Renascimento: Características, Contexto Histórico e Exercícios

Conhecer os principais movimentos culturais e artísticos da história é fundamental para quem vai prestar vestibular, concurso público ou Enem. Eles não só permeiam o conteúdo de História, como também impactam uma série de outras matérias e podem aparecer em diferentes questões.

E é por isso que, neste post, vamos falar sobre o Renascimento. Acompanhe!

Renascimento: contexto histórico

O Renascimento iniciou-se na Itália, ainda no século XIV. Considera-se que o movimento durou até o século XVII, tendo se espalhado por toda a Europa.

Sua inspiração é uma retomada dos valores da Antiguidade Clássica (por isso o nome), tendo impactado, em primeiro lugar, as artes, mas logo servindo para designar todas as mudanças econômicas e políticas pelas quais passava a Europa no período.

O Renascimento é, muitas vezes, entendido como o acontecimento que, em combinação a outros fatores, significou o início da Idade Moderna e o fim da Idade Média como conhecemos.

Características do Renascimento

A chamada cultura renascentista sustenta-se em cinco pilares básicos. São eles:

  • Racionalismo: a razão acima de tudo.
  • Cientificismo: alinhado à razão, representa a necessidade de explicar tudo por um ponto de vista científico.
  • Individualismo: afirmação da personalidade de cada pessoa e a priorização dos direitos individuais sobre os coletivos.
  • Antropocentrismo: o homem é o centro de tudo e a criação suprema de Deus.
  • Classicismo: nas artes, o Renascimento inspirou-se na estética greco-romana.

Expoentes do Renascimento

Como qualquer movimento do tipo, o Renascimento influenciou diferentes artes e aspectos sociais. Vale a pena destacar as seguintes figuras:

  • Leonardo da Vinci: pintor, escultor, inventor. Criador da Mona Lisa.
  • Rafael Sanzio: pintor.
  • Michelangelo: escultor e pintor. Responsável pelo teto da Capela Sistina.
  • Dante Alighieri: escritor, autor da Divina Comédia.
  • Maquiavel: filósofo, autor de O Príncipe, marco da ciência política.
  • Shakespeare: dramaturgo, autor de peças como Romeu e Julieta e Otelo.
  • Miguel de Cervantes: autor de Dom Quixote.
  • Luís de Camões: autor do poema Os Lusíadas.
  • Galileu Galilei: astrônomo e físico. Conhecido como pai da Física moderna.
  • Nicolau Copérnico: criador da teoria heliocêntrica, que afirma que o Sol é o centro do universo.

Exercícios sobre Renascimento

QUESTÃO 1

(PUC-RJ) À EXCEÇÃO DE UMA, as alternativas abaixo apresentam de modo correto características do Renascimento. Assinale-a.

a) O retorno aos valores do mundo clássico, na literatura, nas artes, nas ciências e na filosofia.

b) A valorização da experimentação como um dos caminhos para a investigação dos fenômenos da natureza.

c) A possibilidade de uma estreita relação entre os diferentes campos do conhecimento.

d) O fato de ter ocorrido com exclusividade nas cidades italianas.

e) O uso da linguagem matemática e da experimentação nos estudos dos fenômenos da natureza.

QUESTÃO 2

(Enem)

(…) Depois de longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (…) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente, mas duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos. (COPÉRNICO, N. De Revolutionibus orbium caelestium)

Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas. (VINCI, Leonardo da. Carnets)

O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é

a) a fé como guia das descobertas.

b) o senso crítico para se chegar a Deus.

c) a limitação da ciência pelos princípios bíblicos.

d) a importância da experiência e da observação.

e) o princípio da autoridade e da tradição.

QUESTÃO 3

(UEL) O Renascimento, amplo movimento artístico, literário e científico, expandiu-se da Península Itálica por quase toda a Europa, provocando transformações na sociedade. Sobre o tema, é correto afirmar que:

a) O racionalismo renascentista reforçou o princípio da autoridade da ciência teológica e da tradição medieval.

b) Houve o resgate, pelos intelectuais renascentistas, dos ideais medievais ligados aos dogmas do catolicismo, sobretudo da concepção teocêntrica de mundo.

c) Nesse período, reafirmou-se a ideia de homem cidadão, que terminou por enfraquecer os sentimentos de identidade nacional e cultural, os quais contribuíram para o fim das monarquias absolutas.

d) O humanismo pregou a determinação das ações humanas pelo divino e negou que o homem tivesse a capacidade de agir sobre o mundo, transformando-o de acordo com sua vontade e interesse.

e) Os estudiosos do período buscaram apoio no método experimental e na reflexão racional, valorizando a natureza e o ser humano.

QUESTÃO 4

(UDESC) A história da cultura renascentista nos ilustra com clareza todo o processo de construção cultural do homem moderno e da sociedade contemporânea. Nele se manifestam, já muito dinâmicos e predominantes, os germes do individualismo, do racionalismo e da ambição ilimitada, típicos de comportamentos mais imperativos e representativos do nosso tempo. (SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Atual, 1987.)

Sobre a cultura renascentista, a que se refere Nicolau Sevcenko, assinale V (Verdadeiro) para as afirmações verdadeiras e F (Falso) paras as afirmações falsas.

(   ) O Renascimento marcou a transição da mentalidade medieval para a mentalidade moderna, ao traduzir novas concepções que tinham como referência o humanismo, enquanto base intelectual que procurava definir e afirmar o novo papel do homem no universo.

(   ) Em meio à desorganização administrativa, econômica e social, principais características da cultura renascentista, praticamente apenas a Igreja Católica conseguiu manter-se como instituição, conquistando assim grandes poderes e ampliando sua influência sobre a sociedade.

(   ) Ao formular princípios como o humanismo, o racionalismo e o individualismo, o movimento renascentista estabeleceu as bases intelectuais do mundo moderno.

(   ) A cultura renascentista consagrou a vitória da razão abstrata, instância suprema de toda a cultura moderna, pautada no rigor das matemáticas que passaram a reger os sistemas de controle do tempo, do espaço, do trabalho e do domínio da natureza.

(   ) Em meio a esse processo, transformações socioeconômicas culminaram na substituição de pequenas oficinas de artesãos por fábricas, assim como as ferramentas simples foram trocadas pelas novas máquinas que então haviam surgido.

Assinale a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo.

a) V F V V F

b) V V F V V

c) F F V V F

d) F V F V V

e) V V F F V

QUESTÃO 5

(PUC-MG) O Renascimento, enquanto fenômeno cultural observado na Europa Ocidental no início da Idade Moderna, encontra-se inserido no processo de transição do feudalismo para o capitalismo, expressando o pensamento e a visão de mundos próprios de uma sociedade mercantil e, portanto, mais aberta e dinâmica. Manifestando-se principalmente através das artes e da filosofia, o movimento renascentista tinha como eixo

a) a sabedoria popular e o domínio da maioria, como mecanismo de combate ao poder aristocrático e de oposição aos novos segmentos sociais em ascensão.

b) a oposição a todas as religiões organizadas, pois os princípios religiosos impediam a liberdade de opinião e tornavam o homem alienado. A igualdade jurídica de todos os indivíduos, suprimindo-se os privilégios de classe e equiparando os direitos e obrigações dos cidadãos.

c) a liberdade de trabalho inerente a qualquer pessoa, como instrumento capaz de possibilitar a criação e o crescimento do ser humano, sendo necessário abolir as corporações de ofício.

d) a valorização do homem por sua razão e por suas criações, difundindo a confiança nas potencialidades humanas e superando o misticismo dominante no período medieval.

e) o Racionalismo e o Geocentrismo (convicção de que tudo pode ser explicado pela razão e pela ciência; concepção de que a Terra é o centro do universo).

Gabarito

12345
ddead

Para aprender mais

Espero que esse post ajude você a entender melhor sobre o Renascimento. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS

📚 PALAVRAS HOMÓFONAS: COMO USÁ-LAS EM CONCURSOS PÚBLICOS

📚 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS: DITONGO, TRITONGO E HIATO

📚 CONCORDÂNCIA NOMINAL COM EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

Acompanhe meu trabalho nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga meu perfil no Instagram, inscreva-se no meu canal no Youtube e participe do meu grupo oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta