: “étymon“, que significa “verdadeiro significado”, e “logia”, que significa “estudo”. A palavra “etymología” pode ser entendida, portanto, como o estudo do real significado das palavras.

(mais…)