Elementos Textuais: o que são e como utilizá-los

Para entendermos os chamados elementos textuais temos que compreender o que são os gêneros textuais. Embora seja um conceito amplo e até meio vago, os gêneros textuais são uma classificação que buscam caracterizar uma mensagem de acordo com sua função sociocomunicativa.

Todo gênero textual é formado por elementos textuais básicos, que ajudam a formar o discurso que será passado – os conheceremos mais adiante. Juntos, esses elementos nos ajudam a caracterizar os diferentes gêneros e a compreender as condições nas quais uma determinada mensagem (falada ou escrita) foi produzida.

Assim, conseguimos identificar fatores da mensagem como o contexto, os interlocutores, a intenção, a função social, entre outros.

Principais elementos textuais

Tema

Ao contrário do que muitos podem pensar, o tema não se refere apenas ao assunto que será abordado. Este conceito abrange também o ponto de vista ou intenção de quem emite a mensagem.

Dessa forma, podemos entender o tema como o elemento textual que terá como base um determinado valor ou ideologia. Ou seja, o que motiva a produção deste texto.

Finalidade

Nada mais é do que o objetivo que um determinado gênero textual deve cumprir. Uma notícia, por exemplo, tem o papel de informar.

Função social

Trata-se da finalidade ou utilidade dos textos inseridos em uma determinada sociedade ou cultura. Para compreender esse elemento textual temos que partir da noção de que toda mensagem é criada com uma intenção ou necessidade.

Estilo

Refere-se à forma como as palavras são utilizadas e estruturadas, isto é, a relação do vocabulário de quem produz a mensagem com a organização do texto para que ele seja compreendido e cumpra sua função social.

Indivíduos

Um texto também envolve uma interação entre autor/locutor e leitor/ouvinte. Cada um dos envolvidos possui características próprias, isto é, uma identidade e um conjunto de valores que marca sua posição.

Essa compreensão é importante para entender que a identidade dos atores envolvidos em uma interação influencia não só na produção de um texto, como também na forma como essa mensagem será recebida.

Isso mostra como os interlocutores são um elemento fundamental para o estudo dos gêneros textuais. Afinal, precisamos considerar quem fala e para quem fala.

Contexto

Além do “quem fala” e do “para quem fala”, outro elemento textual fundamental é o contexto, que diz respeito ao “de onde fala”.

Geralmente, vamos entender o contexto como o local cultural em que o texto é produzido. Um exemplo clássico são textos do meio jurídico. Uma mensagem transmitida neste meio exige uma série de adaptações da linguagem.

Nesse sentido, aliás, podemos observar como um mesmo interlocutor pode produzir diferentes falar a depender do ambiente em que se encontra. Um caso bastante didático é a diferença na comunicação nas relações pessoais e no ambiente de trabalho, por exemplo.

Por fim, vale também destacar outros dois elementos textuais, um deles é a linguagem, que se refere à forma como a mensagem é transmitida (por exemplo: verbal).

O outro é o lugar em que esse texto é divulgado (também chamado de suporte). Uma mensagem no Twitter, por exemplo, é moldada pela limitação de caracteres que essa rede social impõe.

Espero que esse post ajude você a entender os elementos textuais.

Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS

📚 TUDO SOBRE GRAMÁTICA NO ENEM – COM EXERCÍCIOS!

📚 ACENTUAÇÃO GRÁFICA: REGRAS E EXERCÍCIOS

📚 DICAS PARA MANDAR BEM NA REDAÇÃO DO VESTIBULAR

Acompanhe meu trabalho nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga meu perfil no Instagram, inscreva-se no meu canal no Youtube e participe do meu grupo oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta