Concursos Públicos: Temas de Redação cobrados em 2022

Estudar os temas de redação que caíram em anos anteriores é muito importante para conhecer melhor a prova e o que a banca costuma cobrar.

Vale lembrar que não é todo concurso que tem redação. Por isso, antes de sair praticando, confira o edital da prova que você vai fazer para ver se cai ou não.

Via de regra, as redações dos concursos públicos cobram temas que variam entre atualidades e assuntos específicos das vagas em aberto. Por exemplo, processos seletivos para a Polícia Federal podem ter como tema o papel da polícia na segurança pública.

Para ajudar você nessa tarefa de pesquisa, separamos alguns dos temas de redação cobrados em concursos públicos nos editais mais recentes. Acompanhe!

Temas de redação cobrados em concursos públicos

Polícia Federal

Como vimos, a PF é um dos órgãos cujos concursos costumam cobrar temas específicos da área – no caso, a segurança pública.

No processo seletivo de 2021, a prova discursiva exigiu uma dissertação que abordasse três pontos: o papel da polícia na garantia da segurança pública, os direitos previstos na Constituição como forma de garantia dos atos praticados pelos agentes e o respeito aos direitos humanos como valor da corporação.

A prova trazia apenas um texto motivador, que abordava trechos de artigos da CF.

Polícia Rodoviária Federal

Em seu último concurso, a PRF também exigiu uma redação. Desta vez, o tema era claro: “A inovação legislativa como instrumento para a redução dos acidentes de transporte terrestre (ATT)”. 

Assim como muitos vestibulares, a avaliação apresenta uma coletânea de materiais motivadores, incluindo um gráfico. Eles tratavam sobre crimes de trânsito e sua relação com o número de mortes.

A partir deles, o candidato deverá formular uma redação dissertativa abordando o impacto dos crimes para o aumento dos acidentes, a influência da Lei Seca e a proposição de três ações para reduzi-los.

Polícia Civil

No edital passado, o tema proposto relaciona fake news e segurança pública. Foram fornecidos quatro textos motivadores e o gênero textual exigido era uma dissertação argumentativa, a mesma do Enem.

Sendo assim, seguindo as características desse estilo, o candidato deveria apresentar e defender argumentos, além de uma proposta de intervenção. Era necessário tratar de aspectos relacionados ao acesso à informação, às fake news na sociedade e o papel da polícia no combate à desinformação.

Ibama

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis também seguiu o caminho dos temas específicos da área. No último concurso público, a redação a ser escrita deveria tratar sobre “Os avanços tecnológicos e seus impactos: salvarão o mundo ou destruirão o planeta?”.

A ideia era a mesma: uma coletânea de textos motivadores para a criação de uma redação do tipo dissertativa. 

ACT (Admissão de Professores em Caráter Temporário)

Diferentemente dos demais, a prova da ACT não definiu tema. Os candidatos contavam apenas com três textos motivadores e deveriam, a partir deles, definir o foco da sua redação.

A coletânea trazia materiais relacionados à educação. O gênero do texto foi determinado: dissertação. A redação deveria relacionar as ideias contidas nos três textos. Além disso, era necessário fazer um título.

Para aprender mais

No vídeo abaixo, você assiste a uma aula completa de mais de uma hora sobre a Estrutura completa de Redação para provas. Acompanhe:

Espero que essa aula ajude você a conhecer mais sobre os temas de redação de concurso público em 2022. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS

📚 10 DICAS DE PORTUGUÊS PARA CONCURSOS

📚 REDAÇÃO PARA QUEM NÃO SABE NADA!

📚 SIMULADOS: QUAL É A IMPORTÂNCIA DE PRATICÁ-LOS?

Acompanhe meu trabalho nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga meu perfil no Instagram, inscreva-se no meu canal no Youtube e participe do meu grupo oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta