Seja vestibular, Enem ou concurso público, o candidato tem que estudar muito e manter muito conteúdo na cabeça. Mas nem todos têm facilidade para lembrar tantas coisas e é comum que esqueçamos o que estudamos ao longo do ano.

Técnicas para não esquecer o que foi estudado

Seja vestibular, Enem ou concurso público, o candidato tem que estudar muito e manter muito conteúdo na cabeça. Mas nem todos têm facilidade para lembrar tantas coisas e é comum que esqueçamos o que estudamos ao longo do ano.

Então, o que fazer para evitar o “branco” na hora da prova?

Felizmente, existem dicas e técnicas que ajudam a não esquecer o que estudamos. Elas ajudam a memorizar os conteúdos e mantê-los na cabeça por mais tempo.

Vamos conhecer algumas delas!

Como não esquecer o que foi estudado

Faça revisões

Diante de tanto conteúdo e de tantas disciplinas diferentes, não adianta achar que basta ver uma vez e pronto. A revisão é um processo fundamental para memorizar o que você estudou.

E não precisa ver tudo de novo. Revise apenas os pontos mais importantes, aproveitando para fazer um resumão de cada conteúdo.

Revise esse material frequentemente, pelo menos uma vez ao mês, se tiver tempo. E, claro, use seu resumo para refrescar a memória na véspera da prova.

Não decore

Decorar não é a melhor forma de não esquecer o que foi estudado. Para que algo não saia da sua cabeça, você deve aprendê-lo.

É claro que para conteúdos como datas, fórmulas e siglas a saída é decorar mesmo. Mas o grosso da matéria deve ser compreendido e apreendido.

Por isso, seja na sala de aula ou na sua plataforma de estudos on-line, tire suas dúvidas com o professor. Resolver exercícios é uma ótima forma de avaliar onde você precisa melhorar e quais assuntos já domina.

Faça anotações

Durante a aula ou durante a revisão, anote. Ninguém consegue manter a atenção 100% do tempo; é comum que nossa cabeça viaje enquanto ouvimos o professor falar ou enquanto lemos um conteúdo.

Para diminuir as lacunas que isso cria, crie o hábito de fazer anotações, destaque os principais pontos e escreva palavras-chave em tópicos. Usar uma marca-texto para destacar elementos importantes na apostila já ajuda bastante também..

Essas anotações podem ser o ponto de partida para suas revisões e para o seu resumo final.

Faça mapas mentais

O mapa mental é uma espécie de resumo em forma de diagrama. A partir de uma tema central, liste os subtemas relacionados a eles e outros assuntos que possam se conectar de alguma forma.

Use poucas palavras mesmo. A ideia é dar um panorama mais claro sobre sua compreensão acerca do tema e fazer associações. Quando você entende a relação de um assunto/conceito com outro, fica mais fácil eliminar a “decoreba” e de fato compreender a matéria.

Use a Técnica Feynman

Essa é uma técnica curiosa, mas que ajuda você a entender sua compreensão sobre um determinado tema. São quatro passos:

  • Escolha um conteúdo que você quer aprender;
  • Explique-o a uma criança;
  • Preste atenção nas falhas na sua compreensão sobre o conteúdo;
  • Revise-o.

É claro que você não precisa encontrar uma criança e explicar para ela as regras de uso da crase. A ideia é se imaginar explicando um conteúdo de forma simples, para quem nunca ouviu falar dele.

Mantenha uma rotina saudável

Estresse, noites mal dormidas, alimentação ruim. Pode soar batido, mas todos esses elementos influenciam negativamente na memória.

Pense no dia em que você acordou depois de uma noite de pouco sono. Ficamos meio grogues e aéreos, não é mesmo?

Para estudar bem a apreender os conteúdos, é preciso ter uma rotina que afaste o cansaço. A combinação de exercícios físicos e alimentação saudável pode fazer maravilhas para a nossa mente e para nosso corpo.

E, claro, dormir bem. É durante o sono que nosso cérebro organiza todas as informações com as quais fomos bombardeados durante o dia, jogando o fora o excelente e mantendo o importante.

Faça pausas durante os estudos

Assim como não conseguimos manter a atenção de maneira constante, todos nós cansamos. Chega um ponto que não entra mais nada na cabeça.

Por isso, durante os estudos, faça pausas frequentes. vá ao banheiro, coma alguma coisa, respire fundo. Essa pausa é necessária para o cérebro recarregar as baterias e conseguir focar novamente.

Evite distrações

Enquanto estiver estudando, por mais difícil que seja, deixe o celular silencioso e com a tela virada para baixo. Evite ouvir música e desligue a TV. E, sempre que possível, estude em um canto mais tranquilo, em que você sabe que não vai te atrapalhar.

Distrações como uma notificação do Instagram quebram a concentração e prejudicam a absorção do que estávamos vendo quando fomos interrompidos.

Para aprender mais

Aprenda mais dicas de estudos, assista à aula:

Espero que esse post ajude você a conhecer mais sobre como não esquecer o que foi estudado. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS

📚 COMO ESTUDAR LITERATURA PARA O ENEM E PARA VESTIBULARES
📚 VOCABULÁRIO ESSENCIAL PARA CONCURSOS
📚 OS ERROS MAIS COMUNS DE PORTUGUÊS EM CONCURSOS

Acompanhe meu trabalho nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga meu perfil no Instagram, inscreva-se no meu canal no Youtube e participe do meu grupo oficial no Telegram.

Compartilhar: