8 dicas para uma boa redação para Concurso

Muitos concursos públicos não possuem apenas a prova objetiva, mas também uma redação. E assim como no vestibular ou no Enem, mandar bem na redação é fundamental para aumentar suas chances de aprovação.

Cada prova tem sua particularidade, que depende da banca. No entanto, existem alguns elementos que permeiam qualquer redação e nos quais os corretores ficarão de olho.

É o caso da coesão e da coerência textual, do domínio da língua e da capacidade de reflexão do candidato sobre o tema proposto.

Dito isso, separei algumas dicas que podem ajudar você na hora de fazer sua redação no concurso público. Me acompanhe!

8 dicas para a redação do concurso

1. Pratique

Redação não é dom, é técnica, é treino. Antes da prova, treine a escrita em casa. Isso é importante para você pegar o jeito e conseguir escrever melhor e mais rápido.

Pratique os diferentes gêneros textuais possíveis, dando ênfase para aquele cobrado pela banca da prova que você vai fazer. De preferência, cronometre seus treinos para que você já se acostume com o tempo disponível para a redação.

2. Leia e informe-se

A preparação para a redação do concurso público também exige leitura. É o velho clichê: quem lê mais escreve melhor.

Leia de tudo: romance, poemas, artigos científicos, revistas… É importante também acompanhar as notícias. Muitos temas de redação giram em torno de temas das atualidades. Por isso, siga veículos de comunicação nas redes sociais ou assista ao telejornal todas as noites.

3. Leia com atenção

No dia da prova, preste muita atenção no enunciado e na proposta da redação. Leia e releia quantas vezes forem necessárias para garantir que você entendeu o tema e as instruções.

Muitas provas trazem materiais de apoio, que ajudam a direcionar o texto. Esses materiais podem ser textos, imagens, tirinhas, tabelas ou gráficos, por exemplo. É importante ler todos eles.

Essa leitura é fundamental para que você não fuja do tema na sua redação, um erro que pode causar até mesmo a eliminação do candidato.

4. Saiba o gênero textual pedido

Muitas bancas exigem um tipo de texto específico. Na maior parte dos casos, o que se pede é uma dissertação-argumentativa. Mas isso não é uma regra.

Por isso, estude bem os diferentes gêneros textuais e as estruturas que caracterizam cada um deles. Em uma redação dissertativa-argumentativa, por exemplo, o que a banca busca é a defesa de um ponto de vista sobre um determinado tema, geralmente uma questão em voga na sociedade.

5. Certifique-se de que seu texto esteja compreensível

Atente-se a quatro elementos na hora de passar seu texto a limpo:

  • Estrutura: os parágrafos não devem ser muito longos, assim como as frases. Não exagere para não correr o risco de prejudicar a coesão, a coerência e a legibilidade.
  • Clareza: seu texto deve ser inteligível e fácil de entender.
  • Caligrafia: capriche na letra! Se os avaliadores não entenderem sua escrita, você perderá pontos.
  • Rasuras: seu texto também deve ser “limpo”. Evite rasuras e quaisquer tipos de poluição visual. Se errar uma palavra, simplesmente passe um risco em cima e escreva do jeito certo na sequência.

6. Siga a norma culta

A redação do concurso segue as normas do português padrão. Isso significa que você deve tomar cuidado com as regras do nosso idioma, incluindo grafia das palavras, concordância, acentuação etc.

Evite termos coloquiais, gírias e palavras de baixo calão. Preste atenção para não repetir muitas vezes a mesma palavra; trabalhe com sinônimos – isso é bom para mostrar repertório.

7. Conecte bem suas ideias

Não basta ter bons argumentos e seguir a norma culta para arrasar na redação do concurso público. Outro elemento indispensável é (olha eles aí de novo) a coesão e a coerência.

Você deve garantir que suas idéias estejam bem conectadas, que elas sigam uma linha de raciocínio clara e fluída, sem idas e vindas.

Além disso, há uma questão mais técnica: o uso de conectores. Essas palavrinhas são fundamentais para você ligar uma parágrafo ao outro ou uma frase à outra.

Existem diferentes tipos de conectores, cada um com um objetivo. Estou falando de palavras como: portanto, embora, entretanto, consequentemente, entre outras.

8. Não escreva de primeira

Considerando o que falamos até aqui, é importante que você não escreva de primeira na folha da prova.

Assim que tiver certeza de que entendeu o tema e a proposta da redação:

  • Faça um esboço da estrutura do seu texto na folha rascunho e organize o que você vai escrever em cada parte;
  • Elenque referências que podem ser usadas em cada parte (conhecimentos de outras disciplinas, filmes, músicas, estudos, citações etc.);
  • Escreva uma primeira versão do texto, leia o que escreveu e faça as correções necessárias;
  • Passe a limpo.

Quer se preparar bem para o seu concurso público, inclusive para a redação? Confira o curso de Gramática, Redação e Interpretação de Texto para qualquer edital da professora Pamba e arrase!

Para aprender mais

Para aprender tudo sobre redação, confira a playlist com todas as minhas aulas sobre o assunto:

Espero que esse post ajude você a conhecer mais sobre redação para concurso. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS

📚 O QUE FAZER NA CONCLUSÃO DA REDAÇÃO: TÉCNICAS COMPLETAS

📚 CONECTIVOS PARA REDAÇÃO: APRENDA COM EXERCÍCIOS

📚 DICAS DE PALAVRAS PARA USAR NA REDAÇÃO

Acompanhe meu trabalho nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga meu perfil no Instagram, inscreva-se no meu canal no Youtube e participe do meu grupo oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta