Quem não domina os encontros vocálicos terá dificuldade na hora de estudar a separação silábica e, principalmente, as regras de acentuação gráfica. A seguir, vamos entender o que é um encontro vocálico e conhecer todos eles. Acompanhe!

Encontros vocálicos: o que são encontros vocálicos e como dominar a escrita e leitura

Você lembra o que é um ditongo, um tritongo e um hiato? Embora sejam assuntos que estudamos no começo da nossa vida escolar, eles são cobrados nas provas e são uma base importante para outros conteúdos.

Quem não domina os encontros vocálicos terá dificuldade na hora de estudar a separação silábica e, principalmente, as regras de acentuação gráfica.

A seguir, vamos entender o que é um encontro vocálico e conhecer todos eles. Acompanhe! 

Definição de encontros vocálicos

Encontros vocálicos acontecem quando duas ou mais vogais ou semivogais se agrupam em uma palavra, sem que haja um consoante entre elas. Um exemplo bem claro disso é a palavra Piauí.

Vale lembrar que semivogais acontecem quando duas vogais se encontram em uma mesma sílaba. Neste caso, uma delas será a vogal (com som mais forte) e a outra será a semivogal (que tem som mais fraco). As semivogais são as letras ‘i’ e a letra ‘u’. Exemplo: na palavra ‘lua’, a letra ‘u’ é semivogal, enquanto ‘a’ é vogal.

Importante: palavras em que há duas vogais juntas, mas uma delas não é pronunciada não configuram encontro vocálico. É o caso de muitas palavras formadas por ‘gu’ e ‘qu’. Exemplos: em ‘quebrar’ e ‘guilhotina’, o ‘u’ não é pronunciado.

Tipos de Encontros Vocálicos

Existem três tipos de encontros vocálicos na língua portuguesa. São eles:

Ditongo

O ditongo consiste no encontro de duas vogais em uma mesma sílaba. Temos:

  • Ditongo crescente: quando temos semivogal + vogal. Exemplo: Pá-tria.
  • Ditongo decrescente: quanto temos vogal + semivogal. Exemplos: Ma-dei-ra.

Os ditongos ainda possuem outra classificação:

  • Ditongo oral: quando os sons das vogais são emitidos apenas pela boca. Exemplo: Sé-rio.
  • Ditongo nasal: quando os fonemas são pronunciados em parte pelo nariz. Exemplo: Na-ção.

Tritongos

Tritongo, por sua vez, é o encontro de três vogais em uma mesma sílaba. Neste caso, teremos a combinação semivogal + vogal + semivogal. Assim como os ditongo, os tritongos também podem ser divididos em:

  • Tritongos orais: pronunciados pela boca. Exemplo: Pa-ra-guai.
  • Ditongos nasais: os sons são pronunciados tanto pela boca quanto pelo nariz. Exemplos: Sa-guões.

Importante: quando estudamos encontros vocálicos, tratamos dos fonemas. Da mesma forma que palavras em que uma das vogais não é pronunciada não são consideradas encontros vocálicos, palavras em que outra letra produz um som de vogal pode formar um encontro desse tipo. Exemplo: na palavra ‘enxáguam’, a letra ‘m’ gera um som vocálico da semivogal ‘u’.

Hiatos

Hiato é o encontro vocálico em que duas vogais encontram-se em sílabas separadas. No hiato, não há semivogal, pois ambas possuem som forte. Exemplo: Ra-iz.

Importante: existem palavras que têm tanto hiato quanto um ditongo. Exemplo: I-dei-a.

Para aprender mais

Para fixar o conteúdo de vez, assista à aula:

Espero que esse post ajude você a conhecer mais sobre encontros vocálicos. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS
📚 OS ERROS MAIS COMUNS DE PORTUGUÊS EM CONCURSOS
📚 SEPARAÇÃO SILÁBICA: QUAIS SÃO AS REGRAS?
📚 MORFOLOGIA: ENTENDA O QUE É E PRATIQUE EXERCÍCIOS

Acompanhe meu trabalho nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga meu perfil no Instagram, inscreva-se no meu canal no Youtube e participe do meu grupo oficial no Telegram.

Compartilhar:

2 comentários

  1. Amo suas aulas….tô reaprendendo a escrever….obgd

  2. Amo suas aulas

Deixe uma resposta