A seguir, vamos conhecer algumas boas práticas que você deve seguir na hora da prova. Acompanhe!

O que os examinadores de português procuram em uma redação de concurso?

A redação é um dos grandes temores da maioria dos candidatos que vão fazer um concurso público. No entanto, não tem por que ser assim.

Como sempre gosto de frisar, escrever uma boa redação não depende de dom ou inspiração; depende de prática. Fazer um texto é técnica, isto é, você melhora conforme faz.

E há um outro elemento que pode facilitar muito a sua vida: entender o que os examinadores buscam em uma redação. Importante dizer que isso varia de acordo com a banca de cada concurso, mas existem boas práticas que devem ser seguidas em todo e qualquer texto.

Então, mais do que uma inspiração divina no dia da prova, você deve estar bem treinado na escrita e entender no que você deve mais prestar atenção na hora de produzir o seu texto. Lembre-se: a banca examinadora não está buscando um novo Machado de Assis, mas uma redação que siga alguns preceitos básicos.

A seguir, vamos conhecer algumas boas práticas que você deve seguir na hora da prova. Acompanhe!

O que os examinadores buscam em uma redação de concurso público?

Como comentei, embora haja uma linha em comum entre a maioria das provas, cada banca examinadora define seus próprios critérios de correção.

Por exemplo: certas provas podem dar um peso maior para erros gramaticais, enquanto outras observam mais aspectos discursivos, como coesão e coerência textual.

Para ao menos ter uma pista sobre isso, pesquise qual é a banca examinadora do concurso público que você vai prestar e busque provas antigas. Leia os enunciados e procure na internet por correções comentadas, seja em vídeo ou em texto. Assim, você terá uma melhor noção do que cada prova pede.

Isso posto, vamos entender melhor os pontos fundamentais para a produção de qualquer redação de concurso:

Respeito à norma culta

Toda redação deve seguir as regras formais da nossa língua. Isso envolve aspectos como pontuação, sintaxe, ortografia e vocabulário, além do uso de elementos de coesão e coerência textual.

Isso significa que, mesmo que você escreva um texto extremamente criativo e original, se houver deslizes de acentuação, por exemplo, você pode perder pontos valiosos.

Compreensão do tema

As redações de concurso público, em geral, têm uma proposta de tema claro, que deve ser seguido por todos os candidatos. Muitas provas apresentam textos motivadores (ou coletânea) que ajudam a contextualizar o assunto e direcionar possíveis abordagens.

Sendo assim, os examinadores buscam textos que se atenham a essas diretrizes. Não à toa, a fuga do tema é um dos erros que mais retiram pontos ou, pior ainda, zeram redações!

Por isso, leia bem o enunciado e os textos de apoio. Entenda do que se trata e aborda o tema de forma que se relacione com eles.

Respeito à estrutura do texto

Uma redação tem uma estrutura clara: introdução,desenvolvimento e conclusão. Dependendo do tipo de texto, certos elementos devem estar presentes em cada uma dessas partes.

Em geral, concursos públicos exigem a produção de um texto dissertativo-argumentativo. A ideia desse tipo de redação é apresentar argumentos para defender um ponto de vista.

Esses argumentos devem ser embasados em dados e fontes confiáveis (autores, livros, pesquisas etc). A ideia é que você demonstre repertório sociocultural.

Novamente, vale a dica: identifique a banca responsável pelo concurso que você vai prestar e busque o tipo de redação que ela costuma cobrar. E pratique muito!

Uso de conectivos

Falando em coesão e coerência, o uso dos conectivos e outros elementos de ligação é algo cobrado em muitas provas. Isso porque são eles que dão fluidez ao texto e fazem o encadeamento lógico das ideias.

Esses elementos incluem, entre outros, preposições e conjunções, que ligam os diferentes períodos e argumentos.

E não só isso: a maioria das bancas busca um vocabulário vasto. Isso significa que você deve evitar a repetição de palavras. Exemplo: se você usou “portanto” em um parágrafo, use “embora” no seguinte para não repetir.

Erros que os examinadores não querem ver em uma redação

Agora que você sabe os elementos essenciais de uma redação de concurso público, também é importante conhecermos alguns erros comuns que você deve evitar:

  • Fuga do tema ou da estrutura proposta;
  • Referenciar apenas um autor/fonte ou trazer fontes que não tenham relação com o tema.;
  • Escrever clichês, jargões ou frases prontas;
  • Copiar trechos dos textos motivadores;
  • Repetições de palavras ou ideias.

Para aprender mais

Na aula abaixo, faço a correção linha por linha de uma redação. São mais de 50 minutos com dicas imperdíveis. Confira:


Espero que esse post tenha ajudado você a conhecer mais sobre o que os examinadores de português procuram em uma redação de concurso. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS
📚 EXERCÍCIOS PARA SE PREPARAR PARA AS PROVAS DE CONCURSOS
📚 CONCURSOS PÚBLICOS: TEMAS DE REDAÇÃO COBRADOS EM 2022
📚 COMO ESTUDAR LÍNGUA PORTUGUESA PARA CONCURSO?

Acompanhe meu trabalho nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga meu perfil no Instagram, inscreva-se no meu canal no Youtube e participe do meu grupo oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta