Dicas de palavras para usar na Redação

Em uma redação, sobretudo no formato cobrado pelo Enem, vestibulares e concursos públicos, é muito importante o uso de determinados tipos de palavras-chaves que ajudam a dar mais coesão e coerência ao texto.

De fato, entre as competências avaliadas pelas bancas está o correto uso de conectivos para relacionar ideias, parágrafos e conjunções para concluir um pensamento, por exemplo.

Pensando nisso, neste post separei uma lista de palavras que você pode (e deve!) utilizar na sua redação para construir uma linha de raciocínio lógica, mais coesa e coerente. Acompanhe!

Palavras para usar (e não usar) na redação

Sinônimos

A repetição de palavras é um deslize bobo e que pode descontar pontos preciosos da sua redação. Por isso, explore ao máximo os sinônimos. Além de evitar repetir termos já usados, isso demonstra domínio da língua portuguesa e um vocabulário extenso.

Exemplo: cinema / telona / sétima arte.

Termos de transição

Como comentamos, o uso de conectivos é fundamental para amarrar as ideias do seu texto, seja entre orações ou entre parágrafos. São eles que dão união à redação, deixando-a mais coesa.

Ao fazer isso, você melhora a experiência do leitor, além de demonstrar que domina nosso idioma e como construir um texto.

Exemplos: de acordo com / por outro lado / ademais / portanto.

Dica: estude bastante as conjunções (conectivos).

Expressões imparciais

De mãos dadas com os conectivos, existem expressões que são especialmente úteis em uma redação dissertativa-argumentativa, especialmente durante a argumentação.

Como esse tipo de texto deve ser impessoal (sem “eu” ou “nós”), é interessante ter na manga algumas estruturas como:

  • Com frequência, comenta-se que…
  • É conveniente recordar-se de que… 
  • Debate-se muito que…
  • Ao contrário do que se pensa…

Adjetivos

Aqui há uma linha tênue. Quando bem empregados, os adjetivos ajudam a enriquecer o texto e deixar posições mais claras.

Uma coisa é falar “o governo deixou de destinar verbas”, outra é afirmar “negligente, o governo deixou de destinar verbas”. A segunda opção coloca os pingos nos “is” e deixa clara a sua posição, mesmo que de forma impessoal.

Por outro lado, é preciso tomar muito cuidado com o excesso de adjetivação. É muito fácil se perder e soar como se você estivesse apenas querendo encher linguiça ou outros deslizes comuns, como tentar apelar para o sentimentalismo.

Clichês

Existem muitos termos que já estão batidos e que não contribuem para uma boa construção do texto. Geralmente, palavras e expressões como “atualmente”, “hoje em dia” e “antigamente” são batidas para algumas bancas, sobretudo na introdução do texto. Por isso, evite-as.

Termos eruditos

A erudição deve ser evitada na redação. Palavras consideradas “cultas” podem parecer forçadas e fora de contexto. Então, não tente impressionar o corretor; mantenha uma linguagem coerente ao longo do texto, pois o excesso de rebuscamento também não é bem visto.

É claro que, dependendo do tema e da abordagem que você adotou, essas palavras podem ser utilizadas. Citações e analogias são exemplos de situações que podem aceitar um ou outro temos erudito.

Como melhorar o vocabulário para redação?

Para escrever melhor, evitar a repetição de palavras e saber como fugir de clichês, é fundamental ler. Redação não é só a prática da escrita, mas também da leitura.

Leia de tudo, tenha contato com os diferentes tipos de texto e autores: romances, poesias, trabalhos acadêmicos, notícias, pesquisas e estudos, matérias esportivas… Busque variar suas fontes. Isso ajudará a aprofundar seu vocabulário e munir você com ideias para estruturar sua redação.

Para aprender mais

Você consegue fazer a redação em uma hora? Não? Então assista a esta aula e nunca mais perca tempo na hora da prova.

Espero que essa aula ajude você a entender melhor sobre palavras para usar na redação. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS

📚 DICAS PARA MANDAR BEM NA REDAÇÃO DO VESTIBULAR

📚 COMO NÃO TER A SUA REDAÇÃO ANULADA

📚 COMO FAZER UMA INTRODUÇÃO DE REDAÇÃO?

Acompanhe meu trabalho nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga meu perfil no Instagram, inscreva-se no meu canal no Youtube e participe do meu grupo oficial no Telegram.

Compartilhar:

3 comentários

  1. Obrigado! Por esses macetes, e um próspero ano novo para você professora e família. Um abraço!

  2. Conheço seu trabalho no YouTube e acho maravilhoso, sua didática é ótima. Beijusss

  3. Bom dia,prof.Pamba?
    Socorro tenho grandes problema em redação 😂🤣🤣😭.
    Me ajuda a superar.
    Gizela .

Deixe uma resposta