Tudo sobre a Redação Banco do Brasil 2023

Foi publicado o edital de mais um concurso público para o Banco do Brasil. Ao todo, são seis mil vagas distribuídas em todos os estados do País.

O cargo contemplado é o de escriturário (agente comercial e agente de tecnologia), sendo que duas mil vagas são destinadas ao cadastro de reserva. A remuneração supera os R$ 3.600 para 30 horas semanais.

Neste post, vamos conhecer mais detalhes sobre a prova e falar especificamente sobre dicas e possíveis temas para a redação. Acompanhe!

Concurso público Banco do Brasil 2023: informações básicas

A prova é organizada pela Fundação Cesgranrio, e as inscrições foram prorrogadas até o dia 3 de março. A inscrição tem o custo de R$ 50 e deve ser feita através do site da banca organizadora.

Para participar, foi exigido certificado de conclusão do ensino médio e ter 18 anos de idade completos até a data de contratação.

O concurso público Banco do Brasil 2023 está marcado para o dia 23 de abril – como sempre, um domingo. O processo seletivo é composto por uma prova objetiva e pela redação, ambas com caráter eliminatório. A duração é de 5 horas.

A prova de múltipla escolha totaliza 100 pontos e está dividida da seguinte forma:

  • 25 questões de conhecimentos básicos (32,5 pontos): 25 questões de conhecimentos básicos: língua portuguesa (10), inglês (5), matemática (5) e atualidades do mercado financeiro (5);
  • 45 questões de conhecimentos específicos (67,5 pontos), que variam de acordo com a vaga pretendida:
    • Agente de tecnologia: probabilidade e estatística (5), conhecimentos bancários (5) e tecnologia da informação (35)​;
    • Agente comercial: matemática financeira (5), conhecimentos bancários (10), negociação e vendas (15) e conhecimentos de informática (15).​​

Os conteúdos específicos de cada área que serão cobrados no concurso podem ser encontrados no Anexo III do edital (páginas 32 a 35).

Será eliminado quem tiver aproveitamento inferior a 50% do total de questões ou em um dos conjuntos de questões (conhecimentos básicos e específicos). 

O gabarito da prova será divulgado já no dia seguinte, 24 de abril. Já o resultado da prova objetiva e a nota preliminar da redação serão publicados no dia 5 de junho. O resultado final, após todo o prazo para recursos e outros trâmites, está previsto para 14 de julho.

Redação Banco do Brasil 2023: informações e possíveis temas

A redação Banco do Brasil 2023 é do tipo dissertativo-argumentativa. A nota máxima é de 100 pontos.

De acordo com o edital, o texto será avaliado de acordo com os seguintes critérios:

  • adequação ao tema proposto;
  • adequação ao tipo de texto solicitado;
  • emprego apropriado de mecanismos de coesão (referenciação, sequenciação e demarcação das partes do texto);
  • capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema;
  • pleno domínio da modalidade escrita da norma-padrão (adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de concordância, de regência e de colocação).

Qualquer desrespeito a esses critérios, como fuga do tema ou do tipo de texto solicitado, pode levar a redação a ser zerada. Além disso, está vedada qualquer forma de identificação, como assinatura.

Serão automaticamente eliminados os candidatos que tiverem no inferior a 70.

Dicas importantes para a redação:

  • A prova deve ser feita com caneta esferográfica preta;
  • Não coloque título na redação;
  • Não copie informações/frases dos textos de apoio;
  • Por ser um tipo de texto em prosa, lembra-se de preencher toda a linha; não deixe espaço sobrando.

Possíveis temas da redação Banco do Brasil 2023

Algumas bancas de concurso gostam de cobrar na redação temas relacionados à instituição para a qual foram abertas as vagas. Neste caso, podemos esperar que a Cesgranrio siga esta linha.

Considerando que o texto dissertativo-argumentativo é propício para tratar de problemas sociais e discussões vigentes, isso fica ainda mais provável.

Alguns temas possíveis de serem cobrados:

  • Desmonetização e suas vantagens e desvantagens: redução da moeda em circulação na economia. Em outras palavras, tem menos dinheiro físico rodando na mão das pessoas, e isso se deve à preferência por outros meios de pagamento, como cartão e Pix.
  • Inclusão financeira: a chegada do Pix mudou a forma como o brasileiro compra e paga e fortaleceu os pagamentos digitais. O surgimento dos bancos digitais, como Nu Bank, também impulsionam a inclusão financeira. Por outro lado, milhões de pessoas no Brasil não têm acesso estável e permanente à internet, o que gera exclusão digital. E esses dois fenômenos são conflitantes.
  • Tecnologia da informação e sigilo de dados: instituições bancárias estão entre as que mais investem em tecnologia e no reforço à segurança. Novidades como o Open Banking promete revolucionar o setor e trazem à tona discussões importantes sobre proteção e sigilo de dados e acessos.
  • Diversidade no ambiente de trabalho: políticas de inclusão de minorias históricas nas empresas são assunto sempre em voga e um movimento que tem ganhado força, inclusive como forma de compensação histórica.

Importante: esses são assuntos possíveis de serem cobrados; é claro que o tema pode ser completamente diferente. Por isso, a dica é: mantenha-se atualizado, acompanhe as notícias do dia para saber os assuntos quentes do momento.

Além disso, leia muito, coisas de diferentes estilos. Quanto mais você lê e se familiariza com escritas diferentes, mais você aumenta o seu repertório e seu vocabulário. E claro, pratique!

Para aprender mais

Confira esta aula completa sobre a estrutura de redação para provas (incluindo concursos públicos):

Espero que essa aula ajude você a conhecer mais sobre a redação Banco do Brasil 2023. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS

📚 CONCURSOS PÚBLICOS: TEMAS DE REDAÇÃO COBRADOS EM 2022

📚 10 DICAS DE PORTUGUÊS PARA CONCURSOS

📚 CONCURSO PÚBLICO: DICAS PARA MANDAR BEM NA REDAÇÃO

Acompanhe meu trabalho nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga meu perfil no Instagram, inscreva-se no meu canal no Youtube e participe do meu grupo oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta