Como não ter a sua redação anulada

Como não ter a sua redação anulada

Quem vai prestar qualquer vestibular, Enem ou concurso público deve ter em mente que não pode, em hipótese alguma, zerar a redação. Se isso acontecer, você estará automaticamente eliminado.

A produção textual tem um peso muito grande na nota final do candidato, influenciando diretamente nas suas chances de aprovação. Por isso, não basta caprichar no texto; é importantíssimo saber o que fazer para que a sua redação não seja anulada.

E é justamente o que veremos neste post. Acompanhe e bons estudos!

1. Segmente sua proposta e entenda tudo o que é pedido

A fuga do tema é um dos erros que anulam uma redação – inclusive sem direito a recurso! É muito comum que os enunciados das provas peçam duas ou mais tarefas para os candidatos. E é obrigatório cumpri-las.

O enunciado da redação não traz apenas o tema; ele explicita o que você deve fazer no seu texto, assim como o gênero que você deve seguir.

No Enem, por exemplo, como a prova segue um mesmo padrão ano a ano, o enunciado vai pedir para que você crie um texto dissertativo-argumentativo e apresente uma proposta de intervenção.

E para ajudar você a não fugir do tema, as provas geralmente trazem uma coletânea de materiais de apoio – que podem ser textos, tirinhas, gráficos, entre outros – que colaboram para a compreensão do assunto.

2. Analise o tema comum entre os textos da coletânea

Como vimos, a maioria das provas apresenta materiais de apoio que têm relação com o tema da redação. Sempre existe uma palavra-chave ou linha de pensamento que permeia todos os materiais da coletânea.

Muitas vezes, somente o tema dado pelo enunciado da redação não é o suficiente para que você compreenda exatamente o que a prova deseja.

Por exemplo: na nossa plataforma, temos um redação que pede para os alunos escreverem sobre “Os desafios do uso da tecnologia na educação de crianças e jovens”. E esse assunto pega muitos dos nossos estudantes.

Note que, quando falamos em “educação”, podemos nos remeter a uma série de abordagens diferentes: educação como formação do indivíduo? Educação nas escolas?

Antes de se animar e começar a escrever sobre o tema, é fundamental consultar a coletânea de textos de apoio. São esses materiais que vão dar a linha que o candidato deve seguir.

No nosso exemplo, a coletânea traz quatro textos. Todos eles falam, em essência, sobre o uso da tecnologia na sala de aula. Portanto, a linha de pensamento dos materiais de apoio nos remete ao ensino no ambiente escolar.

Percebe como os textos trazem um direcionamento muito mais específico para a redação? Quem não lê ou não identifica corretamente a linha guia da coletânea corre sério risco de ter a redação anulada por fuga do tema. No menos pior dos casos, o candidato perderia muitos pontos por não conseguir demonstrar que leu e compreendeu o tema.

Dica: utilize a palavra-chave em comum que você identificou nos textos da coletânea no desenvolvimento do seu texto. Isso ajudará a deixar ainda mais claro que você compreendeu o tema.

3. Organize seu pensamento e faça um rascunho

Antes de escrever sua redação, é fundamental estruturar seu texto. Cada parte deve ser pensada antes de passar para o papel. Para isso, liste as ideias que você gostaria de escrever em cada parágrafos e organize-as.

Uma vez que você criou uma sequência lógica e priorizou aqueles argumentos que você mais domina, faça um rascunho; não escreva na folha oficial ainda. À medida que escrevemos, o texto que planejamos na nossa cabeça muda e novas ideias surgem.

E se você escrever direto na folha oficial, não poderá fazer nenhum ajuste. E isso naturalmente trará problemas para a estrutura do seu texto que poderá fazer com que você perca pontos ou, no pior cenário, tenha sua redação anulada.

O rascunho aproxima sua redação da nota máxima. Nele, você consegue verificar se está se mantendo dentro do tema, se utilizou a palavra-chave, se está utilizando a estrutura correta, elementos de coesão textual, etc.

4. Respostas da proposta

Uma vez que você fez o rascunho, verifique se você respondeu tudo o que a proposta da redação pediu: desafios, argumentos, projeto de intervenção, etc. Essa checagem é fundamental para não fugir do tema e para evitar que sua redação corra o risco de ser anulada.

Para aprender mais

Assista a esta aula:

Espero que essa aula ajude você a entender melhor sobre como não ter a sua redação anulada. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS

📚 TÓPICO FRASAL: O QUE É E COMO FAZER

📚 7 TÉCNICAS PARA FAZER A REDAÇÃO EM 1 HORA

📚 QUAL A ESTRUTURA E CARACTERÍSTICA DE UM PARÁGRAFO?

Acompanhe meu trabalho nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga meu perfil no Instagram, inscreva-se no meu canal no Youtube e participe do meu grupo oficial no Telegram.

Compartilhar:

3 comentários

  1. Olá, bom dia. Gostei das dicas. Obgda

Deixe uma resposta