Concurso Público: dicas para mandar bem na Redação

Concurso Público: dicas para mandar bem na Redação

Muitos podem não saber, mas existem diversos concursos públicos com redação. E assim como acontece no vestibular, esse é o momento mais temido por muitos concurseiros.

Como toda redação, no concurso é preciso demonstrar domínio da língua portuguesa e produzir um texto coeso e coerente.

Importante lembrar que a banca avaliadora não está atrás do próximo Machado de Assis. O que eles querem é uma redação bem feita e que siga a proposta apresentada, sem fugir do tema e com respeito às regras gramaticais.

Ao contrário de outros processos seletivos, a redação de concurso público não é, na maior parte das vezes, eliminatória. Mesmo assim, justamente por conta da dificuldade da maioria dos candidatos, ela é a oportunidade perfeita para ganhar pontos que podem fazer a diferença na sua aprovação.

Com isso em mente, separei algumas dicas valiosas para você mandar bem na redação do seu próximo concurso público. Acompanhe e faça bons estudos!

5 dicas para se preparar para a redação de concursos público

Estude português

Como falamos, dominar a gramática é muito importante para a redação do concurso. É preciso conhecer as principais regras, seja de pontuação, de formação de palavras, sinônimos e antônimos, parônimos e homônimos, etc.

Mas não só isso: estudar português é importante para afiar suas habilidades de interpretação e compreensão textual. Essa é outra competência essencial para você entender a proposta da redação e não fugir do tema.

Treine bastante

Redação não é dom; é prática, é técnica. Não tem como escrever um bom texto sem treinar antes. As melhores redações são resultados de prática e repetição.

Uma dica é procurar provas antigas da mesma banca que organiza o concurso público que você vai prestar e praticar com a redação proposta. Isso vai ajudar você a entender o estilo de texto que eles costumam cobrar.

Para saber se você está no caminho certo, procure plataformas de estudo on-line que oferecem correção de texto, como o Redação e Gramática Zica. Você vai contar com dicas para melhorar seu texto.

Simule as condições da prova

Durante os treinos, não escreva a redação no computador. Pegue um caderno e uma caneta e escreva à mão. Junto a isso, leia o edital da prova que irá fazer, veja o tempo disponível e programe um cronômetro.

Um dos grandes desafios de muitos candidatos é a administração do tempo e a redação pode tomar minutos preciosos. Então treine sob essas condições.

Outra vantagem de escrever à mão é melhorar a caligrafia. Se o corretor não entender o que você escreveu por conta de uma letra ilegível, você perderá pontos.

Conheça os erros de português mais comuns

No dia a dia, falamos coisas erradas. E esses erros não podem, de maneira alguma, na sua redação.

Coisas como confundir “mas” ou “mais”; “onde” ou “aonde”, “há” ou “a”, além de redundâncias e pleonasmos como “subiu para cima” ou “há dez anos atrás” são muito comuns e descontam pontos que podem fazer a diferença.

Faça um rascunho

Não escreva direto na folha da redação. É muito importante pensar bem na estrutura do seu texto antes de passá-lo a limpo. Rasuras também podem descontar pontos.

Mas não é apenas por causa disso: fazer um rascunho é importante para organizar melhor as ideias do texto, tornando-o mais coeso e coerente, seguindo uma linha lógica de raciocínio.

Por isso, faça um roteiro em tópicos. Liste os assuntos que deseja abordar em cada parágrafo e organize-os. Pense em dados, citações e referências que pode utilizar. Só depois disso passe para a escrita.

Para aprender mais

Assista à aula abaixo para aprender mais sobre redação de concursos:

Espero que essa aula ajude você a entender melhor como mandar bem na redação do concurso público. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS

📚 10 DICAS DE PORTUGUÊS PARA CONCURSOS

📚 EXERCÍCIOS PARA SE PREPARAR PARA AS PROVAS DE CONCURSOS

📚 COMO ESTUDAR LÍNGUA PORTUGUESA PARA CONCURSO?

Acompanhe meu trabalho nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga meu perfil no Instagram, inscreva-se no meu canal no Youtube e participe do meu grupo oficial no Telegram.

Compartilhar:

2 comentários

  1. Amo suas aulas!

Deixe uma resposta