Palavras que você erra todo dia

A língua portuguesa pode ser traiçoeira. No dia a dia, usamos uma série de palavras e expressões que nem sempre estão corretas.

E se por um lado elas passam batido na comunicação oral, por outro, elas podem trazer problemas na escrita, principalmente para quem vai prestar vestibular, Enem ou concurso público.

Neste post, vamos conhecer 5 palavras que, provavelmente, você erra todos os dias e nem sabe. Acompanhe!

Erros comuns que praticamos no dia a dia

Detetizar ou Dedetizar?

Sabe quando um edifício vai passar por um tratamento para controle de pragas (geralmente insertos)? Pois bem, embora seja muito comum ouvir por aí a versão errada, o correto é DEDETIZAR/DEDETIZAÇÃO.

Para memorizar, lembre-se disso: a origem desta palavra vem de um veneno aplicado há muitas décadas chamado DDT. Do nome do produto nasceram o verbo e o substantivo.

Sofrência ou Sofrença?

Os fãs de Marília Mendonça conhecem bem a sofrência. Porém, o que se tornou sinônimo de um estilo musical é, na verdade, um erro gramatical. Essa palavra não existe, o correto para se referir ao ato de sofrer é SOFRENÇA.

Claro que, hoje em dia, com a disseminação das músicas, a palavra sofrência é aceita neste contexto específico. A dica é: para não errar, use “sofrimento”.

Parabéns ou Parabém?

Todo mundo já cantou “parabéns para você” ou desejou os parabéns para alguém, seja por conta de um aniversário ou de alguma conquista – ou ironicamente.

E se eu disser para você que a palavra “parabéns” está no plural? Aqui, é um pouco diferente. Ela está correta, mas muitas pessoas não sabem desse fato. O singular desta palavra é PARABÉM.

Acontece que há situações em que, sim, erramos o uso. Um exemplo: quando esquecemos de desejar feliz aniversário para alguém e nos lembramos disso no dia seguinte, o que normalmente dizemos?

– Mil desculpas! Parabéns atrasado!

Percebeu o erro? Mais especificamente de concordância. O correto seria “parabéns atrasados” ou “parabém atrasado”.

Curiosidade: você sabe o antônimo de “parabéns”. Se utilizamos essa palavra para dar as congratulações a alguém, o que dizemos para nos referirmos ao contrário? Neste caso, podemos usar “meus pêsames” ou “minhas condolências”.

Meio-dia e Meio ou Meio-dia e Meia?

A forma correta é meio-dia e MEIA. A dica é simples: 12:30 é o meio do dia, mais metade de uma hora. Ou seja, “meia” está fazendo referência a essa metade de hora.

Para aprender mais

Espero que esse post ajude você a entender alguns erros comuns que cometemos todos os dias. Se tiver dúvidas e quiser aprender aperte o play e vem comigo!

SAIBA MAIS

📚 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS: DITONGO, TRITONGO E HIATO

📚 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS DE FONÉTICA E FONOLOGIA

📚 LISTA DE EXERCÍCIOS RESOLVIDOS SOBRE FONEMAS E LETRAS

Acompanhe meu trabalho nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga meu perfil no Instagram, inscreva-se no meu canal no Youtube e participe do meu grupo oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta