Variações Linguísticas da Língua Portuguesa

Variações linguísticas são as diferentes formas que alteram nossa língua. Isso pode acontecer devido a inúmeros fatores, incluindo contextos social, histórico, regional, entre outros, em que a pessoa ou grupo está inserido.

Em um país tão grande e diverso quanto o Brasil, isso ocorre com muita frequência e em grande número.

Via de regra, separamos as variações linguísticas em quatro categorias: sociais, regionais, históricas e estilísticas. Esse é um tema importante para quem vai fazer o Enem, sendo inclusive foco de uma das competências cobradas na prova de Linguagens.

Vamos conhecê-las mais a fundo.

Tipos de variações linguísticas

Regionais ou geográficas

São as variantes da língua influenciadas pela região onde o falante se encontra. Elas envolvem, principalmente, o sotaque (fenômeno da fala) e os regionalismos (referente ao vocabulário).

Exemplo: mandioca/aipim/macaxeira.

Sociais ou diastráticas

São as variações de acordo com o grupo/classe social em que a pessoa está inserida. Ou seja, trata-se da forma de comunicação específica dos indivíduos com quem ela convive.

As variações linguísticas sociais podem se dar por inúmeros fatores, incluindo: classe social,escolaridade, idade, profissão, gênero, credo etc. As diferentes tribos urbanas também impactam nesse sentido. É o caso de grupos como skatistas, trabalhadores do mercado financeiros,entre outros.

Esse tipo de variação costuma ser marcado por dois fatores: as gírias e os jargões utilizados pelo grupo.

Históricas ou diacrônicas

Refere-se às variedades que dependem do tempo histórico em que a pessoa vive ou viveu. Aqui, entram palavras e expressões que eram comumente utilizadas no passado, mas que caíram em desuso ou palavras que tiveram sua grafia alterada. Hoje, a maioria desses termos são conhecidos como arcaísmos.

Exemplos: uso da 2ª pessoa do plural (vós), da mesóclise ou do pretérito mais que perfeito; palavras como “chronica”, “mez” e “hygiene”.

Estilísticas ou diafásicas

Essas variações linguísticas ocorrem em função do domínio da linguagem pelo faltante ou da situação em que ele se encontra.

Levando isso para a escrita, é o caso do uso da linguagem coloquial em uma crônica em oposição à linguagem mais formal tipicamente usada em uma dissertação.

Usando uma situação cotidiana, podemos tomar como exemplo a forma como nos comunicamos no ambiente de trabalho e fora dele.

Para finalizar, é importante destacar que as variações linguísticas não são “erros”. Embora haja uma norma-culta ou norma-padrão, toda língua apresenta variações.

Afinal, a sociedade e as relações entre as pessoas são dinâmicas e é preciso ter em mente que a linguagem também é uma forma de identificação no nosso grupo social.

Da mesma forma que nossas relações e nosso contexto de vida podem alterar a forma como nos vestimos e comportamos, também impactam a forma como falamos e as palavras e expressões que utilizamos.

Para aprender mais

No vídeo abaixo, você pode assistir a uma aula sobre a competência 9 da prova de linguagens do Enem, que trata justamente da diversidade linguística. Acompanhe:

Espero que essa aula ajude você a conhecer as principais dicas de Português para concursos. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS

📚 SIMULADOS: QUAL É A IMPORTÂNCIA DE PRATICÁ-LOS?

📚 DICAS PARA MANDAR BEM NA REDAÇÃO DO VESTIBULAR

📚 COMO FAZER UMA INTRODUÇÃO DE REDAÇÃO?

Acompanhe meu trabalho nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga meu perfil no Instagram, inscreva-se no meu canal no Youtube e participe do meu grupo oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta