Dicas para a Redação Enem 2023

Dicas para a Redação Enem 2023

O Inep já divulgou as datas do Enem 2023. As provas serão realizadas nos domingos 5 e 12 de novembro. As inscrições vão até o dia 19 de maio.

Parece longe, mas é preciso começar a se preparar desde agora! O Exame Nacional do Ensino Médio exige bastante estudo e preparação. Lembre-se que você tem que ver e rever todas as matérias, então quanto mais cedo você começar melhor.

E não vale só seguir o que é passado na escola. É importante reforçar os estudos em casa, principalmente nas disciplinas que você tem mais dificuldade ou aquelas que exigem muita prática, como é o caso da redação.

A redação do Enem tem características muito próprias e é fundamental para as suas chances de aprovação. Então,com bastante antecedência, para ajudar você a se preparar, separamos algumas dicas para o exame deste ano. Acompanhe!

Redação do Enem 2023: dicas para mandar bem na prova

  1. Informe-se

O Enem é uma prova que costuma tratar de assuntos e discussões em voga no Brasil e no mundo. Então, é muito importante neste ano acompanhar o noticiário, já que, obviamente, o Inep não divulga o tema da redação com antecedência.

Siga os principais veículos de comunicação nas redes sociais ou assista ao telejornal todas as noites. Isso é importante para, quando a prova chegar, você estar familiarizado com os temas que foram debatidos ao longo do ano.

A redação do Enem trata muito de assuntos como inclusão (nas suas mais diferentes esferas) e questões sociais, como racismo, direito das mulheres, povos indígenas, meio ambiente, etc.

  1. Leia

Você já deve ter ouvido que só escreve bem quem lê muito. Apesar de batida, a frase é verdadeira. Ao longo deste ano, leia bastante e coisas diferentes. Leia livros, notícias, trabalhos acadêmicos e o que mais encontrar.

Esse contato com diferentes estilos de escrita é muito importante para expandir seu repertório e seu vocabulário. Assim, na hora da redação, você terá menos dificuldade para, por exemplo, evitar a repetição de termos e para construir melhor as frases e conectar ideias.

  1. Conheça a prova

O Enem exige um gênero textual específico: a dissertação argumentativa. Estude e conheça o estilo, sua estrutura e o que não pode faltar em uma redação assim.

Uma boa dica é ler redações nota 1000 de anos anteriores. Dessa forma, você consegue entender a estrutura e o tipo de argumentação e desenvolvimento de ideais que os corretores buscam.

  1. Pratique

Fazer uma boa redação é questão, sobretudo, de prática. Muitos candidatos acham que escrever bem é um dom ou algo parecido. Não é bem assim. É preciso prática e a aplicação das técnicas certas.

Por isso, desde já, comece a escrever. Procure temas de anos anteriores do Enem e faça uma redação, sempre seguindo as orientações contidas da prova, inclusive o tempo!

Assim, você não só se acostuma com o estilo do Enem, mas também ganha prática e velocidade na hora de escrever e entender o que consegue fazer no tempo que é disponibilizado.

E, claro, para saber se você está no caminho certo, é preciso contar com orientação. As vagas do Curso Extensivo 2023 do Redação e Gramática Zica já estão abertas.

São cursos completos de gramática, redação, interpretação e compreensão de textos, literatura, linguagens, além de história, geografia e muito mais. Tudo como foco no Enem e nos principais vestibulares. Além disso, você tem sua redação corrida por nossos professores!

  1. DICA BÔNUS: para aprender mais

No vídeo abaixo, você pode assistir à aula com tudo o que você precisa saber sobre redação do Enem. Acompanhe:

Espero que essa aula ajude você a conhecer mais sobre a redação do Enem. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS

📚 DICAS DE PALAVRAS PARA USAR NA REDAÇÃO

📚 REDAÇÃO PARA QUEM NÃO SABE NADA!

📚 7 TÉCNICAS PARA FAZER A REDAÇÃO EM 1 HORA

Acompanhe meu trabalho nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga meu perfil no Instagram, inscreva-se no meu canal no Youtube e participe do meu grupo oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta