Muitos candidatos acabam pecando na hora de finalizar a redação porque ou não conhecem a estrutura correta ou já estão com o cérebro fritando quando chega a hora de escrever as últimas linhas.

O que fazer na conclusão da redação: Técnicas completas

Que ir bem na redação é fundamental para ser aprovado todo vestibulando e concurseiro já sabe. Pensando nisso, precisamos falar de uma parte importantíssima do texto: a conclusão.

Muitos candidatos acabam pecando na hora de finalizar a redação porque ou não conhecem a estrutura correta ou já estão com o cérebro fritando quando chega a hora de escrever as últimas linhas.

Mas pode ficar calmo: separei algumas técnicas excelentes para você usar na conclusão da redação. Me acompanhe e descubra!

Como deve ser a conclusão de uma redação?

Na conclusão, é essencial retomar a tese defendida ao longo do texto. Mas não é só isso: no caso das redações dissertativo-argumentativas – que é o modelo utilizado no Enem – você deve apresentar uma proposta de intervenção relacionada ao tema tratado e aos argumentos dados.

No caso dos vestibulares e de concursos públicos, geralmente não é necessário apresentar um projeto de intervenção. Basta, portanto, retomar a tese do texto para concluí-lo.

Isso dito, usando o modelo do Enem como ponto de partida, você pode dividir a conclusão em dois parágrafos:

  • No primeiro, apresente o projeto de intervenção.
  • No segundo, retome a tese rapidamente.

Vamos entender melhor:

Retomada da tese

Digamos que, na introdução do texto, você tenha escrito que é preciso tomar medidas para acabar com o desmatamento, por exemplo. Na conclusão, você vai dizer a mesma coisa com outras palavras.

Isso é obrigatório, pois ajuda a mostrar para os corretores que você foi coerente ao longo da redação. Afinal, você começou e terminou o texto defendendo o mesmo ponto de vista.

Projeto de intervenção

Esta é a parte do texto que tira o sono de muitos candidatos. Mas a boa notícia é que não precisa ser assim.

Existe uma estrutura que você pode seguir para criar um projeto eficaz. Neste parágrafo, responda, obrigatoriamente:

  • Quem fará? (o Estado, uma empresa, uma ONG, uma pessoa etc.)
  • O que fará?
  • Como fará?
  • Qual será a consequência/efeito?

Por fim, a dica de ouro, que não é obrigatória, mas pode fazer toda a diferença: qual o nome do projeto?

Vamos supor que o tema da redação seja “a baixa participação dos jovens na política” e como reverter esse cenário. Responda às perguntas acima na conclusão do seu texto e invente um nome para sua proposta de intervenção (ex: projeto Jovens Politizados).

Isso vai ajudar a diferenciar sua redação das demais, pois trará um ponto de criatividade a mais para o seu texto. É o mesmo para o título (para as redações que permitem!).

Para aprender mais

Para aprender tudo sobre redação, confira o curso completo com aulas sobre o assunto na playlist do nosso canal:

Espero que esse post ajude você a conhecer mais sobre o que fazer na conclusão da redação. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS
📚 CONECTIVOS PARA REDAÇÃO: APRENDA COM EXERCÍCIOS
📚 DICAS DE PALAVRAS PARA USAR NA REDAÇÃO
📚 REDAÇÃO PARA QUEM NÃO SABE NADA!

Acompanhe meu trabalho nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga meu perfil no Instagram, inscreva-se no meu canal no Youtube e participe do meu grupo oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta