10 dicas de Português para Concursos

Português é uma disciplina cobrada em todo concurso público. Questões de gramática e interpretação caem em qualquer prova e algumas tem até redação. E mais: geralmente, são bastantes questões.

Por isso, estudar português para concurso é fundamental, podendo marcar o diferencial entre os candidatos. Felizmente, mesmo que tenha um peso grande nas principais provas, estudar língua portuguesa por conta própria não é difícil.

Como estudar Português para concurso público?

Tenha um bom material

A qualidade do material de estudo desempenha papel importante no seu aprendizado. E, nesse sentido, não tenha medo de usar a internet a seu favor. Não se prenda apenas a livros (eles são muito importantes, é claro), mas também vá atrás de videoaulas, simulados e até mesmo podcasts.

Plataformas de estudos especializadas, como o Redação e Gramática Zica, também são uma boa pedida, pois são focadas em Língua Portuguesa e Redação e podem fornecer um plano de estudos mais estruturado.

Mesmo assim, atente-se aos editais das provas. Algumas bancas indicam a gramática que os candidatos devem utilizar. Mas não se preocupe: elas são fáceis de encontrar, até mesmo em bancas de jornal.

Saiba o que estudar

A dica universal para mandar bem em uma prova é: saiba o que mais cai. Seja para um concurso público ou vestibular, não tem muito segredo com a Língua Portuguesa, pois as provas costumam cobrar três grandes categorias de conteúdo:

  • Morfologia: estrutura e formação das palavras;
  • Sintaxe: como as palavras são organizadas para formar sentenças, parágrafos e textos;
  • Semântica: significado das palavras.

Além disso, como comentamos, é importante se dedicar à interpretação e compreensão de texto, uma vez que são habilidades que costumam ser muito cobradas nas provas.

Pratique

Ler bastante e resolver exercícios é a melhor forma de estudar Português para concursos. A leitura ajuda a conhecer estruturas diferentes, criar seu vocabulário e se familiarizar com a forma correta de escrita.

Por sua vez, resolver exercícios ajuda na fixação dos conteúdos e a identificar seus pontos fortes e fracos. Para isso, procure provas antigas da mesma banca e faça simulados.

Com tudo isso em mente, vamos conhecer alguns erros que você não deve cometer em concursos públicos.

Português para concursos: 10 dicas para não errar

1. Faz ou fazem

A conjugação do verbo ‘fazer’ pega muitos candidatos. Afinal, você sabe se o jeito certo é “faz três meses” ou “fazem três meses”?

Quando falamos de tempo, o verbo ‘fazer’ é impessoal, ou seja, não tem sujeito e deve ficar sempre no singular. Não erre: “faz três meses”.

2. ‘Onde’ ou ‘aonde’

Esse é um erro muito comum, tanto na fala quanto na escrita. Mas é simples de aprender:

  • ‘Onde’ refere ao lugar em que algo ou alguém se encontra: “Onde você está?”.
  • ‘Aonde’ indica movimento, é o lugar para onde queremos ir: “Aonde você vai?”.

3. ‘Através’ ou ‘por meio de’

Outro erro clássico que cometemos diariamente. As duas expressões não significam a mesma coisa!

‘Através’ está relacionado ao verbo ‘atravessar’, literalmente: “Viajamos através do país”. 

Por outro lado, ‘por meio de’ é o equivalente de ‘por intermédio’: “Conheci meu namorado por meio de amigos”.

4. ‘Ao encontro de’ ou ‘de encontro a’

Não só essas expressões não significam a mesma coisa como são opostas! ‘Ao encontro de’ indica concordância, harmonia: “Este pensamento vai ao encontro do que diz Freud”.

Já ‘de encontro a’ significa oposição, discordância: “Sua opinião vai de encontro à minha”.

5. ‘Em vez de’ ou ‘ao invés de’

Este caso é mais complexo, porque, além de parecidas, as duas expressões podem significar a mesma coisa, dependendo do contexto.

  • ‘Ao invés de’ trazer uma ideia de oposição direta: “Ao invés de irmos ao cinema, ficamos o dia todo em casa”.
  • ‘Em vez de’ indica substituição, que não necessariamente será uma oposição: “Em vez de ir ao cinema, assisti a um filme na TV”.

6. “Se não” ou “senão”

Outro caso que embanana muita gente. Mas é bem simples:

  • ‘Se não’ indica condição: “Se não sairmos agora, vamos perder o trem”.
  • ‘Senão’ significa ‘caso contrário’ ou ‘a não ser’: “Tenho que ir à aula, senão vou perder a prova”.

7. “Precisa-se” ou “precisam-se”

Ao contrário do que acontece com outros verbos, neste caso, a partícula ‘se’ é índice de indeterminação do sujeito. Sendo assim, o verbo deve permanecer no singular: “Precisa-se de ajudantes”.

Atenção: em outros verbos, o ‘se’ pode exercer papel de partícula apassivadora. Nesse caso, o verbo concorda com o sujeito: “Procuram-se ajudantes”.

8. “A nível de” ou “em nível de”

Ao contrário do que muitos dizem, a expressão ‘a nível de’ não está errada, mas é preciso, claro, empregá-la corretamente.

Quando a utilizamos, temos em mente que ‘nível’ aparece como sinônimo de altura, categoria ou status, além de, geralmente, ser combinada ao artigo ‘o’: “A cidade está ao nível do mar”.

Já ‘em nível de’ é usada quando a palavra ‘nível’ não conserva seu sentido original. Nessas situações, ela equivale a expressões como ‘em relação a’ ou ‘no âmbito’: “O problema foi resolvido em nível estadual”. 

9. “A princípio” ou “em princípio”

Outro par de expressões que, embora parecidas, indicam coisas diferentes:

  • ‘A princípio’ é sinônimo de ‘inicialmente’: “A princípio, chegamos a um acordo para o fim da guerra”.
  • ‘Em princípio’ significa ‘em tese’: “Em princípio, este conflito é ruim para todos os lados envolvidos”.

10. “Há dois dias” ou “há dois dias atrás”

Erro clássico e sobre o qual não há discussão. ‘Há dois dias atrás’ está errado, pois trata-se de uma redundância. A presença do verbo haver já denota que algo se deu no passado. Portanto: “Isso aconteceu há dois dias”.

Para aprender mais

No vídeo abaixo, resolvemos juntos uma questão de alto nível que caiu em um concurso público. Acompanhe:

Espero que essa aula ajude você a conhecer as principais dicas de Português para concursos. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS

📚 COMO ESTUDAR LÍNGUA PORTUGUESA PARA CONCURSO?

📚 O QUE MAIS CAI NA PROVA DE PORTUGUÊS EM CONCURSO?

📚 EXERCÍCIOS PARA SE PREPARAR PARA AS PROVAS DE CONCURSOS

Acompanhe meu trabalho nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga meu perfil no Instagram, inscreva-se no meu canal no Youtube e participe do meu grupo oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta