A seguir, separei 10 exercícios de literatura de diferentes bancas para você conhecer mais o estilo de questão que pode cair e identificar quais conteúdos precisa reforçar. Vamos lá?

Exercícios de literatura com gabarito

Literatura é uma parte importante de vestibulares, do Enem e também de muitos concursos públicos. Além das questões relacionadas diretamente às obras previstas em cada edital, existem também aquelas sobre teoria literária.

A seguir, separei 10 exercícios de literatura de diferentes bancas para você conhecer mais o estilo de questão que pode cair e identificar quais conteúdos precisa reforçar. Vamos lá?

Exercícios de literatura

QUESTÃO 1

Leia o poema a seguir:

A cantiga

“Ai cigana ciganinha,

ciganinha, meu amor”.

Quando escutei essa cantiga

era hora do almoço, há muitos anos.

A voz da mulher cantando vinha de uma cozinha,

ai ciganinha, a voz de bambu rachado

continua tinindo, esganiçada, linda,

viaja pra dentro de mim, o meu ouvido cada vez melhor.

Canta, canta, mulher, vai polindo o cristal,

canta mais, canta que eu acho minha mãe,

meu vestido estampado, meu pai tirando boia da panela,

canta que eu acho minha vida.

(Adélia Prado. Bagagem. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.)

Acerca desse poema, é correto afirmar que:

a) a poeta tem consciência de que seu passado é irremediavelmente perdido.

b) existe um tom sarcástico e um saudosismo de raiz romântica.

c) a cantiga faz com que a poeta reviva uma série de lembranças afetivas.

d) predomina o tom satírico e o caráter autobiográfico.

e) desvaloriza os elementos da cultura popular.

QUESTÃO 2

Sobre o movimento parnasianista é INCORRETO afirmar:

a) teve início em 1866, na França, com a publicação da revista Parnasse Contemporain.

b) defendia o princípio da “arte pela arte”, almejando assim, a perfeição literária.

c) teve como fonte de inspiração a antiguidade clássica, buscando a perfeição formal.

d) através da poesia de protesto, retratava problemas sociais e questionamentos humanos.

e) buscava a perfeição estética e o culto à forma, utilizando um vocabulário culto.

(UFRN) A obra de Gregório de Matos – autor que se destaca na literatura barroca brasileira – compreende:

a) poesia épico-amorosa e obras dramáticas.

b) poesia satírica e contos burlescos.

c) poesia lírica, de caráter religioso e amoroso, e poesia satírica.

d) poesia confessional e autos religiosos.

e) poesia lírica e teatro de costumes.

QUESTÃO 4

(Enem) Soneto

Já da morte o palor me cobre o rosto,

Nos lábios meus o alento desfalece,

Surda agonia o coração fenece,

E devora meu ser mortal desgosto!

Do leito embalde no macio encosto

Tento o sono reter!… já esmorece

O corpo exausto que o repouso esquece…

Eis o estado em que a mágoa me tem posto!

O adeus, o teu adeus, minha saudade,

Fazem que insano do viver me prive

E tenha os olhos meus na escuridade.

Dá-me a esperança com que o ser mantive!

Volve ao amante os olhos por piedade,

Olhos por quem viveu quem já não vive!

AZEVEDO, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000.

O núcleo temático do soneto citado é típico da segunda geração romântica, porém configura um lirismo que o projeta para além desse momento específico. O fundamento desse lirismo é

a) a angústia alimentada pela constatação da irreversibilidade da morte.

b) a melancolia que frustra a possibilidade de reação diante da perda.

c) o descontrole das emoções provocado pela autopiedade.

d) o desejo de morrer como alívio para a desilusão amorosa.

e) o gosto pela escuridão como solução para o sofrimento.

QUESTÃO 5

(Enem)

Das irmãs os meus irmãos sujando-se

na lama

e eis-me aqui cercada

de alvura e enxovais

eles se provocando e provando

do fogo

e eu aqui fechada

provendo a comida

eles se lambuzando e arrotando

na mesa

e eu a temperada

servindo, contida

os meus irmãos jogando-se

na cama

e eis-me afiançada

por dote e marido

QUEIROZ, S. O sacro ofício. Belo Horizonte: Comunicação, 1980.

O poema de Sonia Queiroz apresenta uma voz lírica feminina que contrapõe o estilo de vida do homem ao modelo reservado à mulher. Nessa contraposição, ela conclui que:

a) a mulher deve conservar uma assepsia que a distingue de homens, que podem se jogar na lama.

b) a palavra “fogo” é uma metáfora que remete ao ato de cozinhar, tarefa destinada às mulheres.

c) a luta pela igualdade entre os gêneros depende da ascensão financeira e social das mulheres.

d) a cama, como sua “alvura e enxovais”, é um símbolo da fragilidade feminina no espaço doméstico.

e) os papéis sociais destinados aos gêneros produzem efeitos e graus de autorrealização desiguais.

QUESTÃO 6

O soneto é uma das formas mais tradicionais e, na maioria das vezes, tem conteúdo:

a) lírico.

b) cronístico.

c) épico.

d) dramático.

e) satírico.

QUESTÃO 7

(Cefet/RJ) “A feição deles é serem pardos, maneira de avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura. Nem estima nenhuma coisa cobrir nem mostrar suas vergonhas; e estão acerca disso com tanta inocência como têm em mostrar o rosto. (…) Porém a terra em si é de muito bons ares, (…). E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem.”

O texto acima apresenta fragmentos:

a) do “Diálogo sobre a conversão dos gentios”, do Pe. Manuel da Nóbrega.

b) das “Cartas” dos missionários jesuítas, escritas nos dois primeiros séculos.

c) da “Carta” de Pero Vaz de Caminha a El-Rey D. Manuel, referindo-se ao descobrimento de uma nova terra e às primeiras impressões do aborígene.

d) da “Narrativa Epistolar e os Tratados da Terra e da Gente do Brasil”, do jesuíta Fernão Cardim.

e) do “Diário de Navegações”, de Pero Lopes de Souza, escrivão do primeiro colonizador, o de Martim Afonso de Souza.

QUESTÃO 8

(Udesc) O movimento literário que retrata as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento, e durante o século XVI, é conhecido como Quinhentismo ou Literatura de Informação.

Analise as proposições em relação a este período.

I. A produção literária no Brasil, no século XVI, era restrita às literaturas de viagens e jesuíticas de caráter religioso.

II. A obra literária jesuítica, relacionada às atividades catequéticas e pedagógicas, raramente assume um caráter apenas artístico. O nome mais destacado é o do padre José de Anchieta.

III. O nome Quinhentismo está ligado a um referencial cronológico — as manifestações literárias no Brasil tiveram início em 1500, época da colonização portuguesa — e não a um referencial estético.

IV. As produções literárias neste período prendem-se à literatura portuguesa, integrando o conjunto das chamadas literaturas de viagens ultramarinas, e aos valores da cultura greco-latina.

V. As produções literárias deste período constituem um painel da vida dos anos iniciais do Brasil colônia, retratando os primeiros contatos entre os europeus e a realidade da nova terra.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.

b) Somente a afirmativa II é verdadeira.

c) Somente as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

QUESTÃO 9

(UFSM) Sobre a literatura produzida no primeiro século da vida colonial brasileira, é correto afirmar que:

a) É formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à catequese.

b) Inicia com Prosopopéia, de Bento Teixeira.

c) É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica.

d) Os textos que a constituem apresentam evidente preocupação artística e pedagógica.

e) Descreve com fidelidade e sem idealizações a terra e o homem, ao relatar as condições encontradas no Novo Mundo.

QUESTÃO 10

(Unifesp) Leia o trecho do poema “Os sapos”, de Manuel Bandeira.

O sapo-tanoeiro

[…]

Diz: — “Meu cancioneiro

É bem martelado.

Vede como primo

Em comer os hiatos!

Que arte! E nunca rimo

Os termos cognatos.

O meu verso é bom

Frumento sem joio.

Faço rimas com

Consoantes de apoio.

Vai por cinquenta anos

Que lhes dei a norma:

Reduzi sem danos

A formas a forma.

Clame a saparia

Em críticas céticas:

Não há mais poesia

Mas há artes poéticas…”

Estrela da vida inteira, 1993

No trecho, o “sapo-tanoeiro” representa uma sátira aos

a) modernistas.

b) românticos.

c) naturalistas.

d) parnasianos.

e) árcades.

Gabarito

12345678910
cdcbeacccd

Para aprender mais

Aprenda mais sobre literatura! Assista à aula:

Espero que esse post ajude você a conhecer mais sobre os tipos de exercícios de literatura. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS
📚 COMO ESTUDAR LITERATURA PARA O ENEM E PARA VESTIBULARES
📚 INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS: 10 EXERCÍCIOS PARA PRATICAR
📚 QUAL A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENEM?

Acompanhe meu trabalho nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga meu perfil no Instagram, inscreva-se no meu canal no Youtube e participe do meu grupo oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta