Redação para quem não sabe nada!

Seja no Enem, vestibulares ou concurso público, a redação é uma das partes mais importantes da prova e com maior peso para sua nota final. Ou seja, não podemos negligenciá-la.

Muitos candidatos acabam encarando a redação como um bicho de sete cabeças. Porém, não há motivos para isso. Escrever não é dom; é prática e é técnica, como qualquer habilidade.

A questão é que muitas pessoas chegam despreparadas para o dia da prova, sem conhecer a redação do processo seletivo que estão fazendo. O Enem cobra um tipo bem específico de redação, que é um pouco diferente do que é cobrado no vestibular da Fuvest, por exemplo.

O que não pode faltar em uma redação?

Seja qual for a prova que você vá fazer, toda redação tem alguns pontos indispensáveis:

  • Respeito à norma culta da língua portuguesa: o seu texto não pode conter gírias, abreviações e termos coloquiais. Nem mesmo entre aspas! Eles podem ser mal-interpretados pela banca corretora e podem tirar pontos preciosos da sua redação. Evite também regionalismos.
  • Fuga do tema: o tema proposto para a redação deve ser seguido à risca. Se você apenas tangencia-lo, perderá muitos pontos. Se fugir totalmente, sua redação será zerada e, na maioria dos casos, você será eliminado do processo seletivo.
  • Repertório sociocultural: para enriquecer seu texto, é recomendado trazer referências do seu repertório sociocultural – a não ser que seja expressamente indicado o contrário na prova. No entanto, qualquer dado, citação ou estatística não podem ser tirados do chapéu e devem ser devidamente referenciados.
  • Estrutura: é preciso prestar atenção ao tipo de texto que está sendo pedido. Existem vestibulares mais ecléticos, que a cada ano pedem gêneros diferentes. Sabia que já teve prova que pediu um “texto de Facebook”? Por isso, é muito importante conhecer o processo seletivo que você vai fazer e praticar os diferentes estilos de texto.

Diferentes tipos de redação

O Enem é o que mais se destaca das outras provas. Os temas da redação costumam abordar problemas sociais, especialmente assuntos que viraram discussão nacional nos anos mais recentes.

E não só isso. O Enem pede, especificamente, uma redação dissertativo-argumentativa. Esse tipo de texto tem uma estrutura bastante particular, que deve ser seguida à risca. Isso envolve a apresentação de argumentos e uma proposta de intervenção para a resolução do problema debatido.

Já os vestibulares das universidades podem variar bastante. A Fuvest, por exemplo, costuma cobrar temas mais densos, até mesmo filosóficos, geralmente em forma de pergunta.

Em 2022, o tema foi “As diferentes faces do riso”. No ano anterior, “O mundo contemporâneo está fora da ordem?”. Veja como são temas que exigem muita reflexão do candidato; trata-se de um texto menos técnico.

O tema de 2022 do Enem, por exemplo, foi “Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil”. Percebe como é um assunto mais palpável, um problema social mais claro?

Em provas como a Fuvest os textos de apoio da coletânea são ainda mais fundamentais para dar um direcionamento à sua redação e para dar uma melhor noção de que linha deve ser seguida.

Outro exemplo diferente: em 2022, a Unicamp pediu que os candidatos se imaginassem como um influenciador digital jovem, que utilizasse a internet desde cedo. A proposta da prova era a produção de um post para redes sociais problematizando o tema sugerido: “Exposição das crianças na internet”.

Já os concursos públicos tendem a ter uma pegada mais parecida com o Enem. A maioria das redações pedem textos dissertativos, com temas que abordam atualidades e valores humanos.

Cada banca tem sua própria particularidade. Por isso, é importante ficar atento ao edital.

Dicas de estudo para redação

Embora Enem, vestibulares e concursos públicos sejam bem diferentes, as dicas de estudo para produzir uma boa redação são basicamente as mesmas:

Conheça a prova

Como comentamos, conhecer o estilo cobrado na prova é essencial. No caso do Enem é mais fácil, pois o gênero é o mesmo todos os anos. Sendo assim, procure na internet redações nota 1000 de anos anteriores e veja como os candidatos desenvolveram o tema. Mas ler não basta, pratique o estilo dissertativo-argumentativo.

Em vestibulares como a Unicamp, não tem saída. Você tem que se preparar praticando os mais diversos estilos: de crônicas a dissertações, de textos jornalísticos a posts de redes sociais.

Já em provas como Fuvest e Vunesp, as dicas são as mesmas, mas com um adendo para uma preparação teórica ainda maior. Você precisa enriquecer seu repertório sociocultural, incluindo temas como História, Filosofia e Sociologia.

Para concursos, como vimos, é preciso estar atendo à banca organizadora. Veja quem está fazendo a prova, leia o edital e procure redações de anos anteriores para ter uma ideia melhor do estilo de cada processo seletivo.

Linguagem

Seja qual for a redação (a menos que seja indicado o contrário), mas especialmente em textos dissertativos, evite o uso da primeira pessoa, seja no singular ou no plural (‘eu’ e ‘nós’). Também recomenda-se evitar a voz passiva.

Leia e pratique

Vimos que muitas provas costumam tratar de assuntos em voga na sociedade. Nesse sentido, é importante que você mantenha-se informado sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo. Veja, ouça e leia notícias todos os dias. Aliás, isso também é bom para o seu repertório sociocultural.

Mas não pare por aí: leia também literatura, os mais diversos estilos. Quanto mais autores e estilos de escrita diferentes você tiver contato, melhor. Que lê mais, escreve melhor.

E claro que esse conhecimento não pode ficar na sua cabeça. Pratique, escreva em diferentes gêneros. Além de quebrar o gelo e evitar o nervosismo no dia da prova, praticar é importante para você aprender a administrar seu tempo.

Para estudar de maneira organizada, procure plataformas como o Redação e Gramática Zica. Nós oferecemos cursos completos de língua portuguesa e redação para vestibulares, enem e concursos públicos, inclusive com correção dos seus textos. Acesse e conheça!

Para aprender mais

No vídeo abaixo, você pode assistir a uma superaula de quase 10 horas sobre tudo o que você precisa saber sobre redação. Acompanhe:

Espero que essa aula ajude você a conhecer as principais dicas de Português para concursos. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS

📚 COMO NÃO TER A SUA REDAÇÃO ANULADA

📚 COMO FAZER UMA INTRODUÇÃO DE REDAÇÃO?

📚 7 TÉCNICAS PARA FAZER A REDAÇÃO EM 1 HORA

Acompanhe meu trabalho nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga meu perfil no Instagram, inscreva-se no meu canal no Youtube e participe do meu grupo oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta