Aprenda como dominar a Interpretação de Textos

A interpretação de texto segue sendo uma das habilidades mais importantes em qualquer prova de língua portuguesa, seja no Enem, nos vestibulares ou em concursos públicos.

É a partir da sua capacidade de interpretar e compreender textos que você conseguirá entender o que está sendo pedido e o contexto de cada questão.

No entanto, em um mundo em que vivemos imersos nas redes sociais e consumimos, como nunca, conteúdos visuais (fotos e vídeos), além de textos muito curtos, não é raro que muitas pessoas tenham dificuldade para interpretar textos e enunciados.

Para se ter uma ideia, a última avaliação nacional do ensino básico, realizada em 2019, mostrou que 69% dos alunos terminam o ensino médio com dificuldades de interpretação. Isso mesmo: quase 7 em cada 10 estudantes.

Ou seja, puxando a sardinha para o nosso lado: quem domina essa habilidade tem em mãos um diferencial importantíssimo para ser aprovado no vestibular, ganhando pontos que muitos vão perder por bobeira.

Pensando nisso, a seguir vamos ver como dominar a interpretação de texto. Acompanhe!

A importância da interpretação de texto nas provas

A capacidade de interpretar mensagens não é importante apenas no nosso dia a dia. Como falei, ela também é fundamental para resolver questões em uma prova – e não só de português!

Seja no vestibular, Enem ou concurso, a interpretação é conteúdo onipresente, sendo sempre cobrada como uma forma de avaliar a capacidade do candidato de entender os enunciados e textos apresentados e, a partir deles, desenvolver um raciocínio lógico.

Quem nunca se deparou com aquelas provas que trazem um texto e uma série de questões baseadas na compreensão e interpretação do seu conteúdo?

Mas como interpretar um texto?

Muitos alunos confundem interpretar um texto com o que o autor estava pensando. Isso é um erro.

A interpretação de texto parte, sim, da compreensão do que o autor quis dizer, mas não como uma leitura de mente. Trata-se do diálogo entre o ponto de vista de quem escreveu o texto e de quem o lê.

Em outras palavras, interpretar um texto é lê-la e avaliá-la com todo o seu conhecimento de mundo. Ou seja, para interpretar tem que saber ler atentamente, esforçando-se para de fato entrar na alma do texto.

Para colocar em termos práticos, podemos falar de três passos para melhorar a interpretação de texto:

Reformule o que você leu

Ao ler um texto, tente reformular o que está escrito a partir do que você compreendeu. Tente tornar o texto, na sua cabeça, mais direto e compreensível para você mesmo.

Essa é uma habilidade que depende de treinamento. Afinal, você não pode perder tempo da prova reestruturando cada parágrafo que você lê. Mas ao praticar a leitura e interpretação em casa, você aprimora essa capacidade e ela vai se tornando cada vez mais natural.

Cultive o hábito da leitura

Para interpretar, é preciso ler. Quanto mais você conhece estruturas, estilos, gêneros e linguagens textuais diferentes, mais fácil se torna compreender a intenção e as mensagens “escondidas” em um texto. Ele deixa de se tornar um conjunto de palavras e se transforma em um material cheio de nuances e caminhos.

E não leia apenas aquilo que lhe dá prazer. Você tem que se familiarizar com diferentes técnicas de diferentes autores. Pense que, em uma prova, você pode se deparar com uma poesia ou um texto técnico, por exemplo.

Além disso, ler é um exercício de atenção. Em provas como o Enem, é comum haver questões com textos bastante longos. E se você não exercita sua capacidade de manter-se atento ao um texto, você vai acabar perdendo tempo precioso, pois vai ter que reler tudo.

Tenha paciência

A gestão do tempo é importante, mas não pode atrapalhar. Pressa é inimiga da boa interpretação. Muitas vezes, uma leitura dinâmica pode fazer com que você pule palavras-chave importantes para entender o texto.

Por isso que, no geral, recomendamos duas leituras: a primeira, mais rápida e dinâmica, para ter uma noção do que trata o texto e os principais termos. A segunda, aí sim, mais lenta e com atenção total para entender o objetivo do texto.

Como estudar interpretação de texto?

A partir das dicas acima, fica muito mais fácil estudar interpretação de texto. Basicamente, são duas dicas:

  • Leia fazendo marcações no texto. Destaque as palavras-chave que reconhecer. Em uma prova, é especialmente importante marcar termos restritos, como “sempre” ou “nunca”.
  • Pratique. Resolva questões comentadas, preferencialmente de anos anteriores da mesma prova que você quer fazer.Isso é bom para obter dicas e ideais de “atalhos” na hora de fazer esse tipo de exercício.

Já estão abertas as inscrições para nossos cursos extensivos para o Enem e vestibulares em 2023. E com uma notícia boa: quem se matricular em um dos cursos ganha o curso de interpretação e compreensão de textos. Vai perder essa?

Para aprender mais

No vídeo abaixo, resolvemos juntos exercícios sobre interpretação de textos. Acompanhe:

Espero que essa aula ajude você a conhecer as principais dicas de Português para concursos. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS

📚 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS SOBRE INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO DE TEXTO

📚 10 DICAS PARA MELHORAR A SUA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

📚 DICAS PARA MANDAR BEM NA REDAÇÃO DO VESTIBULAR

Compartilhar:

Deixe uma resposta