Tudo sobre gramática no Enem - com exercícios!

Tudo sobre gramática no Enem – com exercícios!

O Enem é uma prova bastante completa, que cobre todas as principais disciplinas do ensino médio, incluindo, é claro, Língua Portuguesa.

O que muitos candidatos não se dão conta é que estudar português não é necessário apenas para a prova que envolve essa disciplina. Pelo contrário: o Enem é recheado de questões discursivas e interdisciplinares e, em todas elas, a banca corretora estará de olho no respeito às regras do nosso idioma – e nem precisamos falar da Redação, né?

Gramática no Enem

A gramática é cobrada dentro da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Para se ter uma ideia da importância desse conteúdo, segundo alguns levantamentos, as questões de gramática estão presentes em mais de 20% dessa prova. Ou seja, 1 em cada 5!

E quando falamos em gramática vale lembrar também das competências do Enem, inclusive na redação. A primeira delas trata justamente da necessidade de demonstrar domínio da escrita formal da Língua Portuguesa.

Portanto, estudar gramática é essencial para que você não tenha pontos descontados em relação ao uso correto do nosso idioma, incluindo acentuação, concordâncias nominal e verbal, regência, entre outros elementos.

O que cai na prova de portugês do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio é bastante abrangente. Isso significa que as questões podem envolver inúmeros conteúdos de Língua Portuguesa.

Isso posto, a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias tem, ao todo, 45 questões objetivas, além da redação.

Quando fazemos uma análise dos últimos anos, conseguimos destacar alguns assuntos que costumam aparecer nas questões relacionadas à gramática, como:

  • Aposto;
  • Artigos;
  • Colocação pronominal (próclise, ênclise e mesóclise);
  • Conjunções;
  • Figuras de linguagem;
  • Pronomes;
  • Vocativos.

Além disso, ao longo de toda a prova de portguês, o Enem exige do candidato uma boa capacidade de interpretação e compreensão de texto. Muitas das questões têm enunciados longos, além de diversas delas trazerem textos (muitas vezes extensos), que servem como base para uma ou mais questões.

Como estudar gramática para o Enem

Para se preparar para o Enem, é importante estudar o máximo de conteúdos possível. E quando falamos de gramática, você deve fazer isso com antecedência, porque trata-se de um conteúdo extenso, repleto de definições, divisões e termos técnicos.

Para otimizar seus estudos, costumamos dividir os conteúdos da gramática em um ordem específica. A ideia é trazer uma progressão lógica:

  • Fonologia: fonema, morfema, ortografia, acentuação gráfica, separação silábica.
  • Morfologia: formação de palavras e classes de palavras (substantivo, adjetivo, artigo, advérbio, interjeição, conjunção, pronome, verbo, preposição e numeral).
  • Sintaxe: entender a função das palavras (sujeito, predicado, objeto, complemento, termos acessórios), concordância nominal e verbal, crase.
  • Semântica: significação das palavras em diferentes contextos.
  • Estilística: funções da linguagem, vícios de linguagem, figuras de linguagem, denotação e conotação.

Para dominar todos esses assuntos que compõem as questões de gramática do Enem, recomendamos aprofundar seus estudos, indo além do que você vê na escola ou no cursinho.

Faça simulados do Enem, resolva provas de anos anteriores, assista conteúdos on-line e, se possível, faça parte de uma plataforma de estudos especializada, como a Redação e Gramática Zica.

A seguir, trazemos 5 exemplos de questões do Enem sobre gramática. Bons estudos!

Exercícios de gramática do Enem

QUESTÃO 1

Nessa charge, o recurso morfossintático que colabora para o efeito de humor está indicado pelo(a)

a) emprego de uma oração adversativa, que orienta a quebra da expectativa ao final.

b) uso de conjunção aditiva, que cria uma relação de causa e efeito entre as ações.

c) retomada do substantivo “mãe”, que desfaz a ambiguidade dos sentidos a ele atribuídos.

d) utilização da forma pronominal “la”, que reflete um tratamento formal do filho em relação à “mãe”.

e) repetição da forma verbal “é”, que reforça a relação de adição existente entre as orações.

QUESTÃO 2

João/Zero (Wagner Moura) é um cientista genial, mas infeliz porque há 20 anos atrás foi humilhado publicamente durante uma festa e perdeu Helena (Alinne Moraes), uma antiga e eterna paixão. Certo dia, uma experiência com um de seus inventos permite que ele faça uma viagem no tempo, retornando para aquela época e podendo interferir no seu destino. Mas quando ele retorna, descobre que sua vida mudou totalmente e agora precisa encontrar um jeito de mudar essa história, nem que para isso tenha que voltar novamente ao passado. Será que ele conseguirá acertar as coisas?

Disponível em: http://adorocinema.com. Acesso em 4 Out 2011.

Qual aspecto da organização gramatical atualiza os eventos apresentados na resenha, contribuindo para despertar o interesse do leitor pelo filme?

a) O emprego do verbo haver, em vez de ter, em “há 20 anos atrás foi humilhado”.

b) A descrição dos fatos com verbos no presente do indicativo, como “retorna” e “descobre”.

c) A repetição do emprego da conjunção “mas” para contrapor ideias.

d) A finalização do texto com a frase de efeito “Será que ele conseguirá acertar as coisas?”.

e) O uso do pronome de terceira pessoa “ele” ao longo do texto para fazer referência ao protagonista “João/Zero”.

QUESTÃO 3

Aconteceu mais de uma vez: ele me abandonou. Como todos os outros. O quinto. A gente já estava junto há mais de um ano. Parecia que dessa vez seria para sempre. Mas não: ele desapareceu de repente, sem deixar rastro. Quando me dei conta, fiquei horas ligando sem parar – mas só chamava, chamava, e ninguém atendia. E então fiz o que precisava ser feito: bloqueei a linha. A verdade é que nenhum telefone celular me suporta. Já tentei de todas as marcas e operadoras, apenas para descobrir que eles são todos iguais: na primeira oportunidade, dão no pé. Esse último aproveitou que eu estava distraído e não desceu do táxi junto comigo. Ou será que ele já tinha pulado do meu bolso no momento em que eu embarcava no táxi? Tomara que sim. Depois de fazer o que me fez, quero mais é que ele tenha ido parar na sarjeta. […] Se ainda fossem embora do jeito que chegaram, tudo bem. […] Mas já sei o que vou fazer. No caminho da loja de celulares, vou passar numa papelaria. Pensando bem, nenhuma das minhas agendinhas de papel jamais me abandonou.

FREIRE, R. Começar de novo. O Estado de S. Paulo, 24 nov. 2006

Nesse fragmento, a fim de atrair a atenção do leitor e de estabelecer um fio condutor de sentido, o autor utiliza-se de

a) primeira pessoa do singular para imprimir subjetividade ao relato de mais uma desilusão amorosa.

b) ironia para tratar da relação com os celulares na era de produtos altamente descartáveis.

c) frases feitas na apresentação de situações amorosas estereotipadas para construir a ambientação do texto.

d) quebra de expectativa como estratégia argumentativa para ocultar informações.

e) verbos no tempo pretérito para enfatizar uma aproximação com os fatos abordados ao longo do texto.

QUESTÃO 4

Disponível em: www.ivancabral.com. Acesso em: 27 fev. 2012.

O efeito de sentido da charge é provocado pela combinação de informações visuais e recursos linguísticos. No contexto da ilustração, a frase proferida recorre à

a) polissemia, ou seja, aos múltiplos sentidos da expressão “rede social” para transmitir a ideia que pretende veicular.

b) ironia para conferir um novo significado ao termo“outra coisa”.

c) homonímia para opor, a partir do advérbio de lugar, o espaço da população pobre e o espaço da população rica.

d) personificação para opor o mundo real pobre ao mundo virtual rico.

e) antonímia para comparar a rede mundial de computadores com a rede caseira de descanso da família.

QUESTÃO 5

Nuances

Euforia: alegria barulhenta.

Felicidade: alegria silenciosa.

Gravar: quando o ator é de televisão.

Filmar: quando ele quer deixar claro que não é de televisão.

Grávida: em qualquer ocasião.

Gestante: em filas e assentos preferenciais.

Guardar: na gaveta.

Salvar: no Computador.

Salvaguardar: no Exército.

Menta: no sorvete, na bala ou no xarope.

Hortelã: na horta ou no suco de abacaxi.

Peça: quando você vai assistir.

Espetáculo: quando você está em cartaz com ele.

DUVIVIER, G. Folha de S. Paulo, 24 mar. 2014 (adaptado)

O texto trata da diferença de sentido entre vocábulos muito próximos. Essa diferença é apresentada considerando-se a(s)

a) alternâncias na sonoridade.

b) adequação às situações de uso.

c) marcação flexional das palavras.

d) grafia na norma-padrão da língua.

e) categorias gramaticais das palavras.

Gabarito

12345
abcab

Para aprender mais

Assista ao vídeo-quiz abaixo e teste seus conhecimentos de gramática. Na aula, resolvemos juntos alguns exercícios importantes sobre o assunto, comentando cada questão passo a passo. Confira:

Espero que essa aula ajude você a entender melhor sobre como se preparar para as provas de concursos. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

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