Como estudar Língua Portuguesa para concurso?

Como estudar Língua Portuguesa para concurso?

Não existe concurso público molezinha. Para passar, é preciso ralar e estudar bastante. Nesse sentido, a Língua Portuguesa é matéria presente em quase 100% dos processos seletivos e, por isso, é muito importante dominar os conteúdos para não perder pontos valiosos.

O problema é: afinal, como estudar Português para concurso público? Realmente, há muito material que deve ser visto; e não apenas aqueles do edital, mas também conceitos básicos como interpretação de texto e pontuação.

Pensando nisso, separei algumas dicas para ajudar você a estudar Língua Portuguesa para o seu próximo concurso. Acompanhe!

Dicas para estudar Português

Faça simulados

Uma das chaves para se dar bem em qualquer prova, seja um concurso público ou vestibular, é praticar. Quando fazemos simulados, conhecemos melhor o tipo de questão que podemos acabar encontrando na prova.

Isso também é importante para compreender o estilo e a dificuldade de cada prova específica. Ao longo dos anos, muitas questões (ou pelo menos o estilo delas) se repetem em determinadas bancas.

A dica aqui é começar fazendo simulados de diferentes bancas e, conforme os estudos se aprofundam, migrar para bancas específicas, especialmente se você estiver estudando para um determinado concurso.

Saiba o que estudar

Fique atento ao edital, veja o que será cobrado na prova e foque seus estudos nos temas indicados. Uma coisa eu posso adiantar: pratique interpretação e compreensão de texto. Muito! Em média, elas são responsáveis por cerca de 25% de uma prova de Português em concurso.

Concursos públicos adoram questões que trazem um texto de introdução (muitas vezes bem grande) no qual o candidato deve se basear ou retirar informações para poder responder. E se você não tiver boa capacidade para interpretar e compreender o que está escrito, não vai conseguir resolver as questões.

E para isso, não tem outra saída a não ser treinar. E não estou falando apenas de resolver simulados. É preciso ler muito: livros, notícias, trabalhos acadêmicos etc. Já em relação aos conteúdos mais técnicos, é importante voltar alguns passos. É fundamental retomar conteúdos como:

Não confunda ser bom em Português com saber responder questões de Língua Portuguesa

Concurseiros devem ser metódicos, e isso inclui saber como resolver questões de Português. E isso é diferente de ser bom na nossa língua. Quem domina a Língua Portuguesa consegue apresentar justificativas para os fenômenos linguísticos. Porém, se você não souber transpor o seu conhecimento para a prova, não conseguirá identificar o conteúdo das questões.

O bom concurseiro nem sempre tem o conhecimento mais aprofundado de todos, mas conhece o conteúdo, sabe reconhecê-lo e sabe o que deve fazer para garantir aqueles pontos.

Por isso, o simulado é tão importante. Resolva questões, veja qual matéria está sendo pedida em cada uma e use isso como base para estudar. Cada exercício resolvido pode trazer um aprendizado fundamental para a hora da prova.

Tenha um cronograma de estudos

Planejamento é a chave do sucesso. Crie um cronograma de estudo para que você possa se organizar e dedicar algumas horas do seu dia para isso. Todos os dias!

Lembra que falamos sobre dar um passo atrás e retomar os principais conceitos do zero? Use isso para dividir seus estudos em blocos: comece pela morfologia, passe para sintaxe, depois aprofunde-se na semântica.

Hoje em dia é muito fácil achar conteúdos on-line, de PDFs a aplicativos. Mas tome cuidado para achar materiais de qualidade e, se possível, variar entre os formatos. Assista às aulas no canal Redação e Gramática Zica, mas também estude os conteúdos do nosso blog e, claro, tenha em mãos apostilas/livros.

Aliás, fazer parte de plataformas de Língua Portuguesa é uma ótima alternativa. Elas facilitam sua organização, pois funcionam como as aulas em um cursinho, com cronograma definido, material de apoio e a possibilidade de tirar dúvidas com um professor. 

Para aprender mais

Espero que esses exercícios tenham ajudado você a entender melhor como estudar Língua Portuguesa para concurso. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS

📚 SINTAXE: SAIBA SOBRE OS TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO
📚 ADJETIVO X ADVÉRBIO: APRENDA IDENTIFICAR A DIFERENÇA
📚 GÊNEROS TEXTUAIS X TIPOS TEXTUAIS: QUAL A DIFERENÇA?

Acompanhe meu trabalho nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga meu perfil no Instagram, inscreva-se no meu canal no Youtube e participe do meu grupo oficial no Telegram.

Compartilhar:

2 comentários

  1. Fico muito grato por suas orientações, mas, da mesma forma que eu me fascino, também vou ficando nervoso com o assunto e a aproximação do dia do concurso. Estou procurando o meu equilíbrio em relação a tal.

  2. Seus conteúdos são maravilhosos

Deixe uma resposta