Barroco e Maneirismo: Resumo completo e exercícios

Barroco e Maneirismo são importantes movimentos artísticos que abrangeram a pintura, a literatura, entre outras artes. Conhecê-los é importantíssimo para as provas, pois eles permeiam diversas disciplinas, da História à Língua Portuguesa e Literatura.

Sendo assim, preparei um resumo sobre esses dois movimentos e alguns exercícios para praticar. Acompanhe!

Barroco

O Barroco surgiu na Europa no século XVII, logo após o fim do Renascimento. Trata-se de um movimento artístico que se iniciou nas artes plásticas, mas logo exerceu influência sobre a literatura, o teatro e a música.

O conceito do seu surgimento está ligado ao período da chamada Contrarreforma, que foi a reação da Igreja Católica à Reforma Protestante. 

Neste cenário, a pintura foi especialmente influenciada, pois a própria Igreja buscava recuperar a religiosidade das pessoas a partir da opulência das pinturas barrocas e da manutenção dos valores cristãos e da antiguidade clássica – herdados do Renascimento.

Esse contexto é importante para entender as influências na literatura. O Barroco impactou na criação de obras marcadas por essa oposição e esses dilemas. Os autores destacam os prazeres mundanos, ao mesmo tempo que tratavam da salvação divina.

Nesse sentido, uma característica marcante é o antropocentrismo. Esse termo significa o homem como centro do universo, o que se opõe totalmente à visão até então vigente do Teocentrismo, em que Deus é o centro de tudo.

Características do Barroco

O Barroco é marcado pela grandiosidade, dramaticidade e exuberância. Muitos falam até mesmo é exagero.

Na pintura, por exemplo, o uso do contraste entre áreas iluminadas e sombras (chiaroscuro) é marcante. E isso vai estar presente, como vimos, na literatura, sobre a qual destacar alguns traços:

  • Pessimismo;
  • Contraste e oposição de ideias (através da antítese – vida/morte; tristeza/alegria);
  • Intensidade (o “exagero” que comentamos, com uso de figuras de linguagem e hipérboles);
  • Linguagem rebuscada.

Expoentes do Barroco

  • Caravaggio: pintor conhecido pela técnica chiaroscuro (claro-escuro);
  • Bernini: arquiteto e escultor italiano, responsável pela Basílica de São Pedro, no Vaticano;
  • Borromini: arquiteto e escultor italiano;
  • Andrea Pozzo: arquiteto, pintor e decorador italiano;
  • Diego Velázquez: pintor espanhol;
  • Aleijadinho: escultor e arquiteto brasileiro, conhecido pelas obras nas cidades históricas de Minas Gerais.
  • Mestre Ataíde: pintor brasileiro.
  • Bento Teixeira: autor de Prosopopéia, considera a pedra fundamental do Barroco brasileiro.
  • Gregório de Matos: autor.
  • Padre Antônio Vieira: sermões.

Maneirismo

O Maneirismo é um movimento artístico surgido na Itália no século XVI, ou seja, simultâneo ao Barroco e ao Renascimento.

Neste período, a Europa enfrentava diversas mudanças sociais, políticas e econômicas diante do mesmo contexto que explicamos anteriormente.

O Maneirismo influenciou a arquitetura, escultura, pintura e literatura, trazendo sofisticação e buscando se afastar do ideal de valorização da antiguidade clássica do Renascimento.

Na literatura, o movimento descola da unidade clássica – em uma espécie de “Anti-Renascimento” – e traz uma dramaticidade que busca mostrar que a grandeza chegou ao seu fim. Temas como fracasso, dúvida e ironia são marcantes nas obras dos autores maneiristas. 

Características do Maneirismo

O Maneirismo é exagerado e sofisticado. A assimetria e os estudos de perspectiva são marcantes, tanto nas artes plásticas quanto na arquitetura.

As características da literatura no Maneirismo que citamos são usadas, muitas vezes, como um recurso para fuga da realidade. São retratados o deseja por ordem e paz, ao mesmo tempo que os consideram impossíveis de alcançar.

Esse rompimento com o classicismo – e, por consequência, com a estrutura religiosa vigente – afetam até mesmo a literatura religiosa. A própria Bíblia passou por mudanças, quando passou a ser traduzida do latim e foi instituída a escrita em prosa, e não mais em vernáculo.

Expoentes do Maneirismo

  • El Greco: pintor, escultor e arquiteto grego radicado na Espanha.
  • Tintoretto: pintor italiano.
  • Cellini: escultor e escritor italiano;
  • Pontormo: pintor italiano;
  • Miguel de Cervantes: romancista, poeta e dramaturgo espanhol; autor de Dom Quixote;
  • William Shakespeare: poeta e dramaturgo inglês; autor de obras como Romeu e Julieta, Sonho de uma Noite de Verão, Macbeth, entre outros;
  • Torquato Tasso: poeta italiano.

Importante notar que muitos estudiosos consideram que Camões, autor portugues de Os Lusíadas – obra fundamental da língua portuguesa – também teve sua fase maneirista.

Exercícios sobre Barroco e Maneirismo

QUESTÃO 1

Com referência ao Barroco, todas as alternativas são corretas, exceto:

a) O Barroco estabelece contradições entre espírito e carne, alma e corpo, morte e vida.

b) O homem centra suas preocupações em seu próprio ser, tendo em vista seu aprimoramento, com base na cultura greco-romana.

c) O Barroco apresenta, como característica marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado, o teocentrismo medieval; de outro, o antropocentrismo renascentista.

d) A arte barroca é vinculada à Contrarreforma.

e) O barroco caracteriza-se pela sintaxe obscura, uso de hipérbole e de metáforas.

QUESTÃO 2

(Fuvest-SP) O Estado moderno absolutista atingiu seu maior poder de atuação no século XVII. Na arte e na economia suas expressões foram respectivamente:

a) rococó e liberalismo.

b) renascentismo e capitalismo.

c) barroco e mercantilismo.

d) maneirismo e colonialismo.

e) classicismo e economicismo.

QUESTÃO 3

O Barroco como afirmação artística religiosa buscava se opor aos conceitos do Renascimento, principalmente a utilização do antropocentrismo e da racionalidade na produção estética. Sobre o barroco, qual das afirmativas abaixo é incorreta:

a) Há no barroco o surgimento de pinturas e esculturas marcadas por formas retorcidas e tensas.

b) A preocupação do barroco era reforçar o racionalismo e equilibrá-lo com as emoções, e não em criar uma arte mais emotiva e cotidiana.

c) A história e atributos de santos e mártires católicos se viam representados com bastante frequência na pintura, nas esculturas e construções do período, sendo que os elementos eram dispostos de maneira pouco simétrica, assumindo na maioria das vezes uma organização diagonal.

d) A valorização das cores e a contraposição de luzes e sombras tinham grande importância na demonstração dos gestos e estados de espírito do homem.

QUESTÃO 4

 Maneirismo é o nome empregado para designar as manifestações artísticas desde 1520, momento quando se inicia a crise do renascimento, até o início do século XVII. Todo esse período foi marcado por uma série de mudanças na Europa, que envolveram os movimentos religiosos reformistas e a consolidação do absolutismo em diversos países. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre as artes plásticas do século XVI.

01) Michelangelo, apesar da renovação estética que denominamos de Maneirismo, permaneceu fiel aos mais estritos princípios clássicos, e as suas obras ,quando comparadas com obras de outros artistas do mesmo período, são austeras e frias.

02) Os artistas do Maneirismo procuram alcançar o efeito que já apontam para a arte moderna, como o alongamento das figuras humanas e os pontos de vista inusitados.

03) Nesse período, até mesmo Leonardo da Vinci, um pintor cujas obras são equilibradas e harmoniosas, buscou um ideal estético próximo ao bizarro.

04) Uma evidente tendência para a estilização exagerada e um capricho nos detalhes começa a ser sua marca, extrapolando assim as rígidas linhas dos cânones clássicos.

05) Nesse período, a chamada “perspectiva científica” deixou de ser utilizada, uma vez que, para atingir os seus propósitos, os pintores preferiram representar a natureza ao acaso e de maneira intuitiva.

QUESTÃO 5

O maneirismo, como estilo estético pós-clássico surgiu quase no mesmo tempo que o Barroco, como fruto da crise intelectual das primeiras décadas do século XVI expressando o antagonismo entre as tendências espiritualistas e sensualistas da época. Porém, o maneirismo se caracterizou por ser um estilo palaciano por excelência, expressando os valores da aristocracia culta e internacionalizada, enquanto que o Barroco foi, inicialmente, a expressão mais popular e nacionalista.

(texto adaptado de: HAUSER, Amold – História Social da Arte e da Literatura, São Paulo, Martins Fontes, 1988, pp374-376)

A partir das ideias acima expostas pode-se concluir que:

I – Os grandes artistas maneiristas como El Greco, Tintoretto e Brueguel são “afetados” e “amaneirados”

II – O maneirismo foi por muito tempo encarado como um processo de declínio da arte Renascentista por expressar os valores da Burguesia.

III – O maneirismo seguiu um caráter internacional derivado da influência da arte italiana na Europa da época;

VI – O maneirismo expressou nas formas esguias dos corpos a tensão existente entre os elementos espirituais e físicos que caracterizavam o novo espiritualismo da época.

Dos itens acima mencionados estão corretos apenas:

a) I e II

b) I e III

c) I e IV

d) II e III

e) III e IV

Gabarito

12345
bcb2 – 4 – 5c

Para aprender mais

Espero que esse post ajude você a entender melhor sobre Barroco e Maneirismo. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

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