10-dicas-interpretação-de-texto

10 dicas para melhorar a sua interpretação textual

Interpretar um texto é essencial se você quiser se dar bem no Ensino Médio, seja para aprender o conteúdo, fazer provas ou até mesmo para o Enem e outros vestibulares. Por isso, ter uma boa interpretação textual dará a você eficiência na resolução de exercícios, além de melhor entendimento em situações cotidianas.

Assim, nessa aula vamos analisar algumas dicas para você melhorar sua interpretação textual. Vamos nessa?

1. Aprenda a interpretar diferentes tipos de informação

Quando você estiver lendo textos, muitas vezes você também vai se deparar com informações em diferentes formatos, como gráficos, tabelas e tirinhas. Esse tipo de conteúdo cai bastante em exames por aí.

Mesmo assim, muita gente acha difícil interpretar esse tipo de informação, mas não desista. Uma vez que você aprenda como esse tipo de comunicação funciona, vai ser mais fácil interpretá-los e relacioná-los com o resto do texto.

Assim, a interpretação textual também passa por outras matérias e isso é muito importante, porque esse tipo de conteúdo costuma aparecer justamente por concentrar muita informação de forma mais visual e sucinta.

2. Ao ler um texto, coloque as orações na ordem direta

Uma oração na ordem direta é aquela que organiza as palavras do seguinte modo: sujeito + predicado + complemento. Essa é a forma mais objetiva de compreender uma oração. Por isso, exercite essa reorganização de orações que estão em ordem indireta, em especial os enunciados de questões de testes.

3. Estude músicas e poemas

Muitos exames cobram interpretação textual de músicas e poemas e, por isso, é legal já ir treinando com esse tipo de conteúdo. Convenhamos que não é muito difícil: a música está presente no nosso cotidiano e usa muitas figuras de linguagem.

Após escutar uma música que você aprecia, pense sobre a letra. O que o compositor quis dizer com ela? Pesquise-a para tentar fazer a interpretação do significado de cada estrofe. O mesmo vale para poemas.

4. Atenção a palavras fortes e generalistas

Nenhum, nunca, sem exceção, sempre, todos e outras expressões do tipo costumam chamar a atenção nas alternativas relacionadas a um texto. Quando elas aparecerem, questione-se se fazer uma afirmação tão taxativa funciona em relação à informação que está sendo apresentada. É difícil que estes termos estejam na alternativa certa.

5. Pense em hipóteses que possam explicar os argumentos e fatos apresentados no texto

Interpretar um texto é mais do que compreender suas palavras; é dialogar com os conhecimentos apresentados pelo autor e seus próprios conhecimentos. Isso proporciona um aprofundamento da compreensão.

Assim, depois de ler o texto, comece e inferir os sentidos que ele traz, usando as “dicas” presentes nele. Essas inferências podem ser comprovadas ou não, mas certamente ajudarão você a entender o sentido que o autor quis dar ao seu conteúdo.

6. Faça uma pergunta sobre cada parágrafo e responda

Experimente o seguinte exercício: depois de ler um parágrafo de um texto, faça alguma pergunta sobre o conteúdo e tente respondê-la. Com isso, você absorverá melhor o teor das palavras e os significados. Pode ser que, neste momento, você perceba que “deixou passar” alguma informação.

7. Ache informações “escondidas”

Algumas informações podem fazer a diferença na hora de responder questões sobre um texto, e elas podem não estar apresentadas de maneira explícitas. Assim, é importante estar atento, por exemplo, ao tom que o autor dá ao texto e outros pontos mais implícitos.

Por exemplo: o autor está sendo agressivo ou irônico? Como está abordando determinado tema? Após se questionar a respeito disso, analise como o autor coloca seus argumentos. Preste atenção também a elementos como título, elementos conectivos e exclamações, que podem dar pistas nesse sentido.

8. Compreenda o contexto

Uma dica muito útil para detectar a principal ideia do texto é compreender o contexto como um todo. Por exemplo, no caso de questões de exames e vestibulares, se pergunte: qual alternativa resume melhor a ideia do texto? Qual dos títulos seguintes seria mais apropriado para este conteúdo?

9. Escreva muito

Ler e escrever são processos que estão interligados. Assim, escrever bem vai auxiliar no desenvolvimento de um melhor entendimento de textos, já que você vai estar mais familiarizado com as estruturas do nosso idioma e como elas se organizam para criar sentido. Alguns exercícios que você pode manter para melhorar a produção textual são: fazer resumos das matérias estudadas na escola; escrever textos opinativos; criar textos narrativos; praticar as dissertações dos vestibulares.

10. Faça um esquema do texto e elabora uma síntese

Depois de ler o texto, faça um esquema com as principais ideias e pontos de atenção em cada parágrafo. Após fazer isso, crie uma espécie de síntese do texto, um resumo com os principais pontos e a forma como o assunto é abordado.

Bônus: estude gramática

Conhecer bem como nosso idioma funciona é essencial para melhorar a sua interpretação textual, além de desenvolver habilidades de leitura e de escrita. Isso porque os estudos de gramática vão auxiliar na compreensão do papel que cada estrutura tem para criar sentido nas frases.


Espero que este conteúdo tenha ajudado você com essas dicas para melhorar a sua interpretação textual. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta