Simulados: qual é a importância de praticá-los?

Simulados: qual é a importância de praticá-los?

Você já deve ter ouvido por aí que fazer simulados é super importante para se preparar para um prova, seja o Enem, um vestibular ou concurso público.

De fato, os simulados são valiosíssimos no processo de aprendizado. Isso porque não só ajuda na fixação dos conteúdos, mas também para se familiarizar com o tipo de questão que pode cair na prova.

Além disso, como o próprio nome sugere, o simulador “simula” as regras e as condições em que a prova em questão (vestibular ou concurso) será feita. Isso inclui a duração do exame, o número de questões, o tipo de gabarito e até mesmo o ambiente.

Benefícios de fazer simulados

Ao resolver a prova, busque observar o tipo de questão e o conteúdo com os quais você está tendo mais trabalho.

Os simulados também servem para isso: para que você consiga avaliar onde precisa melhorar e em quais matérias tem mais facilidade. Assim você consegue focar seus estudos e tirar dúvidas com os professores.

Como comentamos, esse tipo de teste também ajuda você a conhecer melhor o tipo de questão cobrado na prova para a qual você está se preparando, pois costuma trazer questões de edições passadas desses exames.

As questões do Enem são muito diferentes da Fuvest, por exemplo. Da mesma forma, um concurso público feito por uma banda em uma cidade pode ser completamente diferente de outras.

Tudo isso é essencial para reduzir a ansiedade e a tensão no dia da prova. Além disso, em muitos casos você pode acabar se deparando com uma questão repetida e ganhar tempo na prova.

Conhecendo melhor os diferentes tipos de prova e treinando dentro das mesmas regras, você “pega as manhas” e chega muito mais bem preparado para o dia D, conhecendo os atalhos e como proceder para perder tempo (e pontos!).

Por fim, o simulado vai ajudar você a não cometer um erro muito comum: a administração do tempo.

Como comentamos, é importante recriar as condições da prova. Se você tem 5 horas para fazer uma prova, aproveite. Não tenha pressa.

No entanto, lembre-se de que você deve também preencher o gabarito. E você não pode errar nessa hora. Treinar com uma duração definida vai ajudar você a entender como fazer isso da melhor forma.

Qual a melhor forma de fazer simulados em casa?

Escolas e cursinhos costumam ter esse cuidado em recriar as condições de um processo seletivo real. No entanto, em casa a coisa é diferente.

Se você quer resolver simulados online, não faça de qualquer maneira. Pesquise as regras da prova para a qual você quer se preparar e as obedeça. Reserve o tempo necessário para que você possa resolver as questões sem interrupções.

O lugar também é importante. Nada de fazer deitado na cama ou jogar no sofá. Procure um canto sossegado da casa ou, se puder, vá para uma biblioteca ou sala de estudos, por exemplo.

Separe uma caneta, um lápis e uma garrafinha de água; programe um cronômetro e comece.

E não hesite em buscar ajuda. No Redação e Gramática Zica, todos os cursos contam com simulados super-atualizados e feitos para quem quer se preparar de verdade.

Seja para o Enem, para os vestibulares ou para concurso público, ajudamos na sua preparação com cursos completos de gramática, redação, interpretação e compreensão de texto, entre outras disciplinas. E os simulados são parte fundamental da nossa metodologia de ensino!

Para aprender mais

Assista o vídeo abaixo para entender o qual é o seu nível de conhecimento em gramática:

Espero que essa aula ajude você a entender melhor sobre a importância dos simulados. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS

📚 TRANSITIVIDADE VERBAL – RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIO

📚 EXERCÍCIOS SOBRE NUMERAL

📚 INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO TEXTUAL: TEORIA E EXERCÍCIO

Acompanhe meu trabalho nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga meu perfil no Instagram, inscreva-se no meu canal no Youtube e participe do meu grupo oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta