Palavras homófonas: como usá-las em Concursos Públicos

A língua portuguesa é repleta de palavras parecidas que podem nos confundir na hora de escrever e falar. Quem nunca se pegou pensando: “aqui devo usar concerto ou conserto?”.

Este tipo de dúvida é comum, sendo um assunto que costuma cair muito nos concursos públicos, justamente porque é uma ótima forma de testar o domínio da língua de cada candidato.

Aliás, mais do que questões e pegadinhas, isso é fundamental na hora da redação. Empregar uma palavra incorretamente desconta pontos.

A seguir, vamos conhecer as palavras homófonas que são um dos tipos que podem causar muita confusão.

No final, separei 5 exercícios para você resolver e entender melhor como esse conteúdo é cobrado em concursos. Boa leitura!

O que são palavras homófonas

Palavras homófonas fazem parte do grupo dos homônimos. Elas possuem o mesmo som (fonética), mas grafias (heterografia) e significados diferentes.

Exemplo: serrar (o ato de cortar com uma serra) e cerrar (sinônimo de fechar ou encerrar).

Importante: dentro do grupo dos homônimos também temos:

  • Homógrafos: mesma grafia, mas som e significados diferentes.

Exemplo: forma (com som fechado – utensílio de cozinha) e forma (com som aberto – sinônimo de formato).

  • Homônimos perfeitos: mesma grafia e som, mas sentidos diferentes.

Exemplo: banco (para sentar) e banco (instituição financeira).

Exemplos comuns de palavras homófonas

Questões de concurso público sobre palavras homófonas costumam abordar alguns casos bastantes comuns na nossa língua. Fique ligado nos seguintes termos:

  • A (preposição, utilizada para expressar tempo no futuro) e (do verbo haver, utilizada para expressar tempo no passado);
  • Acento (gráfico) e assento (para sentar);
  • Acender (atear fogo ou ligar a luz) e ascender (elevar-se ou se mover para cima)
  • A fim (com a finalidade de) e afim (adjetivo que indica semelhança);
  • Caçar (perseguir) e cassar (anular ou invalidar);
  • Cauda (rabo) e calda (líquido doce);
  • Cela (da prisão) e sela (do cavalo ou do verbo selar);
  • Cesto/a (para transportar coisas) e sexto/a (relacionado a posição/ranqueamento);
  • Cheque (forma de pagamento) e xeque (do xadrez, ato colocar alguém em ameaça ou ainda sinônimo de sheik);
  • Cinto (acessório para prender as calças ou item de segurança no veículo) e sinto (do verbo sentir);
  • Conserto (sinônimo de reparar) e concerto (apresentação musical);
  • Cozer (cozinhar) e coser (costurar);
  • Empoçado (com poça d’água) e empossado (que tomou posse);
  • Esperto (atento, inteligente) e experto (especialista);
  • Extrato (do banco) e estrato (sinônimo de camada);
  • Houve (do verbo haver) e ouve (de ouvir);
  • Insipiente (sinônimo de ignorante) e incipiente (sinônimo de iniciante);
  • Mal (contrário de bem) e mau (contrário de bom);
  • Nós (primeira pessoa do plural; a gente) e noz (fruto da nogueira);
  • Saudar (cumprimentar) e saldar (complementar pagamento);
  • Seção (parte do todo), sessão (intervalo de tempo), cessão (do verbo ceder);
  • Senso (relaciona a sentir ou a sensatez) e censo (recenseamento pesquisa);
  • Tachado (sinônimo de criticado) e taxado (sinônimo de tributação);
  • Traz (do verbo trazer) e trás (referente à parte posterior);
  • Viagem (substantivo) e viajem (verbo viajar no presente do subjuntivo);
  • Vós (segunda pessoa do plural ou ainda o plural de vó) e voz (som humano).

É muito importante conhecer os casos mais comuns de palavras homófonas para evitar cair em pegadinhas que podem haver na prova e, sobretudo, para não cometer erros bobos na redação.

Usar uma palavra homófona em um contexto errado certamente fará com que você perca pontos que, no final, podem fazer toda a diferença. Por isso, leia bastante e comece a prestar atenção na maneira como você escreve essas palavras. Você as utiliza corretamente?

Exercícios sobre palavras homófonas

Questão 1

(FGV – TJ/AL) “O flagrante de dois assessores trocando figurinhas durante uma sessão foi divulgado pelas redes sociais e a cena se espalhou”.

Sobre os componentes desse segmento do texto 2, é correto afirmar que:

a) em lugar de “flagrante” deveria estar “fragrante”;

b) em lugar de “sessão” deveria estar “seção”;

c) em lugar de “quarta feira” deveria estar “quarta-feira”;

d) em lugar de “foi divulgado” deveria estar “foram divulgados”;

e) em lugar de “assessores” deveria estar “acessores”.

Questão 2

(INAZ do Pará – CFF) Semanticamente é possível perceber nas palavras grifadas na frase “A mãe conta que a conta da filha foi invadida por hackers”, um exemplo de palavras:

a) Sinônimas

b) Antônimas

c) Parônimas

d) Homônimas

e) Polissêmicas

Questão 3

(RBO – CPTM) Analise as proposições abaixo

I -O concerto da locomotiva será rápido. / O conserto musical foi belíssimo.

II- Joana foi empoçada Ministra. / A água está empossada desde manhã na plataforma.

III. Ascendeu à torre de controle rapidamente. / Acendeu a fogueira e começou o churrasco dos funcionários.

Os homônimos estão corretamente empregados em

a) I e II, apenas.

b) II e III, apenas.

c) II, apenas.

d) III, apenas

e) I, II e III.

Questão 4

(Funatec – Câmara de Presidente Dutra) Assinale a alternativa que contém um conjunto de palavras homófonas:

a) Cedo (advérbio) e cedo (forma do verbo ceder).

b) Manga (fruta) e manga (parte da camisa).

c) Esperto e experto.

d) Colher (verbo) e colher (instrumento para comer).

Questão 5

(Funatec – Câmara de Presidente Dutra) Assinale a alternativa em que não há erro gramatical.

a) Eu só pedi para ele ascender a vela.

b) Armando está lá preso em sua sela há anos.

c) A Orquestra Sinfônica promoveu um lindo conserto.

d) Ele começou agora a trabalhar com números: é um incipiente!

Gabarito

12345
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Conclusão

Conhecer as principais palavras homófonas da nossa língua é muito importante para não perder pontos de forma boba na prova. Com um pouco de leitura e prática na escrita, você consegue se familiarizar com elas.

Muitos de nós temos vícios de escrita, adquiridos ao longo da vida, e eles são difíceis de perder. O problema é se esses vícios forem erros. Por isso, sempre que estudar, grife os casos que você está na dúvida e procure a forma correta.

Lembre-se: se duas palavras têm o mesmo som, mas grafias e significados diferentes, elas são homófonas.

Para aprender mais

Assista à aula para saber mais sobre homônimos e parônimos:

HOMÔNIMOS E PARÔNIMOS: CARACTERÍSTICAS – NUNCA MAIS CONFUNDA – Aula 4 – Profa. Pamba – Semântica

Espero que esse post ajude você a conhecer mais sobre palavras homófonas. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

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